Últimas

Etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica terá disputa acirrada por vagas para a nacional


? Das 120 equipes de estudantes, que disputam a etapa na FEI, dia 8 de agosto, no máximo seis serão classificadas
? Robôs autônomos, construídos pelos alunos, passarão por uma trilha de muitos desafios, para resgatar vítimas de um desastre

Na etapa estadual da 9ª edição da Olimpíada Brasileira de Robótica – OBR, cerca de 450 estudantes enfrentarão um nível maior de dificuldade: robôs precisam cumprir a missão de seguir uma trilha ainda mais sinuosa, com mais obstáculos e mais cruzamentos no percurso. A competição será no dia 8 de agosto, no Centro Universitário da FEI, e poderá ser acompanhada de perto pelo público em geral, com entrada gratuita.

Participam dessa fase da Olimpíada 120 equipes de estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio, de escolas públicas e privadas, que foram classificadas em sete regionais espalhadas pelo estado no mês de junho. Diante da simulação de um desastre em um ambiente hostil, os robôs terão que superar redutores de velocidade sem ficarem presos; atravessar terrenos desconhecidos; desviar de escombros e subir montanhas para salvar e transportar as vítimas (representadas por bolas de isopor revestidas por papel alumínio) para uma área segura, a fim de receber os cuidados de humanos.

Segundo o professor doutor Flávio Tonidandel, coordenador do curso de Ciência da Computação da FEI e representante estadual da OBR, essa etapa terá uma disputa mais acirrada entre os competidores. “Agora são os melhores do estado competindo por poucas vagas”, afirma. Tonidandel acredita que a FEI, como instituição organizadora de parte das etapas regionais e da etapa estadual e coordenadora geral da OBR no país, tem um papel importante em despertar nos alunos o interesse pela robótica. “Estamos fomentando esse mercado no Brasil, que está em crescimento. Com esse tipo de evento, os alunos do ensino básico têm maior incentivo no contato com a robótica e assim podem contribuir com a expansão do setor”, diz.
Em 2015 houve um número recorde de inscrições para a competição. Em todo o Brasil foram mais de 2500 equipes inscritas (contra 1800 equipes em 2014) totalizando cerca de 10.000 estudantes participantes. Só no Estado de São Paulo foram 550 equipes (no ano anterior foram 350).

Os robôs serão avaliados pelo seu desempenho e evolução na arena e desta vez também ganharão prêmios extras pela robustez, elegância e dedicação. Os vencedores das etapas estaduais vão disputar a etapa nacional, que ocorre de 28 de outubro a 1º de novembro, em Uberlândia - MG. Na etapa nacional concorrerão ao todo 80 equipes -- 40 do nível 1 (alunos do Ensino Fundamental, menor dificuldade) e 40 do nível 2 (alunos do Ensino Médio, maior dificuldade).
O evento tem o objetivo de divulgar a robótica, suas aplicações e tendências, estimulando o estudo, a investigação, o aprendizado e a formação de alunos capazes de lidar com a tecnologia de robôs móveis inteligentes, e principalmente, familiarizados com a cultura tecnológica.

Agende-se:

Etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica – OBR 2015
Dia 8 de agosto às 9h
Ginásio Poliesportivo da FEI: Avenida Humberto de Alencar Castelo Branco, 3.972 - São Bernardo do Campo – SP
Aberto ao público
http://www.obr.org.br/

Sobre a FEI - O Centro Universitário da FEI (www.fei.edu.br) é mantido pela Fundação Educacional Inaciana "Pe. Sabóia de Medeiros", fundada em 1945, e está vinculado estatutariamente à Companhia de Jesus, responsável por sua orientação, sempre à luz dos princípios cristãos da defesa da Fé, da promoção da Justiça, da dignidade humana e dos valores éticos. A FEI integra a Rede Jesuíta de Educação e agrega marcas históricas de instituições de ensino de São Paulo: Faculdade de Engenharia Industrial, Escola Superior de Administração de Negócios e Faculdade de Informática. A FEI oferece cursos de graduação em Administração, Ciência da Computação e Engenharia nas áreas de Automação e Controle, Civil, Elétrica com ênfase em Eletrônica, Computadores e Telecomunicações, Mecânica, Mecânica com ênfase em Automobilística, Materiais, Química, Produção e Têxtil, além de cursos de especialização e extensão, ministrados pelo Iecat (Instituto de Especialização em Ciências Administrativas e Tecnológicas). Com campi em São Bernardo e São Paulo, a FEI também oferece pós-graduação stricto sensu: mestrado em Administração, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Engenharia Mecânica e doutorado em Administração e Engenharia Elétrica. O Centro Universitário da FEI compreende ainda o IPEI (Instituto de Pesquisas e Estudos Industriais). É vinculado à Abruc - Associação Brasileira das Universidades Comunitárias.www.fei.edu.br

Informações à Imprensa
Press Services Soluções Integradas em Comunicação
Caroline Garcia
(11) 4353-2901 – Ramal 2238
(11) 99833-5082
caroline@presscomunica.com.br
Deborah Ferreira
(11) 3120-9984/3120-9999
deborah@presscomunica.com.br

Nenhum comentário