Sala do Conservatório recebe em setembro os grupos 3 na Manga, Aeromosca, Música de câmara na Europa do século XX e Piap
Apresentações fazem parte das séries "Instrumental", "Música de Câmara" e "Música Contemporânea"; os ingressos custam R$ 20
Na quarta-feira (9/9), às 20h, o piano elegante de Thiago Costa se une ao contrabaixo acústico de Fernando de Marco e ao sax e a flauta de Mané Silveira. No show que abre o mês da série "Instrumental no Conservatório", os músicos interpretam composições autorais e clássicos do cancioneiro nacional. No outro concerto da série, que acontece na quarta-feira (23/09), também às 20h, os jovens músicos que formam o quarteto de choro Aeromosca mostram canções de seu primeiro disco, recém-lançado.
Sergei Prokofiev, Carl Nielsen e Richard Strauss estão entre os compositores escolhidos pelo grupo formado por Diogo Maia, Eric Silva, Mariana Amaral, Matthew Taylor, Paulo Calligopoulos, Pedro Visockas, Rodrigo Nagamori e Taís Gomes. Os músicos da Orquestra Sinfônica Municipal se apresentam na série "Música de Câmara no Conservatório", na quinta-feira (10/9), às 20h.
Fechando o mês, em "Música Contemporânea no Conservatório", o PIAP - Grupo de Percussão do Instituto de Artes da Unesp - faz o espetáculo "Notas, Ritmos e Ruídos: Música para Percussão", na quinta-feira (24/9), às 20h.
Detalhes da programação
"Instrumental no Conservatório", as quartas-feiras, às 20h: a música instrumental brasileira e internacional são os protagonistas da série, com apresentações que trazem consagrados solistas do Brasil e do mundo.
Noel Rosa, Moacir Santos e composições autorais estarão no repertório do show que o grupo "3 na Manga" faz na Sala do Conservatório na quarta-feira (9/9), às 20h. Os renomados músicos Mané Silveira (sax e flautas), Tiago Costa (piano) e Fernando de Marco (baixo acústico) fazem um divertido e criativo jogo instrumental. Entre as músicas estão "Feitiço da Vila" (Noel Rosa); "Amphibious" (Moacir Santos); "Ventania", "Squalus" e Pipop" (Mané Silveira); "Felipe" (Tiago Costa); entre outras.
Na quarta-feira (23/9), às 20h, é a vez do quarteto de choro Aeromosca fazerem releitura contemporânea deste gênero tipicamente brasileiro. Com disco recém-lançado, o quarteto criado por Gian Correa (violão 7 cordas), Messias Brito (cavaquinho), Rafael Toledo (pandeiro) e Henrique Araújo (bandolim) tocará desde Hermeto Pascoal até Hamilton de Hokanda e Yamandu Costa, além de composições próprias.
Com influências da música americana, africana e erudita, o Aeromosca interpretará obras como "Bateu Messias" (Gian Correa); Perigoso (Esmeraldino Salles e Orlando Silva); Cadê Gian (Henrique Araújo); e "Samba do Véio" (Hamilton de Holanda e Yamandu Costa).
"Música de Câmara no Conservatório", as quintas-feiras, às 20h: Os músicos da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo se apresentam em deferentes formações camerísticas, com repertórios variados. Entre as apresentações, estão previstos, além do concerto de violoncelistas, grupos de piano, percussão e sopros, além de estudos dedicados ao Impressionismo e à Música europeia do século XX.
No concerto "Música de Câmara na Europa do Século 20", o grupo formado por Diogo Maia (clarinete), Eric Silva (trompa), Mariana Amaral (violoncelo), Matthew Taylor (fagote), Paulo Calligopoulos (violino), Pedro Visockas (viola), Rodrigo Nagamori (oboé) e Taís Gomes (contrabaixo) se apresenta na Sala do Conservatório, na quinta-feira (10/9), às 20h.
A primeira das peças a ser apresentada, "Phantasy Quartet, op.2" foi escrita em 1932 por Benjamin Britten para uma competição de obras de câmara. Em seguida, será executado o "Quinteto, op.39", de Sergei Prokofiev, relacionada à música que o autor soviético fez para o balé "Trapèze".
No programa da noite também estão "Serenata in Vano", de Carl Nielsen, e "Till Eulenspiegel, einmal Anders!", de Richard Strauss, com arranjo de Franz Hasenöhrl.
"Música Contemporânea", as quintas-feiras, às 20h: com estreias mundiais em todas as apresentações, o público terá acesso ao que vem sendo produzido neste estilo no mundo inteiro, com expoentes do ritmo.
A estreia reservada para esta noite é "Digressões...Ionisation", escrita por Arthur Rinaldi, é inspirada na obra de Edgar Varèse. O concerto intitulado "Notas, Ritmos e Ruídos: Música para Percussão", acontece na quinta-feira (24/9), às 20h.
Para interpretá-lo, quem sobe ao palco da Sala do Conservatório é o Grupo de Percussão do Instituto de Artes da Unesp (PIAP), formado por Alisson Amador, Carlos Stasi, Gustavo Surian, Joachim Emidio, Heri Brandino, José Gonçalves, Rafael Costa e Rogério Alves.
Além da composição de Rinaldi, entram no repertório ainda "Tune", de Mario Bertoncini; "Triplun a 2", de Carlos Stasi; "Atenção sem escolha", de Alisson Amador; e "Caos VS Ego", de Heri Brandino.
O grupo PIAP foi criado em 1978 por John Boudler para o aperfeiçoamento acadêmico de seus integrantes, além de servir para divulgar o repertório percussivo brasileiro.
SERVIÇOS
"Instrumental no Conservatório"
- 9 de setembro de 2015, quarta-feira, às 20h, 3 na Manga
- 23 de setembro de 2015, quarta-feira, às 20h, Aeromosca
"Música de Câmara no Conservatório"
- 10 de setembro de 2015, quinta-feira, 20h, Música de Câmara na Europa do Século 20
"Música Contemporânea"
- 24 de setembro de 2015, quinta-feira, 20h, Notas, Ritmos e Ruídos: Música para Percussão
Praça das Artes - Sala do Conservatório
Av. São João, 281- Centro - São Paulo.
Próximo às estações Anhangabaú e São Bento do Metrô
Ingressos: R$ 20 (com meia-entrada)
Capacidade: 200 lugares
Duração: Aproximadamente 60 minutos
Classificação etária: A partir de 10 anos.
www.compreingressos.com/theatromunicipaldesaopaulo
Bilheteria Sala do Conservatório - Praça das Artes
De segunda a sexta das 10h às 19h.
Sábado, domingo e feriados das 10h às 17h.
Em dias de espetáculos, até o início do evento;
Bilheteria do Theatro Municipal
De segunda a sábado das 10h às 19h.
Domingo das 10h às 17h.
Nos espetáculos à noite, até o início do evento;
Em dias de espetáculos pela manhã, a partir das 9h.
Assessoria de Imprensa do Theatro Municipal
Amanda Sena
asena@theatromunicipal.org.br
t +55 11 3053-2085
Caroline Zeferino
czeferino@theatromunicipal.org.br
t +55 11 3053-2086
Nenhum comentário