Manchas e cicatrizes: estética e autoestima recuperadas com os tratamentos adequados
Dermatologista da equipe do médico Gilvan Alves fala sobre o que há de melhor e mais moderno para acabar com esses problemas na pele
A dermatologista Paola Machado Gomes (CRM 20158) pertence à equipe do médico Gilvan Alves (CRM 7940). Segundo ela, no tratamento de manchas, por exemplo, é necessário, inicialmente, definir através de minucioso exame clínico qual o tipo, profundidade e localização da mancha. Assim, é possível tratar de forma mais específica o problema utilizando técnicas, como lasers, associadas a cuidados em casa.
“Os tratamentos com lasers visam destruir o pigmento com um pulso ultra rápido, sem causar lesão na superfície da pele. Já o tratamento tópico tem como finalidade reorganizar as células produtoras de melanina e bloquear as reações químicas que culminam com a produção exagerada do pigmento”, explicou a especialista.
Melasma é uma mancha escura na pele. Segundo a dermatologista, esse problema exige um tratamento combinado e muita disciplina do paciente. Sessões de laser e peelings são as indicações mais adequadas para acabar com esse tipo de mancha. No caso das cicatrizes também são utilizados lasers no tratamento.
“Um dos lasers estimula a formação de fibroblastos e colágeno, o outro destrói os vasos que nutrem o tecido cicatricial. São tratamentos bem tolerados pelos pacientes e realizados com intervalos de até quatro semanas. A quantidade de sessões vai depender do tipo de pele, número e extensão das cicatrizes”, disse Paola Machado.
Já quem busca uma aparência mais jovem para a pele, sobretudo para o rosto, a dermatologista indica a toxina botulínica, que suaviza as rugas de expressão.
“Essa substância relaxa a musculatura e com isso a pele suprajacente. Os preenchedores também prometem ótimos resultados para face e mãos. Podem devolver o volume, preencher sulcos ou simplesmente hidratar a pele. Alguns deles podem ainda servir para o rejuvenescimento do pescoço, melhorando o aspecto envelhecido e ainda atingindo a ‘papada’”, concluiu.
Nenhum comentário