Últimas

Hypertherm ressalta os benefícios da goivagem a plasma

Tecnologia é mais rápida e menos insalubre do que o sistema com eletrodo de grafite



Remoção física do metal (base ou solda) por meio de um processo térmico, a goivagem ainda é feita no Brasil basicamente com eletrodo de grafite. Existe, no entanto, uma tecnologia mais rápida e bem menos insalubre: a goivagem a plasma.

“A velocidade da goivagem a plasma chega a ser até cinco vezes maior. O acabamento, seja em alumínio ou aço inoxidável, também melhora bastante. Fora que a geração de fumos e ruídos é muito inferior, o que aumenta o conforto de quem opera o equipamento. Destaque também para a redução ou eliminação dos depósitos de carbureto deixados pelo primeiro processo”, descreve Pablo Romero, gerente regional de vendas da Hypertherm.

Os principais mercados para a goivagem a plasma, ele observa, são o de mineração, implementos agrícolas e fundição. “Setores que reúnem empresas acostumadas a trabalhar com soldagens muito pesadas. Mas qualquer um que faz uso das soldas acaba recorrendo à goivagem para efetuar o retrabalho das juntas”.

Do portfólio da Hypertherm, Romero indica seis modelos para a goivagem a plasma: Powermax 45, 65, 85, 105, 125 e MaxPro200. “A principal vantagem das nossas máquinas é o fato de o arco elétrico não ser transferido durante o processo, permitindo que o usuário possa encostar o bocal na peça”, afirma.

O investimento para a aquisição de uma máquina de goivagem a plasma da Hypertherm parte de R$ 20 mil. “Em regra, a recuperação do capital se dá em oito meses, tempo bastante satisfatório”, calcula Romero.

Fundada em 1968, em Hanover (EUA), a Hypertherm está presente em 93 países. Na América do Sul, conta com uma base na cidade de Guarulhos e um Centro de Distribuição (CD) em Cajamar, ambas no estado de São Paulo.

Além de fabricar equipamentos para corte a plasma, laser e jato d´água, a Hypertherm fornece uma solução completa para o corte industrial, com produtos de automação (controladores de altura e CNC) e softwares de otimização de processo (CAD/CAM). Também é especialista no desenvolvimento e produção de tochas e consumíveis de alta performance.

Para mais informações, acesse www.hypertherm.com.br

Nenhum comentário