Últimas

Para embaixador Rubens Ricupero, a Engenharia é uma das ferramentas para o desenvolvimento econômico

Entre as características básicas desse profissional estão habilidade para lidar com os números, raciocínio lógico e precisão, além de boa compreensão sobre questões sociais e econômicas

A Engenharia e a Economia caminham juntas. É comum um engenheiro ocupar posições importantes em setores que são teoricamente mais voltados para profissionais formados em Economia. No Brasil, essa questão é mais forte e isso ocorre porque há uma deficiência na educação formal, em que conhecimento de matemática, até de pessoas com curso superior, é muito inferior ao da média mundial.
“O engenheiro tem habilidade para lidar com os números – o que é uma vantagem no desenvolvimento de projetos e na gestão de negócios”, afirmou o embaixador Rubens Ricupero, diretor da Faculdade de Economia da Fundação Armando Alvares Penteado, durante palestra no IX Simpósio e Feira de Engenharia da FAAP, realizada ontem (27/10). O evento, que ocorre desde 2007, terá várias palestras no decorrer da semana e será finalizado na sexta (30/10) com uma mostra dos projetos dos alunos de todas as áreas da engenharia – civil, elétrica, mecânica, produção e química.

Entre as características básicas desse profissional, segundo o embaixador, estão raciocínio lógico e precisão, entre outras. Os engenheiros são pessoas capacitadas em cálculos matemáticos e na transferência de ideias para o mundo real, mas também devem ter boa compreensão sobre questões sociais e econômicas.

Desafio para futuros engenheiros
Outro aspecto do futuro profissional da engenharia, considerado pelo Embaixador Ricupero, é sobre o agravamento da crise econômica e política do País, o que pode prejudicar o mercado de trabalho. “O cenário não é desesperador, embora os números sejam preocupantes”, ponderou, acrescentando que no momento em que o governo tiver credibilidade, a confiança dos investidores voltará e o país poderá retomar seu crescimento.

A queda gradativa do índice de natalidade no País é apontada como um dos fatores que podem ajudar no crescimento. Quando a população não cresce em índices elevados, fica mais fácil aumentar a renda. O crescimento demográfico anual está hoje entre 0,8% e 0,7%, sendo que a taxa de natalidade é de 1,7 - 1,8 filhos, quando o nível mínimo de reposição é de 2,2. Em 1970, o Brasil contava com 90 milhões de habitantes e hoje são 200 milhões.

Outro ponto que precisa de maior atenção é a infraestrutura do Brasil, que é muito precária e vai demandar décadas de investimentos. Nos anos 70, o governo investia 6% do PIB, hoje esse índice caiu para 2%. O que o País tem de fazer nessa área é colossal. “Para o País crescer será preciso investir em melhoria da produtividade e inovação, além da infraestrutura. Três elementos-chave na profissão de um engenheiro”, concluiu.

Sobre a Faculdade de Engenharia da FAAP – Fundada em 1967, a Faculdade oferece habilitações nas áreas da engenharia Civil, Elétrica, Mecânica, Produção e Química. Os alunos recebem formação global, capacitação técnica e humanística, fundamentada nos princípios de gestão, liderança, empreendedorismo e compromisso sustentável. Possui oficinas e laboratórios de alta tecnologia e professores altamente capacitados.

Outra característica é o da formação múltipla, em que o aluno pode cursar até quatro disciplinas extras por semestre, de qualquer curso de graduação da FAAP, sem custos adicionais. Também há a possibilidade de conseguir uma colocação no mercado por meio da área de Gestão de Carreiras da FAAP. Além disso, os futuros engenheiros contam com programas de internacionalização em diversas instituições de mais de 20 países.

Informações sobre o curso podem ser obtidas pelo e-mail eng.diretoria@faap.br.
A programação completa do IX Simpósio e Feira de Engenharia está disponível no site da FAAP e pode ser acessada através do link http://mirror.faap.br/simposiodeengenharia/.

IX Simpósio e Feira de Engenharia
Data do simpósio: 27 a 29/10 (das 8 às 12 horas e das 19 às 21 horas)
Data da feira: 30/10 (das 14 às 18 horas – das 19 às 21 horas)
Local: Centro de Convenções da FAAP
Endereço: Rua Alagoas, 903 – Higienópolis

Nenhum comentário