Últimas

Suporte a vídeos 4K HDR torna TVs Samsung prontas para o futuro

Recurso é o próximo grande salto na qualidade de imagem das TVs 4K


Depois de atingirem resoluções altíssimas com a chegada das telas 4K, as TVs estão no caminho de mais um salto evolutivo graças a um novo recurso: o HDR. Capaz de garantir cores mais vivas e melhorar o contraste entre as áreas mais claras e mais escuras das imagens, o recurso aplicado em vídeos era exclusivo das telas das melhores salas de cinema. Mas a Samsung, líder global em tecnologia, tem em sua linha SUHD modelos capazes de reproduzir esse tipo de conteúdo.

Com versões de 50 e 88 polegadas, os aparelhos conseguem levar à sala de estar toda essa qualidade propiciada pela tecnologia, que é considerada uma tendência pela indústria de cinema e de séries. As telas de nanocristais usadas nos modelos JS9500, JS9000, JS8500 e JS7200 têm intensidade de brilho mais alta, e por isso são capazes de reproduzir níveis de sombra e cores fielmente, trazendo imagens ainda mais próximas do que o consumidor vê “do lado de fora”.

Mas afinal, o que é HDR?

Sigla para high dynamic range (ou alto alcance dinâmico), o HDR já é popular há algum tempo, principalmente em câmeras fotográficas. O que o recurso faz é basicamente “fundir” quadros que foram capturados em diferentes níveis de exposição – um mais claro, outro mais escuro e um no meio termo, por exemplo. O resultado, após ser processado, é uma imagem (em foto ou vídeo) de maior contraste, com todas as áreas da cena bem iluminadas e, normalmente, com cores ainda mais vívidas.

A popularização do uso da tecnologia na produção de filmes e séries, no entanto, é mais recente – e mais ainda é o suporte das TVs à reprodução de conteúdo assim.

Na verdade, até poucos meses atrás, modelos disponíveis no mercado não conseguiam exibir propriamente vídeos em HDR, graças a restrições na intensidade do brilho. Para se ter uma ideia, modelos comuns de telas não costumam passar dos 100 nits (unidade de medida de luminosidade), e por isso ficam limitados à reprodução com menos brilho.

Já o modelo JS9500, da Samsung, chega à marca de 1000 nits. Com isso, a TV consegue exibir uma intensidade maior de níveis de brilho e contraste, reproduzindo de forma fiel filmes e séries produzidos em HDR. Partes das cenas que são mais iluminadas ficam ainda mais claras e nítidas, enquanto as mais escuras atingem um nível de preto absoluto graças a funções que ajudam a TV a regular a intensidade de seus LEDs traseiros.

Com isso, as TVs SUHD já estão prontas para seguir essa nova tendência da indústria cinematográfica, exibindo da melhor forma possível séries e filmes produzidos em HDR. Os modelos disponíveis hoje têm de 50 a 88 polegadas, e custam a partir de R$ 6.500,00.

Sobre a Samsung Electronics Co., Ltd.
A Samsung Electronics inspira o mundo e molda o futuro com ideias e tecnologias transformadoras, redefinindo os mundos das TVs, smartphones, dispositivos vestíveis, tablets, câmeras, eletrodomésticos, impressoras, equipamentos médicos, sistemas de rede e semicondutores e soluções LED. Nós também lideramos o espaço da “Internet das Coisas” por meio de nossas iniciativas de Casa Inteligente e Saúde, entre outras. Empregamos 319 mil pessoas em 84 países, com vendas anuais de US$ 196 bilhões. Para saber mais, visite o nosso site oficial – http://www.samsung.com – e nosso blog oficial –global.samsungtomorrow.com.

Nenhum comentário