Últimas

Exposição sobre os 45 anos da UFSCar é inaugurada no Campus Sorocaba

Trabalhos estão expostos para visitação gratuita no prédio da Biblioteca até o 
dia 4 de dezembro


Na última segunda-feira, 23 de novembro, foi inaugurada no Campus Sorocaba a Exposição UFSCar 45 Anos - Memória da Extensão. O objetivo é divulgar para toda comunidade, interna e externa, os produtos desenvolvidos pelas atividades de extensão vinculadas ao Edital Especial de Memória, proposto pela Pró-Reitoria de Extensão (ProEx), por ocasião das comemorações dos 45 anos da UFSCar. Participam da exposição 23 trabalhos contemplados pelo edital, com material produzido por membros dos quatro campi da Universidade.

Na ocasião do lançamento, houve roda de conversa com a participação da professora Rita de Cássia Lana, do Departamento de Geografia, Turismo e Humanidades (DGTH), do Diretor do Centro de Ciências Agrárias (CCA), do Campus Araras, professor Jozivaldo Prudêncio Gomes de Morais, e do professor Wilson Alves Bezerra, Coordenador de Cultura da ProEx.

Durante o bate-papo, o professor Jozivaldo contou sobre a história do Campus Araras desde o seu surgimento no início da década de 1990, a expansão com o projeto de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), até os desafios atuais para a continuidade do desenvolvimento do campus. “Em 1991, a UFSCar incorporou as unidades paulistas do extinto Planalsucar [Programa Nacional de Melhoramento Genético da Cana-de-Açúcar] e absorveu a estrutura do Instituto de Açúcar e Álcool (IAA) em Araras, dando origem ao campus e ao seu Centro de Ciências Agrárias. Apesar do começo atípico, nossos cursos sempre foram muito bem avaliados pelo Ministério da Educação e todas as dificuldades que surgiram ao longo do tempo puderam ser superadas por meio de um trabalho de cooperação entre os servidores docentes e técnico-administrativos, e também de uma relação muito saudável com todos os nossos alunos”, conta o diretor do CCA.

Por sua vez, a professora Rita de Cássia abordou aspectos da identidade institucional da UFSCar em sua formação histórica. Para Rita – que, em sua pesquisa de doutorado, investigou documentos oficiais da UFSCar entre os anos de 1988 a 2002 – ao resgatar a história da Universidade, fica evidente como a instituição sempre esteve inserida nas discussões sobre as políticas educacionais, em âmbito nacional. “É muito clara, no perfil da UFSCar, a postura de trazer para dentro de suas instâncias as questões sociais que demandam reflexão crítica, com o objetivo de contribuir com o avanço do País, nas mais diferentes áreas. Além disso, é evidente como a Universidade, historicamente, peleja para garantir a participação de todos os seus atores, nas decisões institucionais”, afirma a docente do DGTH.

Para o Coordenador de Cultura da Proex, trabalhos como os da exposição UFSCar 45 Anos - Memória da Extensão “permitem reflexões sobre a trajetória da instituição necessárias para, a partir do conhecimento e experiência acumulados, empreendermos as transformações desejadas e construirmos a Universidade que desejamos”.

A roda de conversa foi realizada no Auditório do ATLab, na presença de docentes e técnicos-administrativos do Campus Sorocaba. Já os 23 trabalhos que compõem a exposição estão no prédio da Biblioteca do campus, ondem ficam até o dia 4 de dezembro, para visitação gratuita. No dia 7 de dezembro, o material segue para o Núcleo de Extensão em Educação, Tecnologia e Cultura (ETC) da UFSCar, também em Sorocaba [Rua Maria Cinto de Biaggi, 130 – Santa Rosália]; e, em janeiro de 2016, a exposição será inaugurada no Campus Lagoa do Sino.

Nenhum comentário