Marketing para aplicativos: como promover aplicativos móveis
Marketing para aplicativos, como o próprio nome sugere, é um conjunto de estratégias desenvolvidas para divulgar aplicativos móveis. Com isso, o desenvolvedor consegue atrair usuários.
Os aplicativos fazem parte do dia a dia das pessoas e ajudam em diferentes tarefas, desde seguir uma dieta até pagar as contas. São muitas possibilidades e já existe bastante concorrência entre esses recursos.
Isso porque existem vários aplicativos que são voltados para as mesmas finalidades, e os desenvolvedores precisam trabalhar estratégias de marketing que vão levar seus recursos ao conhecimento dos possíveis usuários.
Existem diversas maneiras de fazer marketing de aplicativo e compreendê-las é a melhor forma de escolher aquelas que trazem métodos que podem ser combinados com as necessidades da organização.
No entanto, marketing para aplicativo pode ser uma novidade para muitas pessoas em empresas, mas é necessário desmistificar esse assunto, porque, se a organização quiser e seus clientes utilizem o recurso, então precisará divulgá-lo.
O marketing possui as estratégias ideais para isso e este artigo traz uma série de explicações para colocá-lo em prática.
Ele vai mostrar como fazer marketing de aplicativo, como atrair clientes para o recurso, mostrar alguns tipos de aplicativos móveis, como fazer marketing digital para iniciantes e como atrair clientes rapidamente.
Marketing de apps: como fazê-lo?
Uma empresa pode criar um aplicativo para facilitar o cotidiano de seus clientes, e por meio dele as pessoas podem realizar várias tarefas e atender necessidades como:
Comprar;
Pagar;
Receber promoções;
Solicitar atendimento.
O intuito é trazer mais facilidades e criar uma aproximação maior com a clientela, mas para isso, as pessoas precisam ficar sabendo da existência do aplicativo. Uma clínica de ultrassonografia para cachorro pode usar as seguintes estratégias de divulgação:
Criar uma página inicial
Criar uma página inicial é fundamental para que os usuários saibam sobre o aplicativo. Este é um método de otimização de sites muito eficiente, pois ao criar uma página inicial no aplicativo, a empresa oferece visualização do que ele oferece.
A página deve conter links para o aplicativo e uma chamada para ação, e a categoria do recurso vai determinar outras necessidades. Essa página também precisa exibir avaliações de usuários e capturas de tela das experiências de outras pessoas.
Fazer marketing nas redes sociais
As redes sociais são ótimas para criar comunidades e obter a opinião dos usuários que não contatariam a empresa pelo aplicativo ou site.
O conteúdo dessas plataformas pode ser formado por artigos do blog, materiais gerados pelos usuários, discussões e competições, dependendo da categoria do aplicativo.
Outra possibilidade é integrar as redes sociais ao recurso para que as pessoas possam compartilhar os conteúdos rapidamente.
Campanhas pagas
Assim como é possível criar anúncios sobre troféus acrílico, também é possível trabalhar esse tipo de campanha para os aplicativos. Mas primeiro a empresa precisa saber os usuários que quer atrair e as ações que devem completar.
Depois de analisar o sucesso das campanhas e ajustar os investimentos para obter os melhores resultados, é o momento de obter informações e identificar tendências sobre o comportamento dos consumidores.
Clientes: atraindo-os ao negócio
Muitas empresas não sabem como atrair clientes para seu aplicativo, mas também existem estratégias que ajudam nesse sentido.
Uma ideia é anunciar o recurso em sites e blogs influentes porque eles ajudam a conseguir uma boa quantidade de clientes. A marca deve investir nos 10 principais blogs e site da região para contatá-los.
Também é interessante fazer parcerias com influenciadores no YouTube e outras redes sociais para que eles possam mostrar, na prática, como o app funciona.
A publicidade não convencional também é uma boa opção porque faz as pessoas e os veículos de imprensa comentarem sobre o negócio. Uma forma de fazer isso é criar um concurso para o produto, oferecendo dinheiro para usar o aplicativo.
Uma clínica de fisioterapia para idosos a domicílio também pode investir em anúncios offline para atingir público em massa, como no caso das propagandas na TV, rádio, jornais e revistas, classificados e painéis.
Mas para que esse tipo de ação seja realmente eficiente, é necessário encontrar veículos que geram impactos no consumidor mas que ofereçam um bom preço pelo serviço.
Tipos de aplicativos móveis
Existem diferentes aplicativos móveis que podem ser baixados gratuitamente, desde que o dispositivo tenha uma conexão com a internet. Entre as opções estão:
Google Play;
Apple Store;
Windows Phone;
BlackBerry World;
Amazon Appstore.
Antigamente, o Google Play era conhecido como Android Market, e hoje é a plataforma de download de software e aplicativos compatível com o sistema operacional Android.
Apple Store é a plataforma de aplicativos para dispositivos móveis da Apple, que também pode ser usada por computadores Mac OS X, IPhone e iPad.
O sistema operacional Windows também tem sua própria plataforma de aplicativos, assim como a fabricante de smartphones BlackBerry e a Amazon.
Marketing digital para iniciantes
Se uma clínica de cirurgia veterinária básica estiver começando a investir em marketing digital agora, poderá seguir algumas estratégias que vão ajudar a elaborar um bom planejamento de marketing.
Uma boa dica é acompanhar blogs do interesse da marca para saber como especialistas do setor estão trabalhando. É interessante escolher os assuntos de maior interesse e descobrir as melhores plataformas sobre eles.
Depois é necessário criar uma rotina de acompanhamento para avaliar aquilo que chama mais a atenção, tanto de maneira positiva quanto de maneira negativa.
Alguns dos pontos mais importantes que devem ser observados são a linguagem, envio de e-mails, dados e atualizações.
Existem muitos blogs sobre marketing digital que oferecem conteúdos que ajudam a se aprofundar sobre determinada estratégia, antes de colocá-la em prática.
Uma empresa de telefonia jive você pode encontrar vídeos, guias, e-books, checklists, entre outros elementos que vão trazer mais conhecimento.
Também é interessante participar de webinars e eventos porque eles oferecem conteúdos muito ricos e podem até incluir cursos fundamentais sobre marketing digital, com conceitos que precisam ser dominados.
Tudo é feito com linguagem acessível e é ideal para pessoas que não gostam de ler por muitas horas.
Também existem referências nas redes sociais que podem ser seguidas, sendo profissionais que compartilham conteúdos, trazem reflexões e abrem espaço para perguntas.
Como atrair clientes rapidamente
Negócios que precisam atrair clientes rapidamente devem trabalhar algumas estratégias específicas, como:
Usar as redes sociais
As pessoas passam cada vez mais tempo acessando as redes sociais, então as marcas precisam estar nessas plataformas também. Mas não se deve criar perfis em qualquer canal.
Primeiro, é necessário identificar aqueles que são mais usados pelos clientes e criar conteúdos de qualidade que serão compartilhados por lá.
Um vídeo sobre dicas de lavagem de uniforme de futebol criado por uma marca de sabão em pó, além de ter valor comercial, ajuda as pessoas a resolverem um problema e cria relações verdadeiras com elas.
Fazer promoções
As promoções ajudam a atrair clientes e trazem um destaque especial para a marca. Mas para saber como atrair clientes usando as promoções, primeiro é fundamental ter certeza de que ela consegue gerar impactos positivos.
Depois de definir esse aspecto, a organização pode divulgar a oferta, e quanto mais pessoas atingir, mais clientes poderá atrair.
Fazer promoções para a primeira compra também é uma ótima opção e incentiva o cliente a conhecer um pouco mais sobre os produtos e serviços oferecidos.
Fazer parcerias
Uma clínica de fisioterapia para idosos acamados pode fazer parceria com organizações que oferecem algo complementar, como uma casa de repouso.
Encontrar parceiros que apoiam a marca é uma forma de conquistar mais credibilidade, principalmente se essas organizações já têm mais estabilidade no mercado.
Sem falar no fato de que a corporação terá acesso a uma base de leads adicionais, o que aumenta ainda mais as oportunidades.
Construir uma base de leads
Os leads são pessoas que, em algum momento, demonstraram interesse pelos conteúdos, produtos e serviços, que responderam pesquisas e tiveram algum tipo de interação.
Para um fornecedor de toldo fachada de loja, eles representam clientes em potencial e criar conteúdos exclusivos, como um fluxo de e-mail, traz muito mais resultados do que entrar em contato com pessoas aleatoriamente.
Participar de eventos
Por fim, é interessante que o negócio participe de eventos relacionados aos seus produtos e serviços para encontrar seu público alvo presencialmente.
Aliás, mesmo que a empresa faça contato com pessoas que não possuem o perfil de cliente ideal, futuramente podem se interessar pelos produtos e serviços, então, os eventos são uma alternativa que sempre vale a pena.
Considerações finais
Desenvolver um aplicativo é fundamental nos dias de hoje, porque o consumidor moderno enxerga esse recurso como uma maneira de facilitar seu dia a dia e atender rapidamente suas necessidades.
Depois de desenvolvê-lo, a empresa precisa investir em estratégias de divulgação para que o aplicativo chegue ao conhecimento do público-alvo e traga os objetivos esperados.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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