A força da marca como estratégia na abertura de novas categorias de atuação
* Por Daniela Sartorato
Uma marca consolidada, aliada a
tecnologia de ponta, bom relacionamento estabelecido com os clientes e
estratégias precisas formam a base para a expansão dos mercados de atuação.
Quando os produtos oferecidos já são reconhecidos pela alta qualidade e
confiança, e se diferenciam por meio de certificações, formulações inovadoras
alinhadas a ações de sustentabilidade realizadas pela empresa, ampliam-se as
possibilidades de alcançar um bom desempenho em categorias com mais rapidez.
Um plano de ação bem definido conta com
o investimento e execução dos novos produtos nos canais de vendas direcionados,
pelo projeto Go-To-Market (GTM). É preciso fazer a combinação das ferramentas
já utilizadas pela empresa, como Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM),
Relações Públicas, além da parceria entre as áreas como o Comercial, o
Marketing e o Trade Marketing, com as iniciativas para comunicar e posicionar
os produtos de forma assertiva, desde um plano de endomarketing para
engajamento dos colaboradores até as ações no ponto de venda, participação em
eventos que fortaleçam a marca e investimentos voltados para cada rede social.
O CRM é essencial para gerenciar e aprimorar o relacionamento com os clientes
já existentes, criando maior proximidade, e identificando oportunidades de
venda ao oferecer soluções personalizadas conforme o perfil de cada
público-alvo.
A entrada em um novo mercado demanda uma
estratégia sólida de marketing para alcançar o público-alvo de forma assertiva
e com uma comunicação eficiente. O uso de ferramentas digitais para impulsionar
esse crescimento é fundamental. Segundo pesquisa da consultoria McKinsey,
empresas digitalmente maduras aumentam seus lucros em uma velocidade até três
vezes maior que as demais. Por meio do marketing digital, é possível segmentar
o público, alcançar novos clientes em potencial de maneira mais eficaz e medir
os resultados das campanhas.
O time de Marketing, em parceria com o
Comercial, deve realizar uma análise do mercado, identificando oportunidades de
crescimento, demandas específicas e o posicionamento da concorrência. Essa
análise permite que ambas as equipes trabalhem em conjunto para desenvolver
estratégias eficazes em canais que atendam às necessidades dos clientes, e se
destaquem. A parceria deve ser contínua, com monitoramento constante das
estratégias, feedback dos clientes e canais de distribuição, o que permite
ajustes rápidos e eficientes, garantindo que sejam otimizadas ao longo do tempo
em cada canal.
Nesse projeto de GTM, a equipe de Trade
Marketing deve realizar uma análise detalhada do novo mercado, identificando os
canais de distribuição mais relevantes e eficazes dentro do projeto, pensando
em estratégias promocionais que atraiam a atenção dos varejistas e incentivem a
venda, da criação de materiais de ponto de venda aos programas de fidelidade,
ofertas especiais até a capacitação do time de vendas e dos lojistas.
Tudo pronto é hora de fazer o
lançamento. Trago como exemplo a expansão da Vedacit em adesivos e selantes.
Líder no mercado de impermeabilização, com uma marca referência em todo o país
e 87 anos de atuação. O investimento em uma nova linha foi cuidadosamente
preparado para um setor em expansão: a produção total de colas, adesivos e
selantes alcançou 256,6 mil toneladas em 2021, volume 7,5% superior ao do ano
anterior, segundo o relatório
estatístico elaborado pela DEEC (Diretoria de Economia, Estatística e
Competitividade) da Abiquim (Associação Brasileira da Indústria Química).
Além do potencial de mercado, existe
muita sinergia com a intenção de oferecer soluções completas da fundação à
cobertura no segmento da construção e com o propósito de estar presente na
habitação de milhares de brasileiros. A Vedacit já possuía uma linha compacta
com produtos prioritários, mas resolveu ampliar com o investimento em um
portfólio completo, com novos atributos e embalagens com uma comunicação
diferenciada. O pré-lançamento foi realizado durante a Feicon, maior evento de
construção civil e arquitetura da América Latina, e chega ao mercado neste mês.
Assim como nos demais segmentos de atuação, o objetivo é ser um dos principais
players em adesivos e selantes do país.
Toda a preparação prévia e o engajamento
das áreas envolvidas foram – e estão sendo – fundamentais na trajetória deste
lançamento. O resultado é uma otimização do empenho com a identificação de
oportunidades de crescimento e a possibilidade de oferecer um portfólio cada
vez mais diversificado que atenda às demandas específicas de cada segmento de
mercado.
* Daniela Sartorato é gerente de Marca e Relacionamento com o Consumidor da Vedacit. Com passagens pelo Grupo Schincariol e Kirin, Daniela foi responsável por estruturar a área de Trade Marketing da Vedacit. Com mais de 14 anos de experiência em projetos de trade marketing e desenvolvimento de vendas, é formada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), possui MBA em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), além de especialização em Trade Marketing, também pela ESPM..
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