O Cliente é a estrela do Show
Jaqueline Câmara, gerente Comercial da
Packseven
Nós, profissionais da área de vendas,
somos apaixonados pela arte de influenciar, comunicar, inovar, entregar as
metas e garantir a evolução do nosso share
no mercado com os nossos produtos. Por isso, sabemos que são várias
as técnicas e habilidades que podem ser utilizadas para conquistar o sucesso
nessa missão.
Apesar disso, dentre as técnicas de
vendas mais importantes, vale destacar a importância de manter o cliente como o
centro da atenção, com o foco na solução certa para a sua necessidade.
O relacionamento, o contato e a
proximidade geram conexão com o consumidor. A atenção a esses detalhes aumenta
a confiança do cliente em você, enquanto profissional de venda e,
consequentemente, aumenta a credibilidade da empresa que você representa.
Um bom vendedor é capaz de se reinventar
mesmo diante de momentos incertos. Segundo dados da quinta edição do State of
Sales, realizado pela Salesforce,
mais da metade (69%) dos vendedores brasileiros acreditam que 2023 será um ano
desafiador por conta de fatores como a inflação e os entraves da cadeia de
suprimentos. É preciso considerar sim as percepções de mercado, mas
principalmente deve-se investir naquele que é o centro do trabalho: o cliente.
É necessário estar próximo, afinal,
“quem não é visto, não é lembrado”. A proximidade com o público-alvo nos dá a
oportunidade de conhecê-lo melhor e gerar maior demanda de outros produtos que,
por vezes, ele mesmo não tinha a visão que precisava. Ou seja, criar a
necessidade e, mais do que isso, tornar possível que esse mesmo cliente te
indique para mais cinco, por exemplo.
Segundo um estudo do Instituto de
pesquisa Qualibest,
a confiança da maior parte (56%) dos consumidores na hora de uma compra se
baseia em fontes off-line, como amigos e parentes. Isso mesmo: a indicação de
pessoas de confiança vale mais do que opiniões publicadas em sites de opiniões
(37%) e, até mesmo, em sites e blogs oficiais da marca (30%).
Uma venda com qualidade - em que o target é o centro - abre a
porta para grandes oportunidades, o que inclui a conquista de novos
consumidores, partindo da premissa de que cliente bom sempre tem indicações
para fazer.
Lembre-se: venda é relacionamento e
relacionamento é gente! Por trás de uma necessidade na qual o produto é a
solução, estão as pessoas com os seus problemas resolvidos. Assim, com um
relacionamento sólido e duradouro, o consumidor não vai trocar de fornecedor
caso receba uma proposta da concorrência, porque um bom vendedor está sempre
presente, oferecendo o melhor. O vendedor que é lembrado faz a diferença, o que
significa: consumidor fidelizado com sucesso. Boas vendas!
* Jaqueline Câmara é gerente comercial da Packseven, companhia que está há mais de 25 anos no mercado e é considerada uma das maiores empresas brasileiras no segmento de embalagens flexíveis. Com aplicação para todos os segmentos da indústria, a Packseven oferece qualidade e segurança na criação de seus produtos.
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