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Pesquisa mostra visão dos latino-americanos sobre fraude eletrônica

68% dos usuários latino-americanos de serviços bancários online não utilizam o mobile banking por medo de fraudes eletrônicas

  • Easy Solutions publica a edição de 2015 de seu estudo “Visão dos consumidores latino-americanos sobre a fraude eletrônica” 
  • O aumento do uso de serviços bancários móveis é geral em todas as regiões, sendo que na América Central e no México, o uso é maior. 
  • 38% dos brasileiros entrevistados se sentem mais confortáveis em fazer transações e pagamentos com seus smartphones do que com seus computadores (desktop ou laptop)
São Paulo, 9 de setembro de 2015 – A Easy Solutions, empresa da Total Fraud Protection®, anuncia hoje os resultados de sua pesquisa “Visão dos consumidores latino-americanos sobre a fraude eletrônica em 2015”. Esta é a sexta edição consecutiva do estudo realizado anualmente.

A pesquisa foi realizada em meados de 2015, com os usuários de online banking na América Latina - do México até a Argentina -, e incluindo o Brasil. O estudo tem o propósito de entender o conhecimento e as atitudes dos consumidores na região com relação às fraudes eletrônicas e na utilização de canais não tradicionais, como serviços bancários online e móveis, IVRS, ATMs e pontos de pagamento eletrônico.

O relatório deste ano concluiu que o aumento da utilização de serviços bancários móveis é geral em todas as regiões, com 52% dos entrevistados respondendo que utilizam esses serviços, em comparação com 44% em 2014. América Central e México são regiões em que a utilização é superior a 56% e 55%, respectivamente. De todos os canais transacionais, a preferência dos usuários pelo mobile banking vem crescendo ano após ano, embora o Internet banking ainda seja o favorito. (Gráfico 1)

Gráfico 1

Entre os dados relevantes para 2015, estão o aumento do uso de aplicativos bancários para transações eletrônicas. 65% dos entrevistados são usuários de aplicativos para se conectar a serviços bancários móveis em preferência para o navegador de seus dispositivos. Na região andina, 68% dos usuários de serviços bancários móveis preferem usar o app do banco para as operações, 63% dos entrevistados no México, 56% na região do Cone Sul e 56% na América Central preferem usar o navegador de seus dispositivos. No Brasil, quase todos os usuários utilizam o app (97%). (Gráfico 2)

Gráfico 2

Além disso, o estudo revela que o medo de fraude continua sendo um fator determinante para o uso de canais eletrônicos, onde os entrevistados dizem que eles não usam Internet para transações, principalmente por medo de fraude (36%) ou porque não se sentem seguros de que a transação será realizada corretamente (30%).

Entre aqueles que usam a Internet, o medo se move para o mobile banking já que com relação à mesma pergunta, os usuários responderam que não estão usando o mobile banking, principalmente pelo medo de fraude (47%), ou porque não têm certeza que a operação é realizada corretamente (21%). (Gráfico 3)

Gráfico 3

O estudo também revela uma mudança de atitude entre os usuários e maior consciência de seu papel na segurança, já que diante da pergunta “quem possui a maior responsabilidade na segurança das transações eletrônicas?”, 42% dos entrevistados disseram que a responsabilidade é do usuário. No entanto, mais de 40% dos brasileiros acreditam que seus bancos ou empresas que possuem portais, têm a maior responsabilidade na segurança das transações eletrônicas.

“Encontramos algo muito interessante nos resultados obtidos no estudo. 67% dos usuários estariam mais dispostos a fazer transações eletrônicas se para realizar essas operações tivessem de utilizar mais uma senha, por exemplo. Isso demonstra a abertura dos usuários para utilizarem uma autenticação mais forte, mesmo que isso implique em algum trabalho adicional para eles no sentido de aumentar a segurança”, explica Silvia Lopez, diretora de Marketing da Easy Solutions. “84% dos brasileiros acreditam que os bancos devem aplicar medidas de segurança mais fortes, além de um nome de usuário e senha para identificar os clientes e permitir-lhes o acesso a serviços eletrônicos”, finaliza.

Algumas das principais conclusões do relatório de 2015 são:

  • 36% dos latino-americanos com conta bancária não utilizam a Internet para transações por medo de fraude, ou porque não tem certeza de que a operação é realizada corretamente 30%; 
  • 47% dos latino-americanos com conta bancária que utilizam a Internet para transações, não usam os serviços móveis bancários por medo de fraude, ou porque não têm certeza de que a operação é realizada corretamente 21%; 
  • 39% dos usuários utilizam a mesma senha em diferentes sites, o que aumenta o risco de acesso não autorizado à sua conta. No Brasil, esse grupo representa 46,7% dos entrevistados; 
  • 65% dos usuários de serviços bancários móveis conectam-se ao seu banco através do aplicativo móvel (app); 
  • 88% esperam que o seu banco ofereça uma autenticação mais forte e monitoramento de transações; 
  • 71% dos usuários só fazem compras em sites de empresas reconhecidas, como medida de segurança.
Os resultados específicos para o Brasil incluem, entre outros: 38% dos brasileiros entrevistados se sentem mais confortáveis em fazer transações e pagamentos com seus smartphones do que com seus computadores (desktop ou laptop); 90% preocupam-se com programas maliciosos instalados no seu computador de forma oculta que podem roubar suas informações confidenciais, como dados, senhas, números de conta ou cartão de crédito; 87% dos brasileiros esperam que os bancos monitorem as transações de seus clientes e detectem atividades suspeitas, como uma transferência de fundos incomum.

Os dados foram coletados por meio de entrevistas telefônicas entre os meses de maio e junho de 2015 por uma agência de pesquisa de mercado independente, com usuários de serviços bancários online com mais de 20 anos de idade de toda a América Latina. Isso inclui a América Central e o Caribe (Costa Rica, República Dominicana e Panamá), a Região Andina (Colômbia, Venezuela e Equador), o Cone Sul (Chile e Argentina), México e Brasil. Este relatório marca o sexto ano que Easy Solutions realiza a pesquisa com consumidores da América Latina sobre os temas com transações de banco online e fraude eletrônica.

O relatório completo, em português, pode ser baixado gratuitamente no site da Easy Solutions. Acesse: www.easysol.net/research-report

Sobre a Easy Solutions

A Easy Solutions é um fornecedor de segurança focado na ampla detecção e prevenção de fraude eletrônica em todos os dispositivos, canais e nuvens. Os nossos produtos variam de inteligência de fraude e navegação segura à autenticação multifatorial e detecção de transações anômalas, oferecendo uma compra única para proteção contra a fraude de ponta a ponta. As atividades virtuais de mais de 60 milhões de clientes de mais de 220 líderes em serviços financeiros, firmas de segurança, varejistas, linhas aéreas e outras instituições nos EUA e no exterior estão protegidas pela plataforma Proteção Total contra Fraude da Easy Solutions.

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