Últimas

Editora Peirópolis publica livro infantil venezuelano que trata das diferenças

“Um conto singelo e profundo sobre as diferenças e a busca de convergência” Helena Arellano Mayz, no jornal El Nacional, de Caracas

            


FICHA TÉCNICA

Título: Azul e Vermelho
Autor: Mireya Tabuas
Ilustrador: Patrícia Van Dalen
Nº de páginas: 60
ISBN: 978-85-7596-362-3
Preço: R$ 35,00

Ninguém pensa igual. Há os que gostam do azul e têm motivos de sobra para isso, e há os que preferem o vermelho, e têm toda razão também. Muitas vezes dentro da nossa própria casa é assim. E com certeza é assim no mundo lá fora: amigos, vizinhos, as pessoas na rua, na escola, e até na televisão – os artistas, os políticos… Impossível não reconhecer as diferenças no mundo.

Azul e vermelho é um pequeno livro-objeto para ser lido por crianças e adultos. Aparentemente, trata de cores e formas, mas, no virar das páginas, alguma coisa acontece no coração do leitor, e na sua consciência.

Idealizado e produzido no mercado editorial independente da Venezuela, reflete a necessidade de conciliação e respeito às diferentes posições, preferências e convicções políticas e ideológicas dos indivíduos. Trata de convivência e das relações entre os diferentes. E da mágica que o amor é capaz de produzir, oferecendo aos diferentes a amálgama da curiosidade e do respeito, e revelando a esperança que reside intacta no coração dos que vivem em ambientes aparentemente irreconciliáveis. Em momentos de exaltação política e de radicalização de posições, este livro tem muito a nos ensinar.

Editado originalmente pela Camelia Ediciones, Azul e Vermelho foi escolhido pela Editora Peirópolis como forma de construir pontes entre o reduzido mercado venezuelano e o Brasil, dando voz ao trabalho de artistas gráficos, editores e autores de lá. De autoria da venezuelana Mireya Tabuas, o pequeno e valioso livro tem formas de Ricardo Báez e cores de Patricia Van Dalen, todos de Caracas.

SOBRE A AUTORA

Mireya Tabuas nasceu em Caracas, na Venezuela, em 1964. É jornalista, escritora e dramaturga. Para crianças, escreveu Gato Encerrado, premiado com o White Ravens concedido pela Biblioteca Internacional de Munique, Cuentos para Leer a escondidas, e Cuentos prohibidos por la abuela, os dois últimos selecionados pelo IBBY. Trabalhou por vinte anos no jornal venezuelano El Nacional. Atualmente vive em Santiago do Chile.

Para saber mais sobre a autora, consulte o texto “El mundo de Mireya Tabuas” (MUÑOZ, Manuel Peña. “El mundo de Mireya Tabuas”. Historia de la Literatura Infantil y Juvenil en América Latina. Madri: Fundación SM, 2009. pp 422-423).

SOBRE A EDITORA PEIRÓPOLIS

Criada em 1994, a Editora Peirópolis tem como missão contribuir para a construção de um mundo mais solidário, justo e harmônico, publicando literatura que ofereça novas perspectivas para a compreensão do ser humano e do seu papel no planeta. Suas linhas editoriais oferecem formas renovadas de trabalhar temas como ética, cidadania, pluralidade cultural, desenvolvimento social, ecologia e meio ambiente – por meio de uma visão transdisciplinar e integrada. Além disso, é pioneira em coleções dedicadas à literatura indígena, à mitologia africana e ao folclore brasileiro. Há alguns anos, a Peirópolis vem desenvolvendo um catálogo de literatura portuguesa, com o valioso reconhecimento e apoio da Direcçcão geral do Livro e da Biblioteca (DGLB) do Ministério da Cultura de Portugal. A Editora é parceria da Brasil em Mente para trabalhar literatura para crianças e jovens em Língua Portuguesa com a comunidade de falantes do português fora do Brasil.

Para saber mais sobre a Peirópolis, acesse www.editorapeiropolis.com.br

Nenhum comentário