Últimas

Votorantim Metais comemora 34 anos de fabricação de níquel eletrolítico

Unidade Niquelândia extrai minério para produção de níquel eletrolítico 
de alta pureza na unidade de São Miguel Paulista, e que posiciona a 
Votorantim Metais como a maior produtora da América Latina


Pioneira na fabricação de níquel eletrolítico na América Latina, a Votorantim Metais comemora em novembro mais um ano de atuação nesse segmento. São 34 anos de fabricação de níquel eletrolítico de alta pureza, um produto que abastece o mercado nacional e internacional, atendendo fabricantes de ligas metálicas. O minério é destinado, em sua maioria, à produção do aço inoxidável. O níquel eletrolítico é também usado largamente na fabricação de baterias e aparelhos eletrônicos, celulares, cutelaria e metais inoxidáveis em geral.

A trajetória da Votorantim Metais no Negócio Níquel teve início em 21 de novembro de 1981, quando a empresa fabricou o primeiro lote de níquel eletrolítico na Unidade São Miguel Paulista, em São Paulo (SP). Desde então o processo produtivo é realizado pela Unidade Niquelândia, onde é produzido o carbonato de níquel. Fundada em 1979, no norte do Estado de Goiás, a Unidade Niquelândia possui uma operação integrada de mina e planta industrial pirometalúrgica e hidrometalúrgica para extração e beneficiamento de carbonato de níquel, matéria-prima para a fabricação do níquel eletrolítico.

Ao longo dos anos, a Unidade Niquelândia executou diversos projetos de tecnologia e inovação para aprimorar seus processos. Entre as principais iniciativas, destacam-se projetos de flexibilização da matriz energética, com a substituição de parte do óleo combustível por coque de petróleo e óleos renováveis. As medidas agregaram valor para a fábrica, que aumentou sua competitividade no mercado com uma operação que atua de forma mais sustentável, sem perder a eficiência e qualidade da sua produção. A Unidade Niquelândia também realiza investimentos constantes na aquisição de novos equipamentos e reformas setoriais na planta industrial, além de investimentos sociais no município e região.

Com o contínuo processo de modernizações, realizadas em 34 anos de história, a Unidade Niquelândia contabiliza, em 2015, a produção de 19 mil toneladas por ano de níquel contido no carbonato de níquel, além de 1.250 toneladas de cobalto e 2.000 toneladas de cobre. Com a contribuição de mais de 2.300 empregados próprios e terceiros, segue líder em produção de níquel eletrolítico da América Latina, com 70% de sua produção final destinada para mais de 20 países, sendo o Níquel e o Cobalto registrados na LME (London Metal Exchange).

Metalurgia do Níquel

Na Unidade de metalurgia de níquel, em São Miguel Paulista, a Votorantim Metais aprimora a produção do metal para os clientes da indústria. A Unidade desenvolve diferentes projetos de inovação e tecnologia com o objetivo de ganhar em eficiência e qualidade no fornecimento de produtos como o Níquel Eletrolítico metálico e o Níquel Coins (vendido em formato de pastilhas).

Dentre os projetos de destaque, em desenvolvimento na Unidade, está o projeto de um novo formato de níquel eletrolítico metálico para o mercado, o que vem sendo desenvolvido em parceria com professores da Universidade de São Paulo (USP) e equipe técnica do Senai Osasco, especialistas em fundição de metais. O objetivo é agregar valor ao metal para utilização na indústria de galvanoplastia – processo de revestimento de peças de aço e ferro.

Localizada em bairro da Zona Leste de São Paulo, a Unidade metalúrgica do níquel gera mais de 400 empregos diretos, sendo 80% das vagas preenchidas por trabalhadores da região. Além disso, a empresa aplica investimentos anuais em projetos socioculturais responsáveis por contribuir com a formação dos moradores da comunidade local.

Sobre a Votorantim Metais 

A Votorantim Metais é uma empresa do Grupo Votorantim, um dos maiores conglomerados empresariais da América Latina. A companhia possui dezessete unidades: onze no Brasil, quatro nos Estados Unidos, uma na China e uma no Peru. A empresa é a maior fabricante de níquel eletrolítico da América Latina, líder no mercado brasileiro de alumínio e uma das cinco maiores produtoras de zinco do mundo.

Nenhum comentário