Marketing de voz: como usar a tecnologia de assistentes virtuais para melhorar a interação com os clientes
Marketing de voz é uma das maiores tendências da atualidade porque as pesquisas por voz são cada vez mais comuns e estão presentes no cotidiano dos usuários. Também existem vários dispositivos que funcionam por meio de comando de voz.
Eles não dependem apenas de palavras e comandos específicos porque conseguem reconhecer termos e utilizam essas palavras para fazer pesquisas. Atualmente, o Google inclui essa ferramenta em suas plataformas e até na forma de atendimento.
Por conta da popularização desse tipo de pesquisa, o marketing de voz passou a ser uma estratégia de captação de clientes indispensável para qualquer negócio, visto que se baseia no uso dos dispositivos móveis atuais.
Ao identificar que o público-alvo utiliza essa tecnologia regularmente, a empresa deve trabalhar a estratégia para divulgar sua marca e atrair os consumidores nos canais digitais, principalmente em buscadores como o Google.
Os assistentes virtuais também fazem parte do cotidiano de muitas pessoas, e isso expõe ainda mais a necessidade de saber trabalhar o marketing de voz.
Para esclarecer o assunto, este artigo vai explicar o que é assistente virtual no marketing digital, o conceito de assistente virtual, como conseguir clientes com eles, as vantagens de ter um assistente virtual e as funções desse recurso.
Assistente virtual e o marketing digital
O assistente virtual é um recurso que serve para muitas coisas, como colaborar com a equipe em relação ao tempo, além de ajudar os colaboradores a entenderem o funcionamento de algumas plataformas.
Também é uma forma de mostrar que a organização investe em tecnologia, as pessoas podem usar o recurso para saber o telefone de banho e tosa com UberPET ou qualquer outra informação que desejam.
No atendimento, o assistente virtual traz um conceito mais humano e ajuda a estabelecer uma comunicação real entre a empresa e os clientes. Mesmo sabendo que se trata de um robô, os consumidores se sentem seguros e confiáveis.
Para o marketing, isso é muito positivo porque mostra para os visitantes do site que eles podem comprar tranquilamente.
Mas para implementar esse recurso nas estratégias de marketing digital, é indispensável analisar alguns pontos como:
Tamanho do site;
Quantidade de clientes;
Facilidade de uso;
Número de funcionários.
O negócio também precisa levar em conta a necessidade de criar um roteiro de atendimento, o funcionamento do trabalho em equipe, entre outros aspectos que vão ajudar a integrar o assistente virtual às estratégias de marketing.
Assistentes virtuais: definição
Os assistentes virtuais nada mais são do que programas com o objetivo de integrar e comandar outros aparelhos, por meio do Wi-Fi, para que assim possam realizar várias funções por comando de voz e texto.
Sua função é atuar como assistente para o usuário e realizar tarefas por ele. Por exemplo, no caso de uma residência com automação, o morador chega em casa e pede para que o assistente acenda as luzes.
Até mesmo as empresas, como uma especializada em recuperação de piso de alta resistência, podem usar os assistentes virtuais porque eles realizam muitas outras ações, como realizar chamadas de voz ou vídeo.
Também são ótimos para criar alarmes, temporizadores e cronômetros, responder sobre localização e clima, ouvir notícias do dia, acessar plataformas de streaming, fazer pesquisas na internet e controlar aparelhos inteligentes.
Um dos assistentes virtuais mais conhecidos é o Google Assistente, compatível com diversos sistemas operacionais, e para ativá-lo, o usuário só precisa dizer o comando “ok Google”.
A Alexa é o assistente criado pela Amazon e pode receber instruções por comando de voz, sendo compatível com vários sistemas operacionais, inclusive Android e iOS.
A Samsung também possui um assistente virtual conhecido como Bixby, desenvolvido para os produtos Galaxy, como smartphones, fones de ouvido, smartwatch e tablets.
Como conseguir clientes
Para conseguir clientes na área de assistente virtual, uma confecção de camisas pode investir em algumas estratégias. São elas:
Entender as necessidades do cliente
O consumidor moderno está em busca de marcas nas quais possa confiar, e é a partir do relacionamento e da capacidade em ouvi-lo que a organização consegue conquistar sua confiança.
É interessante participar de eventos presenciais e abordar as pessoas ativamente. A marca precisa saber conversar, mas sem ser invasiva. Basicamente, ela precisa estar aberta para um diálogo e ouvir o que as pessoas querem dizer.
Elaborar um discurso
A oferta e o portfólio da marca precisam chamar a atenção das pessoas, e depois de elaborá-los, é necessário fazer pesquisas sobre os potenciais clientes, para reunir nomes, telefones e perfis do Instagram.
O discurso de vendas deve ser persuasivo para entrar em contato e apresentar os produtos e serviços. Lembrando que é essencial falar sobre as vantagens e mostrar claramente os benefícios.
Usar a barra de buscas
Uma clínica popular de oftalmologia pode usar a barra de buscas do Instagram para procurar ativamente clientes.
Se a empresa encontrar potenciais clientes dessa forma, deve fazer uma breve análise dos perfis e mostrar o que tem a oferecer para conquistar a confiança dos usuários.
Também é essencial investir em uma apresentação atrativa e oferecer sugestões de melhorias logo no início.
Pontos positivos desse recurso
Ter um assistente virtual para o negócio é uma forma de oferecer atendimento humanizado e se distanciar de conversas robotizadas, o que facilita a vida dos profissionais e dos clientes.
A equipe pode continuar trabalhando, sem ter que lidar com o excesso de demandas, enquanto isso, a marca consegue humanizar o atendimento e atender todas as solicitações dos clientes com qualidade.
É uma forma de aliviar a quantidade de ligações que o negócio recebe e atender melhor os clientes por canais digitais, como o site institucional.
Um fabricante de telha multiclick pode contar com atendimento profissional que vai melhorar a abordagem e até conseguir mais atenção por parte dos consumidores.
Muitas empresas que começaram a trabalhar com assistente virtual perceberam os retornos positivos por parte dos clientes. Tudo por meio de um trabalho profissional que compreende as características do público e os orienta da melhor forma.
Suas funções e funcionalidades
O assistente virtual é um representante das empresas dentro do site institucional e precisa ser configurado para auxiliar os consumidores em sua jornada de compra.
Por meio dessa tecnologia, a companhia consegue descobrir as necessidades dos clientes e desenvolver estratégias que oferecem as melhores soluções, desde a pré-venda até as ações de fidelização.
Tudo isso vai passar pelo atendimento para que o consumidor possa resolver algum problema, esclarecer uma dúvida ou qualquer outra situação que aconteça antes ou depois da compra.
Em um hospital veterinário cães e gatos 24h, o assistente virtual vai desenvolver diversas funções, como inserção de dados, organização de agenda, organização de arquivos digitais e gestão de correio eletrônico.
Também pode fazer processamento de texto, reservas online, criação de relatório e atendimento ao cliente. Seu funcionamento acontece por meio de vários métodos, como no caso de algoritmos, integrações e técnicas que trazem um software inteligente.
As ferramentas são compostas por um sistema que aprende por meio das interações com o consumidor, melhorando o repertório, e quanto mais clientes interagirem, mais capacitada será a plataforma.
Para as organizações, o recurso é muito benéfico porque desempenha um papel ativo na liderança ou estratégia de crescimento da corporação, e ainda prepara a empresa diariamente por meio de relatórios administrativos sobre o departamento.
Para as organizações, é muito importante contar com algo que possa trabalhar ativamente as estratégias de crescimento, mas sem abrir mão de tarefas administrativas repetitivas quando feitas manualmente.
O assistente virtual usado por um fabricante de lâmina de madeira natural consegue resolver esse impasse, pois assume boa parte das tarefas e ainda economiza os recursos da cooperação.
Inclusive, este é outro benefício, tanto é que também se mostra como um dos principais motivos para investir na tecnologia.
Trata-se de uma ferramenta que atende e resolve as demandas dos clientes e as centrais de atendimento passam a receber menos ligações, o que elimina a necessidade de uma equipe de profissionais maior.
Além do mais, uma confeitaria especializada em bolo confeitado simples vai continuar oferecendo atendimento personalizado porque o assistente virtual se molda conforme as interações que tem com o cliente.
Ele fica disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana e pode ser consultado sempre que o consumidor precisar, usando para isso diferentes dispositivos, como celular, tablet e computador.
Considerações finais
O marketing de voz é uma das maiores tendências atuais do marketing e deve estar presente no planejamento também por conta da popularização dos assistentes virtuais.
Contar com esses recursos para o negócio e oferecê-los aos consumidores ajuda a melhorar os processos internos e a comunicação com os clientes.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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