Sob uma nova ótica, autor apresenta modelo de Gestão e Cultura de Resultados priorizando o sucesso da empresa aliado à realização de seus colaboradores
No livro, João de Lima defende a cultura como fator de transformação e geração de resultados dentro da corporação, na qual a ‘pessoa’ deve ser vista como principal sujeito responsável por essas ações
Na obra, Lima aborda de forma inovadora os caminhos necessários para a construção da tão sonhada Cultura de Resultados, base para o sucesso e crescimento das empresas e para a realização das pessoas que nelas trabalham.
Definindo como elementos principais da Cultura de Resultados, a Estratégia do Negócio, o Sistema de Gestão, a Gestão de Pessoas e a Liderança, dando-lhes uma nova dimensão, o autor apresenta o Modelo Fractal de Gestão®, razão de sucesso das empresas vencedoras em seus processos de turnarounds e de transformação organizacional no Brasil e no exterior.
Dentro do modelo, esses elementos atuam de forma integrada e harmônica como vetores interdependentes para obter o desempenho e o comprometimento dos colaboradores, algo tão necessários para gerar os resultados definidos pelos objetivos e pelas metas, garantindo, com isso, a realização das pessoas e o sucesso da companhia.
Retomando a relevância das pessoas como protagonistas da obtenção dos resultados, propõe uma repactuação com esses atores, através da reinvenção das relações Empresa-Empregados, transformando-os em co-sócios na busca das metas e no compartilhamento dos ganhos dos resultados. Essa proposta parece tão essencial em momentos de bonança e nas horas das tormentas como as de hoje.
Na obra, Lima trata de temas que são costumeiramente discutidos, porém sob uma nova ótica, utilizando um triângulo fractal para representar o modelo proposto de forma didática. Também chamado por Lima de Triângulo Transformador, ele consegue traduzir a essência do Modelo de Gestão e Liderança para Construir a Cultura de Resultados.
Neste formato, o autor conseguiu sintetizar informações adquiridas durante um longo período de aprendizagem, integrando em uma figura única todos os elementos usados com sucesso pela Gerdau, GP Investiments e por empresas emblemáticas, inclusive nos momentos de fusões e aquisições.
Para estruturar o conteúdo da obra, com a ajuda da jornalista Suzana Naiditch, o especialista realizou entrevistas com grandes executivos, como Ronaldo Iabrudi, atual presidente do Grupo Pão de Açúcar, Jorge Gerdau Johannpeter e André Bier Gerdau Johannpeter, Chairman e CEO da Gerdau, respectivamente, Fersen Lamas Lambranho, Chairman do GP Investments e Otto Levy, vice-presidente de Operações da Magnesita, do GP Investments.
É um formato também inovador que não exige uma leitura sequenciada para que se entenda a obra por completo. Permite ao leitor explorar as partes a partir dos temas que mais lhe interessam.
O livro – A ideia de escrever Gestão e Cultura de Resultados surgiu depois de um encontro no saguão do aeroporto. Lima estava à espera da chamada de um voo com destino a Ilha de Páscoa, no Chile, quando encontrou o antigo colega, empresário Jorge Gerdau. Na ocasião, Gerdau enfatizou a importância do especialista passar o seu legado por meio de palestras ou através de um livro.
“Jorge disse algo que não saiu da minha cabeça, que o maior sentido da vida era contribuir para a transformação de outras pessoas”, lembra. Coincidência ou não, o 'triângulo fractal' que representa o modelo de gestão defendido por Lima, tem o mesmo formato do território da Ilha de Páscoa.
Título: Gestão e cultura de resultados
Subtítulo: O modelo para gerir e liderar pessoas realizadas e empresas vencedoras
Autor: João de Lima
Selo: Gente
Formato: 16 x 23 cm
Páginas: 288
Gênero: Gestão/administração geral
Lançamento: Setembro de 2015
Preço de capa: R$ 39,90
Nenhum comentário