Últimas

Os parâmetros da gastronomia na atualidade

Chef fala da cozinha que muitos ainda desconhecem 

João Marcelo
divulgação
A profissão cozinheiro tem crescido muito nesses últimos anos. É notório nas matérias de revistas, nos programas de TV, nos livros que ganham destaque nas livrarias e com o crescimento de cursos de culinária e gastronomia nas faculdades e escolas particulares. Hoje o Chef de cozinha tem outro significado, tem status e importância nunca vistos antes aqui no Brasil.

João Marcelo é chef de cozinha e após muita vivência no meio gastronômico, fundou o Escritório de Gastronomia Chef João Marcelo (2010), que além de prestar consultoria especializada a restaurantes, se destacou na atuação em grandes eventos como: casamentos, lançamentos automotivos, inaugurações etc. Sempre tendo como diferencial a culinária regional e o marketing, João Marcelo revela que “antes das escolas de gastronomia no Brasil, muitos cozinheiros precisavam viajar para fora do país para aprender técnicas profissionais de cozinha. Além disso, os próprios chefs estrangeiros que vieram para o país acabavam formando os cozinheiros em seus restaurantes, qualificando assim a mão de obra no dia a dia da cozinha. Esta foi uma prática bem comum que gradativamente foi substituída pelas escolas e faculdades de gastronomia”, explica ele. 

Pensando nisso, João Marcelo mergulhou ainda mais no mercado gastronômico com a consultoria, que é feita através de ideias e objetivos do cliente. Um novo planejamento é criado para que o estabelecimento possa nascer ou renascer, dependendo da necessidade segundo o Chef João Marcelo. “Os projetos vão se tornando reais a cada detalhe que é passado para o cliente, tudo é colocado em ordem desde o cardápio até a capacitação do cozinheiro mais novo. O importante é proporcionar ao cliente a possibilidade da realização de seus projetos, de forma profissional e direta.  ”, diz ele.
Por fim, a diferença entre o sucesso e o fracasso de um empreendimento culinário pode estar na habilidade de montar um cardápio atrativo. Isso vai muito além da elaboração de pratos: envolve todo o planejamento necessário para que este seja executado com qualidade e eficiência.  “Com determinação e investimento de ideias tudo é possível”, conclui o Chef.

Serviço: João Marcelo

Chef

contato@chefjoaomarcelo.com.br
(21) 98871-4001
(21) 3288-7379

http://www.chefjoaomarcelo.com.br/

Nenhum comentário