Seminário Lide Mulheres empreendedoras debate a globalização de empresas brasileiras
Empresárias da Apex-Brasil, Stefanini, Ornare e Dudalina contam como enfrentaram o desafio de expandir seus negócios para fora do Brasil
A importância das mulheres no comando das empresas e as transformações que elas promovem na sociedade ao ocuparem estes cargos foram os temas abordados por quatro grandes mulheres líderes empresariais durante o Seminário LIDE Mulheres Empreendedoras, que lotou o Auditório da Gocil, na noite do dia 21 outubro, em São Paulo.
Adriana Rodrigues, coordenadora de Competitividade da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), destacou que o empoderamento feminino resulta em importantes avanços e explicou as ações da Apex para desenvolver empresas e negócios do Brasil para o mundo. “Quando a mulher aumenta a renda, os primeiros investimentos são na educação, qualidade de vida e saúde. Quanto mais capacitarmos mulheres para o comando das empresas, melhor será para todos. Nos últimos anos, das 20 mil empresas que incentivamos a internacionalização, identificamos 12 mil com mulheres na liderança, mas sem nenhuma ação voltada para o comércio exterior. Porém, hoje já realizamos um trabalho de promoção para a exportação em 6 mil destas companhias”, enfatizou.
Um exemplo do sucesso na exportação de produtos e serviços foi apresentado por Esther Ornare, sócia da Ornare, líder de móveis planejados do segmento de luxo. A executiva contou à plateia que depois de ter consolidado a marca no mercado nacional, impôs o novo desafio de expandir fronteiras e chegar a novos países – Miami (EUA) foi a primeira cidade escolhida. “Desembarquei lá com meu marido com a sensação de começar do zero. O desafio foi grande, mas o segredo é que todas as pessoas no mundo gostam de produtos de qualidade, o que já fazíamos aqui no Brasil. Pouco a pouco, formamos uma rede de aliados e, principalmente, de amigos. Afinal, ninguém compra nada de um inimigo. Agora, já abrimos showrooms em Dallas e na Cidade do México e sempre estamos prospectando novos mercados”, relatou.
Sônia Hess de Souza, presidente do LIDE Mulher e moderadora do encontro, também compartilhou sua experiência. Sônia passou por uma insegurança parecida quando resolveu levar a marca Dudalina para fora do País. “Nossa internacionalização começou com um pequeno espaço dentro de uma loja em Milão; hoje, a marca tem uma loja própria na cidade italiana. A minha coragem tem que ser maior do que os meus medos”, afirmou.
Mônica Herrero, CEO da Stefanini, multinacional brasileira de produção de softwares que atua em 30 países, contou que a sua trajetória serviu de inspiração para sua filha que acaba de terminar a faculdade. “Durante uma entrevista de emprego, ela foi questionada se pretendia ser mãe e se essa decisão não iria comprometer a sua carreira profissional. O que ela disse ao entrevistador? ‘Sou filha de uma grande executiva brasileira e isso não me gerou nenhum trauma. Pelo contrário, minha mãe é um exemplo. Nunca senti a ausência dela’”, testemunhou a executiva que, no Brasil, lidera 11 mil pessoas.
“O evento demonstra o avanço das mulheres na sociedade e todas as mudanças que elas são capazes de realizar em suas vidas e de todos à sua volta. Os testemunhos serviram de inspiração”, disse Gustavo Ene, CEO do LIDE – Grupo de Líderes Empresariais.
Com patrocínio da APEX-BRASIL, o SEMINÁRIO LIDE MULHERES EMPREENDEDORAS contou com o apoio da GOCIL E RÁDIO BANDEIRANTES. Como fornecedores oficiais estavam CDN COMUNICAÇÃO e ECCAPLAN. L´OFFICIEL, PR NEWSWIRE, REVISTA LIDE, TOP MAGAZINE e TV LIDE foram mídia partners.
Legenda: Mônica Herrero, CEO da Stefanini, Adriana Rodrigues, da Apex-Brasil, Sônia Hess de Souza, presidente do LIDE Mulher e Esther Ornare, sócia da Ornare. (Crédito: Fredy Uehara)
Nenhum comentário