Últimas

Pequenas lesões podem provocar graves problemas na coluna vertebral

Torções em diferentes membros do corpo em muitos casos ocasionam dores na estrutura óssea; Atividade física realizada constantemente ajuda a prevenir os incômodos

A maioria da população não fica preocupada com pequenos tombos e lesões que sofrem no dia a dia. Acidentes considerados sem gravidade podem gerar problemas para a saúde da coluna vertebral.

Um exemplo, é a torção de um tornozelo. Segundo o fisioterapeuta Giuliano Martins, diretor regional da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRColuna) e proprietário do ITC Vertebral Ribeirão Preto, pode ser considerada um grave lesão. “Uma torção de tornozelo esquerdo, por exemplo, em muitos casos faz com que a pessoa passe a distribuir o seu peso mais no membro contralateral (aquele não sofreu a lesão) e, dessa forma, a coluna compensa o desnivelamento se curvando para o lado oposto. Com o decorrer do tempo, se a lesão não for tratada, o desvio postural agravará e poderá ocasionar dores na coluna vertebral”, explica.

“O mesmo acontece quando a pessoa tem algum tipo de deformidade ou alteração em uma das partes inferiores do corpo. Por isso, é sempre importante consultar um especialista que fará testes e exames para constatar se existe a diferença em algum dos elementos. O profissional poderá indicar o tratamento apropriado. Na maioria das vezes, uma simples palmilha corrige o problema do tamanho das pernas”, comenta o fisioterapeuta.
Outro incomodo que pode resultar em dores na coluna é uma entorse de joelho. Sempre que acontecer um trauma a pessoa deve buscar a ajuda de um profissional da saúde, pois ele fará uma análise e terá embasamento para sugerir o tratamento mais adequado. “É sempre importante procurar o auxílio de um fisioterapeuta, o mesmo fará o tratamento e não vai permitir que o “machucado” afete outras estruturas do corpo como, por exemplo, a coluna vertebral”, esclarece Martins.

Para uma vida saudável e sem traumas na coluna, o fisioterapeuta dá algumas dicas. “O corpo deve estar sempre fortalecido e flexível. Para isso, é importante a prática regular de atividade física e alongamentos, ter uma boa alimentação, estar na média do IMC (Índice de Massa Corporal), evitar esforço físico e carregamento de pesos, e manter a postura correta no trabalho e no lazer. Estes fatores colaboram e muito para um corpo sadio”, comenta o fisioterapeuta.

Sobre o ITC Vertebral - Fundado pelo fisioterapeuta Helder Montenegro, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRColuna) e reconhecido como um dos maiores especialistas em tratamento de coluna no Brasil, o Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral iniciou suas atividades em 2005, em Fortaleza (CE).

Em apenas dois anos foram mais de 700 pacientes tratados, com êxito, pelo método RMA. Tais resultados alcançaram grande projeção e o ITC Vertebral passou a receber pacientes de todo o Brasil. Com o aumento da demanda, o ITC Vertebral decidiu formatar a primeira franquia em fisioterapia do país e, em 2007, deu início à uma expansão que já contabiliza 72 unidades no país. Capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, por exemplo, já contam com mais de uma unidade do Instituto. O ITC Vertebral é afiliado à ABF (Associação Brasileira de Franquias). Em 2010, foi ranqueado pela Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios em primeiro lugar no quesito crescimento econômico e terceira posição em satisfação dos franqueados que, juntos, já trataram mais de 8 mil pacientes.

Por conta do reconhecido trabalho, o ITC Vertebral recebeu convites para demonstrar seus resultados no México, Inglaterra, Holanda, Portugal, Argentina, Chile e Venezuela, países que estão em vias de instalar unidades do Instituto.

Serviço
ITC Vertebral Ribeirão Preto (Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral)
Avenida Presidente Vargas, 2121 - sala 2401
Edifício Times Square
Telefone (16) 3623-3248
Site : www.itcvertebralribeirao.com.br

Imagens relacionadas

O fisioterapeuta Giuliano Martins afirma que se uma lesão não for tratada ela pode ocasionar dores na coluna vertebral e até gerar outras doenças
Divulgação
baixar em alta resolução

Atendimento à imprensa:

Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa
(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369
www.nucleodanoticia.com.br
Felipe Teruel – (16) 9.8136.8163
felipeteruel@nucleodanoticia.com.br
Vanessa Del Grossi – (16) 9.9233.2593
vanessadelgrossi@nucleodanoticia.com.br
André Luís Rezende – (16) 9.8142.4299
andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br

Nenhum comentário