Últimas

Eataly SP conquista importante prêmio de Arquitetura

Local ganha primeiro lugar na categoria de "Prédios Comerciais"


Não é só o lazer gastronômico que tem atraído milhares de pessoas ao Eataly São Paulo semanalmente. O seu projeto de arquitetura também é um grande atrativo. Tanto que o local acabou de conquistar o prêmio O Melhor da Arquitetura 2015 na categoria Edifícios Comerciais, promovido - em sua oitava edição - pela conceituada revista especializada Arquitetura & Construção. O evento, que ocorreu anteontem (23) na Sala São Paulo, premiou o escritório Espaçonovo Arquitetura, comandado pela arquiteta Jovita Torrano.

O Espaçonovo foi o escritório brasileiro responsável pelo projeto do Edifício que acolheu o "Shopping Gourmet". Inspirado nos Mercados Municipais e valorizando a iluminação natural, o projeto foi concebido com um grande vazio central que integra todos os restaurantes e setores da loja. A fachada reforça a linguagem contemporânea, a fluidez da linha vermelha caracteriza o Edifício traduzindo a harmonia do espírito Eataly. O interior da loja segue o padrão internacional do Eataly e foi feito em parceria com a equipe de arquitetos italianos comandado por Carlo Piglione.

Sobre o Eataly:

O Eataly, maior mercado de gastronomia e produtos artesanais italianos do mundo, inaugurou sua primeira unidade na América Latina, em São Paulo, no dia 19 de maio, no número 1.489 da Avenida Presidente Juscelino Kubitschek.

A loja de São Paulo, a exemplo de todas as unidades do mundo, foi inspirada no primeiro Eataly em Turim, Itália, fundado por Oscar Farinetti, em 2007 que carrega os valores de sustentabilidade, responsabilidade e compartilhamento incorporados em sua filosofia. Nos 4,5 mil metros quadrados espalhados pelos três pisos da loja em São Paulo, os visitantes podem provar muitas novidades, saborear vários pratos e comprar muitos produtos, bebidas e vinhos. Em cada país onde chega, o Eataly oferece, além de produtos artesanais italianos, os produtos artesanais locais. Ao todo, são sete restaurantes temáticos (Il Crudo, Le Verdure, La Piazza, La Carne, Il Pesce, La Pasta e La Pizza) e um restaurante com bar que é a novidade exclusiva para São Paulo: Brace Bar e Griglia. Em outros pontos de alimentação, encontram-se duas cafeterias (Lavazza e Vergnano), uma gelateria (Il Gelato di Venchi), uma pasticceria (La Pasticceria di Luca Montersino), uma chocolateria (Il Cioccolato Venchi), um bar de sucos de frutas feitos na hora (Bar della Frutta) e um balcão de Nutella.

O mercado é dividido em 22 departamentos, com um total de 7 mil produtos comercializados, que incluem padaria, hortifrúti, açougue, peixaria, rotisseria, pasta fresca, uma fábrica de mozzarella, queijos, carnes curadas, laticínios e todas as categorias essenciais de uma mercearia, como doces, geleias, conservas, azeites, molhos, temperos, condimentos, massas, arroz, bebidas não alcoólicas, vinhos, cervejas, destilados, livraria e bazar. Todos esses produtos não ficam concentrados em uma área, mas distribuídos por todo o local, obedecendo a lógica da proximidade: o hortifrúti fica próximo ao Le Verdure, o açougue perto do La Carne, e assim por diante. Além disso, existe 5 laboratórios de produção artesanal de produtos de confeitaria, pães, pasta, cerveja e mozzarella fresca.

Nenhum comentário