Últimas

Unidade Niquelândia da Votorantim Metais obtém manutenção da ISO 14001 e recertificação da OHSAS 18001

Certificações reconhecidas internacionalmente atestam capacidade da empresa em operar com sistemas de gestão eficazes de meio ambiente e de segurança e saúde ocupacional 


Empresas que operam de acordo com quesitos estabelecidos por sistemas de gestão realizam suas atividades de forma mais organizada e podem identificar com mais clareza oportunidades de desenvolver soluções eficazes para superar desafios. Com um ambiente saudável e produtivo, as empresas ganham em desempenho, competitividade e recebem ainda mais respaldo no mercado por meio de certificações internacionais. A Unidade Niquelândia da Votorantim Metais, que atua em sintonia com o Sistema de Gestão Votorantim (SGV), preconizado pela Votorantim Metais para todas as suas unidades, conquistou recentemente a recertificação da OHSAS 18001 e a manutenção da ISO 14001. Para obter as certificações, a Unidade foi auditada de 26 a 30 de outubro pela empresa BSI Brasil.

A ISO 14001 é um selo estabelecido pela Organização Internacional para Normatização que define padrões industriais seguidos por empresas em todo mundo. É também a normatização que trata, especificamente, de meio ambiente, reconhecendo a aplicação das melhores práticas em gestão ambiental. Já o padrão OHSAS 18001 especifica requisitos de um sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional, permitindo que uma organização desenvolva e implante uma política de objetivos que levem em consideração requisitos legais e informações sobre riscos de Saúde e Segurança Ocupacional (SSO).

Na avaliação, sobressaiu-se a redução da taxa de frequência, estatística utilizada para calcular o número de acidentes para cada um milhão de horas trabalhadas. Também se destacaram iniciativas diversas, promovidas pela empresa para melhorar a organização e a segurança, como os treinamentos do Programa Cultivando Lideranças e dos 7 sensos de qualidade (7S), além do Programa de Reconhecimento de Segurança e do Programa de Educação Ambiental (PEA).

O gerente-geral da Unidade Niquelândia da Votorantim Metais, José Maximino Ferron, reforça que com as certificações, a empresa equipara-se às melhores empresas do mundo no que se refere à gestão de saúde, segurança e meio ambiente. “Trabalhar sob o regimento de um sistema de gestão é importante para aprimorarmos nossos processos, mas o engajamento coletivo é fundamental para a empresa evoluir. Essas certificações são, portanto, méritos de nossa gente, que atua com foco e comprometimento, mas, ao mesmo tempo, é motivada por transformações que geram valores para si, para a empresa e também para a sociedade”, afirmou.

Sobre a Votorantim Metais

A Votorantim Metais é uma empresa do Grupo Votorantim, um dos maiores conglomerados empresariais da América Latina. A companhia possui dezessete unidades: onze no Brasil, quatro nos Estados Unidos, uma na China e uma no Peru. A empresa é a maior fabricante de níquel eletrolítico da América Latina, líder no mercado brasileiro de alumínio e uma das cinco maiores produtoras de zinco do mundo.

Nenhum comentário