Últimas

Artista brasileiro é um dos criadores da nova illy sustainArt Collection

Países produtores de cafés foram representados na nova coleção de xícaras da illycaffè





Depois do sucesso da coleção divulgada em maio de 2014, os curadores do projeto illy sustainArt selecionaram quatro jovens artistas provenientes de países produtores de café – Brasil, Colômbia, El Salvador e Etiópia - para a criação da segunda coleção de xícaras dedicada à EXPO Milão 2015. Ao lado dos outros selecionados, o brasileiro Marcelo Moscheta, inspirado pelo tema da EXPO, “Alimentando o planeta, energia para a vida”, interpretou sensações, experiências e narrativas associadas ao mundo do café por meio do prisma da sua abordagem artística.

A illycaffè, parceira oficial de café da exposição universal, concebeu o projeto sustainArt em 2007 para estender sua aproximação com o crescimento sustentável à comunidade artística internacional e auxiliar no desenvolvimento de novos talentos criativos das nações emergentes. Janela no mundo da arte contemporânea, o projeto se tornou referência para artistas e curadores se engajarem em um intercâmbio cultural, compartilhando seus trabalhos.

Conheça os artistas e seus trabalhos:

Marcelo Moscheta – Brasil (De São José do Rio Preto/SP, mora e trabalha em Campinas/SP)
“Eu começo esse trabalho referenciando um projeto anterior meu, o Fotocromaticos, em que eu estabeleci a relação entre uma imagem em preto e branco e as cores que esperávamos perceber na versão colorida da mesma imagem. Para a illy, eu criei um projeto baseado no desenho de Carl Linnaeus, um dos primeiros a classificar as espécies botânicas e o inventor da nomenclatura científica moderna. Combinando um antigo desenho de uma planta de café e a moderna escala de cores Pantone, eu queria transformar o ato de beber café em uma experiência que é visual e cromática ao mesmo tempo.”

Felipe Arturo – Colômbia
“Esse trabalho cresceu de um processo experimental em que o café foi usado como se fosse tinta, usando como base uma xícara de café espresso e transformando-a em um instrumento de design gráfico. O motivo do resultado gráfico remonta a decoração islâmica, mosaicos mediterrâneos e técnicas pré-colombianas, remetendo à rota histórica tomada pelo café desde a Península Arábica até à costa Mediterrânea, Caribe, América do Sul e Central.”

Ernesto Bautista – El Salvador
“Existe um caminho existencial e poético de pensar que reflete narrativas encontradas nas marcas que os objetos deixam para trás: manchas sobre a mesa e a luz de um eclipse; a cor do café e do espaço; uma folha como uma forma de combater a paisagem cósmica com a simplicidade de um ponto de vista orgânico. Essas estórias também coincidem com minhas próprias memórias. Por trás do eclipse encontra-se a ideia de despedida. A veia/árvore deixada para trás pelo eclipse e datas ao redor do pires são um significante da memória íntima. Toda a aglomeração de encontros corre para um ponto, a vida, em que a reflexão e o estímulo da memória orbitam ao redor de coisas que sempre fizeram parte do rito do ser humano, como o rito de beber o café.”

Wanja Kimani - Etiópia
“Uma linha corre entre o fundo da xícara de café e termina sobre o pires, juntamente com a agulha. O encontro entre essas duas superfícies, a xícara de café e o pires, reflete a afinidade que pode ser desencadeada por pessoas que empreendem o simples, como compartilhar o ato de beber café. As cores utilizadas são da bandeira da Etiópia, nação com uma longa história de produção e consumo de algumas das muitas fragrâncias de café do mundo.”

A coleção está disponível nos pontos de venda da illycaffè (cafeterias e loja online), com os seguintes preços de referência:
• Xícaras de espresso – embalagem com quatro: € 66,00
• Xícaras de cappuccino – embalagem com quatro: € 86,00

Sobre a illy Art Collection
A paixão pelo belo e bem feito, a atenção ao mundo da arte contemporânea e a excepcional qualidade do blend sugeriram à illycaffè unir o prazer sensorial do café ao prazer estético da arte. Para isso foi utilizado um objeto cotidiano, a xícara. Nasce assim a illy Art Collection: pequenos objetos de arte em forma de xícara, numerados e assinados, que transformam o hábito de beber espresso numa experiência para a mente e os cinco sentidos. Desde 1992, a partir de uma sugestão de Francesco Illy, mais de 70 expoentes do panorama internacional da arte contemporânea criaram designs sobre a superfície das xícaras de porcelana, ícone da illycaffè, desenhadas por Matteo Thun: de Liu Wei a Marina Abramovic, de Michelangelo Pistoletto a Yoko Ono; de Anish Kapoor a Tobias Rehberger. Além dos mestres renomados, há também jovens talentos de todo o mundo que, graças a este projeto, podem se expressar e se tornar conhecidos.

Sobre a illycaffè
Fundada em Trieste, na Itália, em 1933, a torrefadora illycaffè produz e comercializa um blend de café espresso 100% arábica, sob uma única marca, líder em qualidade. É a parceira oficial da EXPO Milão 2015, criando e gerenciando o conteúdo, as exposições e eventos centrados no café na área comum do Coffee Cluster (Pavilhão do Café). Quase 7 milhões de xícaras de café illy são consumidas diariamente no mundo. Os produtos illy são comercializados em mais de 140 países e estão disponíveis em mais de 100 mil restaurantes e cafeterias. As franquias da espressamente illy, cafeterias em estilo italiano, atualmente operam em 230 pontos de vendas, em 43 países. A empresa mantém relacionamento direto e duradouro com os melhores cafeicultores do mundo, inclusive no Brasil, com a colaboração do Clube illy do Café, fornecendo-lhes conhecimentos e tecnologia, além de preços acima do mercado para quem atinge seus padrões de qualidade, em parcerias sustentadas pelos princípios do desenvolvimento sustentável. Com o objetivo de difundir a cultura do café, fundou a Università del Caffè, um centro de treinamento de excelência que oferece treinamento teórico e prático em todos os aspectos do café para cafeicultores, baristas, equipes de lojas de café e amantes da bebida. A illycaffè emprega cerca de 1.100 pessoas globalmente e em 2014 registrou receita líquida consolidada de 391 milhões de euros.


ADS Comunicação Corporativa – www.adsbrasil.com.br
Bruno Pessa - (011) 5090-3041 / brunop@adsbrasil.com.br
Aline Lima - (011) 5090-3035 / alinel@adsbrasil.com.br

Nenhum comentário