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Grupo Unicoba simplifica processos com solução de CRM em nuvem da SAP e colhe resultados

Empresa aumenta engajamento da equipe e reduz em 80% o tempo de análise de vendas em 
todos os segmentos de sua atuação com o SAP C4C 


São Paulo, 28 de setembro de 2015 – Grupo Unicoba, fundado em 1973, fabrica, importa e distribui equipamentos para Iluminação LED, baterias industriais, baterias para motocicletas, soluções de rede (Network), energias renováveis, entre outros. Com mais de 1.200 funcionários, conta com três unidades fabris (Manaus, Extrema e Ilhéus), um escritório central (São Paulo) e dois escritórios no exterior (Seul) e (Shenzhen).

Como um dos principais negócios do grupo, a marca LEDSTAR (iluminação LED) é líder no Brasil em iluminação pública, em indústrias e em postos de combustíveis. A LEDSTAR entrega soluções completas: desde a consultoria técnica até serviços de instalação e descarte. Em 2015 a Unicoba lançou novo portfólio de lâmpadas focado em iluminação residencial. “Nossa estratégia é transferir nossa experiência e qualidade em iluminação LED para grandes aplicações, como na Marginal Pinheiros, na cidade de São Paulo e empresas como Ambev, CCR e Raizen para o uso em residências e pequenos negócios”, informa Daniel Neiva, vice-presidente comercial e marketing do grupo.

A diversidade de atuação obrigou a companhia a enfrentar um desafio: buscar no mercado uma solução de CRM (Customer Relationship Management) capaz de atender a vários negócios, que envolviam diferentes processos e ciclos de venda. A escolha recaiu sobre o SAP C4C em nuvem, avaliada como a única com capacidade de suportar o crescimento em vendas exigido pelos investidores da organização e de preparar a companhia para atender a expansão do setor de LED.

“Cada segmento de negócio da empresa funcionava de maneira diferente. Precisávamos de uma ferramenta capaz de integrar o gerenciamento de forma eficiente e equilibrada, além de aumentar o comprometimento da equipe de vendas e simplificar nossos processos”, conta Neiva.

Resultados rápidos
A implementação do SAP C4C e de dashboards para aparelhos móveis foi feita em dez semanas, de forma online, com a participação da SAP em todo o processo, em parceria com empresa a mineira MGS. O go live aconteceu em dezembro de 2014 e os resultados vieram rapidamente. O Grupo obteve 100% mais assertividade nas vendas, redução de 80% do tempo de análise e simplificação dos processos definidos pela companhia. Hoje, o SAP C4C controla 90% de todas as atividades de venda.

“Entre outras vantagens, passamos a contar, dentro de casa, com o histórico de compra e venda para nossos clientes, algo que até então ficava concentrado nos vendedores”, salienta Heitor Zimmermann, CFO da Unicoba.

“O objetivo das nossas soluções é justamente ajudar as companhias a entender melhor o cliente, aumentar as vendas e sua rentabilidade por cliente, além de permitir um engajamento com os consumidores”, destaca André Nigro, vice presidente para soluções de e-commerce e CRM da SAP Brasil. 

Processos de vendas padronizados e centralizados
Neiva explica que o processo de implementação da solução da SAP ainda está em evolução e que, em alguns meses, será possível perceber uma série de benefícios. O primeiro deles, no entanto, veio no início dos trabalhos. Definimos novos processos, e pudemos organizar um manual sobre eles, além de um outro, básico, sobre a ferramenta”.

Atualmente, segundo o vice-presidente comercial e de marketing da Unicoba, no modelo anterior, a análise de vendas era feita de forma manual, em planilhas, demandando muito tempo. “Hoje, a alta gestão da companhia conta com informações compartilhadas pelo sistema a qualquer momento, e não apenas nas reuniões semanais. Agora, a companhia se sente preparada para crescer”, salienta.

Outro diferencial apontado por Neiva foi a mudança de paradigma em relação à premiação dos profissionais de vendas. “O modelo anterior privilegiava quem trabalhava mais. Hoje o sistema permite que sejamos mais assertivos, premiando aqueles que trazem mais resultados”, destaca.

Atualmente, o Unicoba conta com 60 licenças da solução, utilizadas por usuários das divisões de LED, baterias e EMS. Até o final deste ano, com o conhecimento adquirido durante a implementação, o time de TI do Grupo planeja expandir o uso da ferramenta para o restante das áreas de negócios.

Sobre os 20 anos da SAP Brasil
Líder mundial no mercado de aplicações de software empresarial, a SAP (NYSE: SAP) melhora a vida das pessoas e dos negócios há 20 anos no Brasil, ampliando o total de clientes da companhia no mundo para 293.500. Ao abranger desde a operação à análise executiva, e de desktops até dispositivos móveis, a SAP capacita pessoas e organizações a trabalhar juntas e a explorar os negócios com mais eficiência, além de ajudar há 10 anos comunidades carentes no Brasil, impactando mais de 13 mil pessoas. Somando-se à rápida adoção do S/4HANA no país e ao uso inteligente da nuvem, a SAP leva negócios no Brasil para novos patamares. Para mais informações, acesse www.sap.com.br, a sala de imprensa, em http://brasil.news-sap.com/, e o Twitter @SAPNotíciasBR.

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