Últimas

Truecaller ajuda a identificar chamadas criminosas no celular

App que conquistou rapidamente os brasileiros evita cair em golpes pelo telefone, como do falso sequestro, do torpedo premiado ou da confirmação de dados


Senado irá votar lei que proíbe chamadas não identificadas

A dificuldade das autoridades em coibir o uso de celulares nas penitenciárias e a criatividade dos criminosos continuam fazendo vítimas através de golpes aplicados pelo telefone. Somente no primeiro trimestre de 2015, a Administração Penitenciária do Estado de São Paulo (SAP) informa ter apreendido 6.081 telefones nas suas cadeias, realidade que se repete nos outros Estados do País.

O aumento na ocorrência de extorsões realizadas pelos bandidos pelo telefone está em discussão no Senado, através da Comissão de Ciência e Tecnologia, que deverá votar nos próximos meses um projeto de lei com o objetivo de coibir a realização de chamadas anônimas, proibição voltada também à redução das campanhas abusivas de telemarketing.

Caso aprovada, de acordo com a nova lei “as prestadoras de serviços de telefonia fixa ou móvel oferecerão aos usuários, sem custo adicional, o serviço de identificação do código de acesso originador da chamada”. Outro artigo irá determinar que “são vedadas a oferta e a comercialização de produtos ou serviços que tenham por objetivo impossibilitar ou dificultar a identificação do código de acesso originador da chamada”.

Como diminuir os riscos de uma chamada criminosa?

Além de ficar sempre atento com chamadas desconhecidas, há diversas medidas que podem ser adotadas para evitar cair em golpes pelo telefone. Uma delas é baixar o aplicativo Truecaller, que permite identificar quem está chamando, mesmo que o número não esteja na lista de contatos, e auxilia a bloquear ligações indesejadas.

Com mais de 150 milhões de usuários no mundo, um milhão deles brasileiros, o Truecaller identifica e bloqueia mais de 8 milhões de ligações não identificadas por dia. O app oferece recursos como a identificação de chamadas e o bloqueio de SPAMS telefônicos. Somente no Brasil, o Truecaller soma mais de meio milhão de números marcados como indesejados.

A lista de spam do Truecaller é atualizada em tempo real. Assim, mesmo que os criminosos mudem seus telefones, os usuários ajudam uns aos outros a reportar os novos números para seu diretório.

O download do aplicativo pode ser feito gratuitamente para diversos sistemas operacionais e smartphones, incluindo iOS, Android, Windows Phone, BlackBerry e Nokia.

Recentemente, foi lançado também o Truemessenger, para Android, que substitui o SMS convencional com a vantagem de identificar, mostrar o nome de quem enviou mensagens e auxiliar a filtrar e bloquear spams.

Golpes mais comuns realizados pelo telefone:

- Falso sequestro: o criminoso simula estar com um parente em cativeiro para forçar o depósito do dinheiro do resgate em uma conta bancária.

- Confirmação de dados: o estelionatário entra em contato fingindo ser funcionário de alguma empresa e que precisa confirmar dados para atualizar o sistema, mas na verdade irá utilizá-los para realizar transações comerciais em nome da vítima

- Torpedo premiado: o usuário recebe uma mensagem por SMS informando que ganhou um prêmio, mas que, para receber, deve adicionar crédito em alguma conta de celular pré-pago ou fazer depósito em determinada conta bancária.

Sobre a Truecaller

Truecaller é uma empresa sueca especializada em tecnologia de busca e gerenciamento de contatos. A empresa tem mais de 150 milhões de usuários em todo mundo e o aplicativo está disponível para todos equipamentos que acessam a Internet. Com sede em Estocolmo, a Truecaller foi fundada em 2009 por Alan Mamedi e Nami Zarringhalam. Dentre seus investidores estão grandes fundos, como o Sequoia Capital, Atomico e Kleiner Perkins Caufield Byers. Para mais informações acesse www.truecaller.com

MAIS INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA
FirstCom Comunicação (www.firstcom.com.br)
Luis Claudio Allan (luisclaudio@firstcom.com.br)
Marcos Viesti (marcos@firstcom.com.br)
Aline Dumelle (aline@firstcom.com.br)
Tel.: (11) 3034-4662

Nenhum comentário