Hospital Evangélico abre seu terceiro centro de nefrologia
Unidade em Venda Nova será inaugurada em 19 de setembro com capacidade para atender 500 pacientes, com assistência integral e humanizada; instituição é referência nacional nesse serviço
A localização do centro, que tem oito mil metros quadrados e 80 máquinas de diálise, possibilitará o atendimento aos moradores de Venda Nova, da Pampulha e dos municípios que pertencem ao Vetor Norte. “A melhor distribuição geográfica das unidades de saúde permite uma gestão mais eficiente de recursos e melhor organização da logística do transporte público sanitário”, afirma a coordenadora da Nefrologia do Hospital Evangélico, Lilian Pires de Freitas do Carmo.
O Hospital Evangélico possui ainda os centros de nefrologia Contorno e Contagem. Juntas, as três unidades terão capacidade para atender 1.500 pacientes, sendo 80% reservados ao Sistema Único de Saúde (SUS), além de convênios e a particulares. Os centros também são referência no estado para a realização de biópsias renal e óssea pelo SUS.
A equipe multidisciplinar, formada por médico nefrologista, cirurgião cardiovascular, enfermeiro, assistente social, nutricionista, psicólogo e farmacêutico, presente em todas as unidades, está preparada para garantir atendimento humanizado aos pacientes.
Durante a hemodiálise, o paciente poderá ocupar-se com atividades propostas pelo Programa de Humanização, por meio de palestras, discussões em grupo e trabalhos de terapia ocupacional, que abrangem os aspectos físico, mental, social e espiritual. “Percebemos que aqueles que participam dos projetos apresentam maior aderência ao tratamento, diminuição da ansiedade e do humor deprimido”, atesta a psicóloga, professora e gestora de Projetos de Humanização Laila Campolina de Barros.
O horário de funcionamento nas três unidades é de segunda a sábado, das 6h às 21h30, com plantões 24 horas, inclusive aos domingos.
Mais informações: Para saber como cuidar bem dos rins, quais são os principais fatores de risco de doenças renais, sinais e sintomas de atenção e dicas, veja aqui.
Para saber sobre hemodiálise, veja aqui.
Nenhum comentário