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Como criar uma marca forte e impactante



 Marca é aquilo que identifica e distingue produtos e serviços e certifica sua conformidade, por meio de normas e técnicas. Ter uma marca registrada garante ao proprietário o direito exclusivo de uso em território nacional e em seu segmento.

A maneira como o consumidor percebe a marca pode agregar valor aos produtos e serviços oferecidos por ela. Só que além de criar uma marca, a empresa também precisa registrá-la.

Isso é feito por meio do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) E traz uso exclusivo e absoluto em relação aos produtos fornecidos, bem como serviços ou atividades exercidas.

O objetivo do registro é criar uma identidade protegida por lei, que impede terceiros de comercializarem produtos semelhantes ou idênticos que possam confundir o público.

Mas ao mesmo tempo que uma marca é única, existem concorrentes e dentro de um mercado saturado como o que existe hoje, é muito difícil se destacar. Diante disso, as organizações precisam criar marcas fortes e impactantes.

O empreendedor precisa definir seu público-alvo, saber destacar e diferenciar sua marca no mercado, desenvolver uma estratégia de lançamento de marca e se preocupar com responsabilidade social, e o artigo vai falar sobre esses aspectos.

Como definir o público-alvo da marca

Para criar uma marca, primeiro é necessário identificar seu público-alvo. Para isso, o negócio precisa trabalhar as seguintes práticas:

  • Analisar o nicho de mercado;

  • Entender a proposta de valor;

  • Fazer pesquisas com os clientes;

  • Segmentar o público-alvo.

A primeira coisa é compreender o nicho de atuação, pesquisando particularidades sobre o mercado e dados do cenário atual. A organização pode fazer isso por meio de relatórios de institutos de pesquisa renomados.

Mas uma empresa limpeza terceirizada também pode fazer isso usando o Google Trends que ajuda a identificar tendências do mercado e o perfil das pessoas que pesquisam sobre ele.

Outra coisa muito importante é identificar os concorrentes e analisar as estratégias usadas, uma vez que a comunicação e o posicionamento deles podem trazer ideias sobre o público-alvo.

Depois de compreender a realidade do nicho de mercado, chegou o momento de olhar para o negócio para compreender as características de seus produtos, os diferenciais da marca e a proposta de valor oferecida.

É uma análise que ajuda a identificar as possibilidades de uso dos produtos e o tipo de problema que eles solucionam. É assim que a marca vai saber quem pode se interessar por suas soluções.

Outros aspectos que precisam ser considerados são o preço e o custo-benefício para que se possa encontrar pessoas com poder de compra.

Para definir seu público-alvo, um atacado de salon line creme de pentear 1kg deve se basear em informações reais, e uma boa fonte são os próprios clientes. O negócio deve conhecer a fundo quem já comprou com ele e manter uma conversa constante.

Isso pode ser feito por meio de pesquisas online com perguntas específicas com tudo aquilo que o negócio deseja saber sobre as pessoas.

Outras informações relevantes estão relacionadas ao perfil demográfico das pessoas, suas necessidades, gostos, preferências e pelo que elas se interessam.

Tendo esses dados em mãos, é o momento de traçar o público-alvo e compreender seus interesses e valores. Se o negócio foi voltado para diferentes perfis, precisa segmentar ainda mais o público e dividi-la em grupos específicos.

Como destacar e diferenciar a marca?

Para destacar e diferenciar a marca, além de conhecer seu público-alvo, o negócio também precisa investir em outras práticas importantes.

Um dos passos mais importantes é ter identidade própria, capaz de transmitir os valores e o propósito da organização. O mais importante é construir a identidade de marca que vai fazer com que as pessoas se relacionem com a empresa.

É necessário direcionar esforços para estar presente em momentos importantes para os clientes, e uma das formas de fazer isso é pensar nos atributos que a companhia oferece e que podem mudar a realidade das pessoas.

Mas uma empresa de box temperado de vidro precisa vender seus diferenciais para as pessoas certas, pois eles não serão um grande diferencial para qualquer um.

O ideal é voltar os esforços para um nicho de pessoas e aprender como se comunicar com elas. Além do mais, o negócio só pode prometer aquilo que realmente vai cumprir, independentemente do que isso pareça.

Assim como os consumidores, as empresas também passam por uma jornada, e podem usar sua trajetória para se diferenciar.

Às vezes, a melhor forma de se destacar é contar o caminho e os obstáculos enfrentados para que o negócio pudesse ter as habilidades e os conhecimentos que tem atualmente.

É muito importante levantar pontos relacionados à expertise ou expectativa que a organização possui e avaliar se isso traz os pontos de vista e formas de atuar que se destacam dos concorrentes.

Por falar nisso, também é muito importante monitorá-los, visto que são as brechas de mercado que ajudam a inovar e a conquistar vantagem competitiva.

Como fazer lançamento de marca?

Uma empresa especializada em abertura de porta que acabou de se lançar no mercado precisa trabalhar no lançamento de sua marca. Isso é feito por meio das seguintes etapas:

Trabalhar a antecipação

A antecipação é muito valiosa porque faz com que as pessoas queiram aguardar algo grandioso e que desperte sua curiosidade.

Uma marca de smartphone consegue fazer isso muito bem porque cria verdadeiros eventos anuais com datas pré-definidas para gerar expectativa.

Mesmo que o novo modelo de celular seja exatamente igual ao anterior, os clientes estão tão empolgados que compram sem pensar 2 vezes.

Mas não para por aí, a empresa também investe em storytelling para lançar seu produto, mas sem entregar tudo de uma vez.

Investir em storytelling

As histórias são capazes de envolver as pessoas, geram conexão emocional com elas e potencializam a etapa da antecipação.

Uma empresa de portaria controlador de acesso pode fazer isso porque as pessoas ficam imaginando qual história será contada, quais são os destaques que ela oferece, entre outros questionamentos.

Só que tudo precisa estar muito bem interligado para que as informações trazidas não sejam colocadas fora de contexto.

Trabalhar a repetição

Muitas vezes, o que será comunicado para o mercado pode ser meio óbvio para o gestor e seus colaboradores, mas para os consumidores é tudo uma novidade.

Isso gera a atmosfera perfeita para estabelecer uma conexão e fazer com que o mercado se lembre da empresa. Falar apenas uma vez não é o suficiente, pois é necessário repetir os conceitos para as pessoas não se esquecerem.

Uma escola de curso de teatro para crianças pode repetir quantas vezes forem necessárias, pois isso vai ajudar a marca a se destacar no mercado e divulgar melhor seus serviços.

Gerar envolvimento

Por fim, a companhia também precisa trabalhar o envolvimento até que a marca seja lançada, e isso pode ser feito por meio de perguntas, palestras, listas de espera, transmissões ao vivo, e-mail, entre outras possibilidades.

O envolvimento consegue gerar insights e melhorar a jornada, além de fazer com que as pessoas se envolvam com a história contada pela marca.

Por que se preocupar com responsabilidade social?

Mesmo investindo corretamente em uma estratégia de lançamento de marca, ela só será reconhecida se tiver responsabilidade social. No início, muitas organizações exploraram o assunto apenas como publicidade, só que isso não durou muito.

Os consumidores começaram a perceber que muitas ações não passavam de uma mentira e que elas não faziam parte da rotina da organização.

Antes de contratar os serviços de centro para dependentes químicos masculina, a família quer um local que tenha responsabilidade social porque isso transmite confiança.

Também existe o fato de que muitos projetos sociais criados e apoiados por empresas geram impactos maiores do que a gratidão. Quando a corporação realmente se preocupa com temáticas das áreas sociais e ambientais, começa a ser reconhecida.

Isso ajuda a estabelecer uma comunicação muito mais forte com os clientes porque eles se identificam com os valores.

Um hospital que utiliza ambulância remoção de pacientes elétrica mostra que está preocupada em reduzir os índices de poluição e isso Conquista a confiança e a admiração da comunidade.

Ao longo do tempo, essas práticas vão fortalecer a marca e influenciar a decisão de compra dos consumidores.

Considerações finais

Ter uma marca valiosa é o objetivo de qualquer negócio, pois isso influencia a decisão de compra e traz reconhecimento. Consequentemente, a empresa consegue aumentar seus lucros.

Mas dentro de um mercado cada vez mais competitivo, não é fácil alcançar esse propósito, no entanto, seguindo as dicas mostradas ao longo deste conteúdo, é possível trabalhar a marca da melhor forma.

Os resultados não aparecem da noite para o dia, mas com paciência e dedicação, a companhia chega onde deseja e consegue atrair cada vez mais pessoas para sua marca.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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