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Conteúdo baseado em dados: o que é e como fazer uma incrível




É de suma importância elaborar conteúdos que tenham como base dados e informações específicas de clientes e consumidores, para que eles possam ser atraídos pelos produtos e serviços oferecidos pelas empresas. 

Estes dados fundamentam-se no perfil individual de cada consumidor, que por muitas vezes os deixam registrados quando percorrem um site e não necessariamente é algo específico como e-mail ou telefone de contato, pois os mesmos ficam registrados nos cookies. 

Ou seja, mesmo que não exista um real interesse em comprar algo específico como uma persiana romana para quarto, só o fato de estar presente em uma loja virtual, para uma simples pesquisa, é possível identificar algum registro deste visitante. 

Não é à toa que inúmeras propagandas e publicidades circulam através dos celulares pessoais, oferecendo produtos que não serão comprados, mas elas aparecem porque em algum momento ocorreu uma pesquisa a respeito. 

Quando o consumidor toma a decisão de adquirir algo, é essencial acompanhar a jornada do cliente, para que ele se sinta amparado e seguro, efetivando a compra, e, assim, as empresas ganham muito. 

Porém, os conteúdos publicados nas redes sociais sobre um centro de reabilitação alcoólica Mongaguá, por exemplo, precisam reunir o maior número de dados do público-alvo específico para que o local possa oferecer este tipo de serviço. 

Conteúdo baseado em dados é uma maneira de atrair mais leads em potencial, solidificar a base de contatos interna da empresa e ainda fazer com que as compras sejam efetuadas como mais assiduidade, incidindo positivamente sobre a entrada financeira. 

Conceito de conteúdo baseado em dados

Trata-se de uma estratégia utilizada no Marketing de conteúdo, com base na análise cadastral do cliente, para que possam ser produzidos conteúdos mais perfilados e adequados para os consumidores. 

Ou seja: o big data verifica quais os tipos de interações ocorridas entre consumidores no aluguel de impressoras em Cotia e por meio delas e das pesquisas realizadas, o conteúdo é criado, definindo, assim, o tipo exato de segmentação. 

Estudar a concorrência é necessário, para que os profissionais da área de marketing consigam especificar cada conteúdo produzido, tornando-os personalizados para os clientes ideais – chamados de buyers personas.  

O marketing de conteúdo tem sido muito utilizado nos últimos tempos pela maioria das empresas comercializadoras de jaleco personalizado feminino, por exemplo, auxiliando a equipe no envio de e-mails específicos de produtos e serviços. 

Estes e-mails levam em consideração informações específicas deixadas pelos clientes e consumidores que navegam pela web e que auxiliam na captação de um maior número de interessados em produtos ou serviços oferecidos pela organização. 

Ao se interessarem pelas compras e irem em busca de maiores informações, inicia-se aí a jornada do consumidor, que se dá por satisfeita quando todas as dúvidas sobre hidrojateamento para pintura são discernidas e a venda do serviço seja efetivada. 

Conclui-se, então, que para que essa jornada proporcione a melhor experiência possível ao consumidor ela se baseia em pilares bem específicos, que precisam de observação contínua para que o processo ocorra sem dificuldades. 

Bases da jornada do cliente

Primeiramente, é de suma importância compreender que a jornada do cliente é o caminho pelo qual ele percorre, desde o primeiro contato com a empresa (e também com uma marca) até que a compra se torne efetiva. 

Este percurso pode levar mais ou menos tempo e é dividido em quatro etapas (pilares) distintas: 

  • Aprendizado e descoberta; 

  • Reconhecimento do problema; 

  • Solução a ser considerada; 

  • Decisão pela compra.  

Em cada etapa é usada uma abordagem diferente, para que ela possa levar o prospect até a próxima fase, até o momento em que chega a principal parte deste processo e a mais esperada: as vendas. 

O maior desafio nestas abordagens é gerar valor do produto ou serviço de portaria virtual de prédios aos olhos do consumidor, para que ele perceba que está solução é a melhor e o influencie na decisão de compra.  

As abordagens são diferenciadas, porque os clientes são diferentes entre si e cada um percebe de uma maneira o quanto será ou não necessário adquirir um produto ou serviço e se realmente os mesmos farão diferença quando adquiridos.  

Aprendizagem e descoberta 

Nesta etapa o cliente não reconhece se precisa ou não comprar algo e, na maioria das vezes nem sequer conhece a empresa fornecedora, tampouco o que ela tem para oferecer. Ele tem apenas dúvidas e curiosidades.  

Abordagem: tratando-se de um primeiro contato, a abordagem deve ser menos invasiva e comercial, de forma “suave”, sem a pretensão de vender. Este momento serve apenas para solucionar as dúvidas e as curiosidades sobre uniforme profissional hospitalar.  

Nesta etapa é importante dar pistas para que o próprio cliente possa descobrir a real necessidade de adquirir um produto ou serviço.  

Para que a empresa não afaste o consumidor deve-se evitar falar muito sobre a empresa, porque aqui o foco é educar o consumidor e não realizar a venda, efetivamente.  

Reconhecimento do problema 

 

Segunda etapa da jornada do cliente: o consumidor consegue reconhecer que tem um problema específico e que ele precisa ser resolvido (aqui, o conteúdo auxilia de maneira velada). 

A conduta do potencial cliente é ir em busca desta solução, mas identifica que não pode fazer isso por si só (na prática, ele sabe que vai precisar de um produto ou serviço) para direcioná-lo à compra de um tela de proteção para quadra esportiva, por exemplo.  

Abordagem: mostrar ao cliente que a empresa possui o que ele necessita, para solucionar dúvidas e dificuldades e neste momento as estratégias de marketing de conteúdo são muito utilizadas, para que seja oferecido o melhor conteúdo.  

A abordagem não deve focar, ainda, na venda, mas para que o cliente conheça a solução que a empresa está oferecendo e desta forma ela consegue construir a autoridade no mercado e segmento em que atua.  

 

Realização da consideração da solução

Terceira etapa: o consumidor passa a valorizar a ideia de que precisa realmente comprar o produto ou serviço para resolver o problema identificado na etapa anterior, avaliando todas as soluções apresentadas pela empresa.    

Abordagem: deste ponto em diante a empresa pode ser mais incisiva com relação a venda do produto ou serviço, mostrando ao consumidor que ele vai obter a solução ideal, pela qual está procurando.  

É o momento de criar o senso de urgência para solucionar rapidamente o problema do consumidor, apontando-lhe que pode ser uma última oportunidade para comprar um produto ou serviço.  

Decisão de compra 

Última etapa da jornada: o cliente compara soluções de produtos e serviços de outras empresas, para que decida qual é a melhor e, se a empresa escolhida, realmente pode solucionar o problema identificado. Maior probabilidade de fechar a compra.  

Abordagem: mostrar casos de sucessos em vendas, para assegurar que a solução oferecida é a melhor dentre todas as outras empresas. Deixar o cliente à vontade para decidir faz com que o mesmo decida concluir o processo de compra definitivamente. 

Criando conteúdos incríveis 

Como abordado anteriormente, os conteúdos auxiliam enormemente e influenciam na decisão de compras de produtos e serviços. Para que isto ocorra a empresa precisa ter um bom planejamento de pautas e pesquisar as novidades que o mercado oferece. 

Abaixo, seguem algumas dicas para criar conteúdos incríveis nas estratégias de marketing de conteúdo, para atrair e reter mais clientes durante a jornada e fazê-los efetivarem definitivamente a compra: 

  • Definir o público-alvo; 

  • Determinar os KPIs (chaves indicadoras da performance da empresa); 

  • Entender os objetivos do público-alvo (a audiência); 

  • Responder rapidamente os questionamentos do cliente; 

  • Pesquisar palavras-chaves condizentes com o negócio; 

  • Mostrar conteúdos relevantes para os clientes; 

  • Usar ferramentas para pesquisar as palavras-chaves; 

  • Colher feedbacks dos clientes apontados nas redes sociais. 

Utilizar-se da estratégia do Marketing de conteúdo é muito comum entre as empresas e ela tem um papel importante nas etapas da jornada de compra do cliente e traz variadas vantagens para a empresa, tais como algumas apontadas abaixo:  

  • Aumentar a lista de leads em potencial; 

  • Converter maior número de clientes; 

  • Alavancar a taxa de fidelização; 

  • Chamar a atenção nos mecanismos de busca; 

  • Tornar a marca mais conhecida; 

  • Angariar dados para contato;

  • Melhorar o relacionamento com o público; 

  • Aumentar as vendas; 

  • Construir autoridade frente a concorrência e no mercado; 

  • Vender mais para clientes já conhecidos. 

Diante de tudo o que foi exposto, é perceptível que a produção de conteúdo é uma ferramenta auxiliadora durante a jornada do cliente, proporcionando-lhe uma experiência muito mais agradável, o que colabora com a concretização efetiva de uma compra. 

Considerações finais 

Os dados nos quais o conteúdo é produzido não são apenas coletados quando os clientes os deixam de livre e espontânea vontade, quando querem receber algum tipo de contato no futuro. 

Eles também são identificados quando os consumidores navegam pelos sites, na internet, apenas por simples curiosidade e não com a intenção de realmente comprar algum produto ou serviço.

De qualquer forma, é sempre vantajoso para a empresa investir na produção dos melhores conteúdos, não apenas para atrair um número maior de clientes, mas, também para manter um melhor posicionamento no ranking de pesquisas e sair a frente da concorrência.  

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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