Pesquisa mostra visão dos latino-americanos sobre fraude eletrônica
68% dos usuários latino-americanos de serviços bancários online não utilizam o mobile banking por medo de fraudes eletrônicas
- Easy Solutions publica a edição de 2015 de seu estudo “Visão dos consumidores latino-americanos sobre a fraude eletrônica”
- O aumento do uso de serviços bancários móveis é geral em todas as regiões, sendo que na América Central e no México, o uso é maior.
- 38% dos brasileiros entrevistados se sentem mais confortáveis em fazer transações e pagamentos com seus smartphones do que com seus computadores (desktop ou laptop)
A pesquisa foi realizada em meados de 2015, com os usuários de online banking na América Latina - do México até a Argentina -, e incluindo o Brasil. O estudo tem o propósito de entender o conhecimento e as atitudes dos consumidores na região com relação às fraudes eletrônicas e na utilização de canais não tradicionais, como serviços bancários online e móveis, IVRS, ATMs e pontos de pagamento eletrônico.
O relatório deste ano concluiu que o aumento da utilização de serviços bancários móveis é geral em todas as regiões, com 52% dos entrevistados respondendo que utilizam esses serviços, em comparação com 44% em 2014. América Central e México são regiões em que a utilização é superior a 56% e 55%, respectivamente. De todos os canais transacionais, a preferência dos usuários pelo mobile banking vem crescendo ano após ano, embora o Internet banking ainda seja o favorito. (Gráfico 1)
Gráfico 1 |
Gráfico 2 |
Entre aqueles que usam a Internet, o medo se move para o mobile banking já que com relação à mesma pergunta, os usuários responderam que não estão usando o mobile banking, principalmente pelo medo de fraude (47%), ou porque não têm certeza que a operação é realizada corretamente (21%). (Gráfico 3)
Gráfico 3 |
“Encontramos algo muito interessante nos resultados obtidos no estudo. 67% dos usuários estariam mais dispostos a fazer transações eletrônicas se para realizar essas operações tivessem de utilizar mais uma senha, por exemplo. Isso demonstra a abertura dos usuários para utilizarem uma autenticação mais forte, mesmo que isso implique em algum trabalho adicional para eles no sentido de aumentar a segurança”, explica Silvia Lopez, diretora de Marketing da Easy Solutions. “84% dos brasileiros acreditam que os bancos devem aplicar medidas de segurança mais fortes, além de um nome de usuário e senha para identificar os clientes e permitir-lhes o acesso a serviços eletrônicos”, finaliza.
Algumas das principais conclusões do relatório de 2015 são:
- 36% dos latino-americanos com conta bancária não utilizam a Internet para transações por medo de fraude, ou porque não tem certeza de que a operação é realizada corretamente 30%;
- 47% dos latino-americanos com conta bancária que utilizam a Internet para transações, não usam os serviços móveis bancários por medo de fraude, ou porque não têm certeza de que a operação é realizada corretamente 21%;
- 39% dos usuários utilizam a mesma senha em diferentes sites, o que aumenta o risco de acesso não autorizado à sua conta. No Brasil, esse grupo representa 46,7% dos entrevistados;
- 65% dos usuários de serviços bancários móveis conectam-se ao seu banco através do aplicativo móvel (app);
- 88% esperam que o seu banco ofereça uma autenticação mais forte e monitoramento de transações;
- 71% dos usuários só fazem compras em sites de empresas reconhecidas, como medida de segurança.
Os dados foram coletados por meio de entrevistas telefônicas entre os meses de maio e junho de 2015 por uma agência de pesquisa de mercado independente, com usuários de serviços bancários online com mais de 20 anos de idade de toda a América Latina. Isso inclui a América Central e o Caribe (Costa Rica, República Dominicana e Panamá), a Região Andina (Colômbia, Venezuela e Equador), o Cone Sul (Chile e Argentina), México e Brasil. Este relatório marca o sexto ano que Easy Solutions realiza a pesquisa com consumidores da América Latina sobre os temas com transações de banco online e fraude eletrônica.
O relatório completo, em português, pode ser baixado gratuitamente no site da Easy Solutions. Acesse: www.easysol.net/research-report
Sobre a Easy Solutions
A Easy Solutions é um fornecedor de segurança focado na ampla detecção e prevenção de fraude eletrônica em todos os dispositivos, canais e nuvens. Os nossos produtos variam de inteligência de fraude e navegação segura à autenticação multifatorial e detecção de transações anômalas, oferecendo uma compra única para proteção contra a fraude de ponta a ponta. As atividades virtuais de mais de 60 milhões de clientes de mais de 220 líderes em serviços financeiros, firmas de segurança, varejistas, linhas aéreas e outras instituições nos EUA e no exterior estão protegidas pela plataforma Proteção Total contra Fraude da Easy Solutions.
Contatos para a imprensa
Pimenta Comunicação
(11) 2858 9191
Juliano Dantas – 11 98560 4743
juliano@pimenta.com
Regina Pimenta – 11 98136 6835
regina@pimenta.com
Tatiana Cantoni – 11 95210 2225
taticantoni@pimenta.com
Genilson Alves
55 11 2858-9181
55 11 9-8674-0301
www.pimenta.com
Curta a Pimenta no Facebook:
www.facebook.com/pimentacom
Nenhum comentário