Cleartech busca novos mercados
Responsável pela plataforma que possibilitou a portabilidade numérica no Brasil, companhia busca novos nichos de atuação, como o envio eletrônico de documentos
Thiago da Silva Santos, Diretor Comercial da Cleartech, lembra que a implantação da Portabilidade Numérica no sistema de telefonia do Brasil permite que um assinante mude de operadora mantendo o seu número telefônico, desde que guardadas as restrições em que a portabilidade deve ocorrer para um mesmo tipo de serviço (fixo ou móvel) e em uma mesma área local.
“O processo de implementação da portabilidade teve início com a consulta pública 734, em meados de 2006. Por mais de dois anos a Anatel coletou cerca de mil contribuições da sociedade, sendo 180 de usuários individuais, e realizou cinco audiências públicas em diferentes capitais”, lembra o executivo.
O modelo de portabilidade nacional previa que a entidade administradora – a ABR Telecom – gerenciaria todo o processo de realização e, através da Base de Dados Nacional de Referência (BDR), atualizaria a Base de Dados Operacional (BDO) das operadoras. Essa base de dados (BDO) seria utilizada no correto encaminhamento das chamadas, indiferentemente da prestadora a que o número pertença.
“A solução que fornecemos à ABR Telecom compreende desde o software do sistema de portabilidade até a infraestrutura dos servidores de aplicação e rede de comunicação. Além dos serviços de suporte e desenvolvimento de novas funcionalidades”, afirma Santos. O projeto foi finalizado em agosto de 2008 e entrou em produção no mês seguinte. “De acordo com as últimas análises, o número de portabilidades efetivadas no país está próximo a 30 milhões", revela.
Com o sucesso do projeto, a Cleartech passa agora para uma nova fase. Segundo o executivo, a companhia pretende expandir a abrangência de suas soluções para mercados ainda não atendidos.
“Isso vai nos permitir explorar um cenário de novas oportunidades de negócio em mercados como Varejo, Instituições Financeiras, empresas de cobrança e call centers, por exemplo”, diz o executivo.
Envio Seguro
Com a nova estratégia, a expectativa da companhia é conquistar um crescimento de 15% a 20% já em 2015. Boa parte deste crescimento, segundo Santos, virá do lançamento de soluções voltadas a mercados específicos, como o recém-anunciado Envio Seguro.
Santos explica que o novo serviço atende à tendência de substituição das correspondências de papel pelo meio eletrônico. “Com o Envio Seguro, passamos a dar condição técnica para que empresas que trabalhem com grandes volumes de correspondências possam enviá-las com validade jurídica, confirmação de entrega e carimbo do tempo atestado pelo Observatório Nacional com Data e Hora”, explica.
Na prática, o serviço oferece as mesmas características que uma carta registrada enviada pelos Correios, só que por menos da metade do preço de uma carta simples. Santos explica que a economia média, em relação ao uso de papel, é de 50%, podendo chegar a 70% em alguns casos. “A média de custo de envio de uma cobrança como carta simples, por exemplo, é de R$ 2,00 por envio. Em formato eletrônico, o valor cai para menos da metade”, compara o executivo, lembrando que, para dar ao formato eletrônico a mesma validade jurídica do formato impresso, o Envio Seguro conta com assinatura eletrônica, criptografia, carimbo do tempo e garantia de entrega.
Santos ressalta que, no Brasil, o mercado de grandes volumes de correspondência movimenta cerca de R$ 3 bilhões anualmente. O serviço tem como foco empresas de médio e grande porte que trabalham com grandes volumes de correspondência, como bancos, operadoras de telecomunicações, empresas de utilities, companhias de cobrança, entre outras.
O executivo explica que o serviço será oferecido sob demanda, a partir de uma quantidade mínima de 5 mil correspondências por envio, e que não há a necessidade de qualquer investimento por parte dos clientes. “Utilizamos o mesmo arquivo que as empresas enviam às gráficas, pedindo apenas a inclusão do e-mail do destinatário”.
Santos afirma que os pilotos já realizados pela Cleartech demonstram taxas de entrega de 94%. Além disso, o serviço pode ser integrado ao envio de SMS ao cliente, confirmando a entrega ou fornecendo uma senha para que ele abra a fatura de seu cartão de crédito ou o resultado de um exame.
De acordo com Santos, as tecnologias utilizadas para o desenvolvimento do Envio Seguro já são consolidadas. “O serviço pôde ser lançado agora por dois motivos: as decisões judiciais passaram a tratar o formato eletrônico e os usuários estão cada vez mais conectados à internet. Por isso estamos apostando neste mercado”, finaliza.
Sobre a Cleartech
A Cleartech atua no mercado de telecomunicações com soluções e software de alta qualidade, tanto no desenvolvimento quanto no modelo ASP, com destaque para a robustez, grandeza, complexidade e desafios à solução de portabilidade numérica brasileira. É uma das maiores do mundo em volume e capacidade de processamento neste setor. A Cleartech utiliza todo seu know-how, obtido em mais de 16 anos de experiência com software da cadeia de receita de operadoras de telecomunicações, no aprimoramento de processos e, principalmente, na identificação e validação de cenários de faturamento.
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