Últimas

Hospital Estadual Vila Alpina conquista certificações de Amigo da Criança e do Idoso

Instituição administrada pelo Seconci-SP adapta infraestrutura à 3ª Idade e incentiva aleitamento materno.


São Paulo, janeiro de 2016 – Melhorar a qualidade de vida dos idosos dentro do hospital ao preparar o espaço físico, prezar pelo atendimento de qualidade de médicos e funcionários, e capacitar familiares para o convívio com esse público foram algumas das medidas adotadas pelo Hospital Estadual Vila Alpina (Heva), que acaba de conquistar o Selo Amigo do Idoso, iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. O hospital também foi certificado recentemente como Hospital Amigo da Criança, reconhecimento concedido pela Organização Mundial de Saúde, por ter implantado ações em prol do aleitamento materno. A instituição é administrada pelo Seconci-SP (Serviço Social da Construção), entidade qualificada como Organização Social de Saúde.

“As certificações comprovam a eficiência do modelo de Organizações Sociais de Saúde, como o Seconci-SP, ao reunir gerenciamento moderno com procedimentos que proporcionam à rede pública um ótimo nível de produtividade e de qualidade no atendimento à população”, afirma o presidente do Seconci-SP, Sergio Porto.

O bairro da Vila Alpina, na capital paulista, chama a atenção por reunir uma grande quantidade de imigrantes da Rússia e da Lituânia, dois povos que têm uma expectativa de vida alta. Além disso, o Brasil é um país que está envelhecendo rapidamente. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), até 2030 serão mais de 40 milhões de pessoas acima de 60 anos, ou 19% da população.

“No Heva, grande parte dos pacientes tem mais de 75 anos e há aqueles que passam dos 100 anos. Mensalmente, 58% das internações hospitalares e 22% dos atendimentos no pronto-socorro são de pacientes acima dos 60 anos. Estamos nos preparando para o aumento da expectativa de vida do brasileiro. Além disso, um dos princípios do hospital é fazer a inclusão da família no cuidado ao paciente. Ensinamos aos parentes tudo o que será necessário para o idoso dentro de casa”, diz Maria Fernanda Lopes, superintendente do Hospital Estadual Vila Alpina.

O hospital sempre trabalhou pautado na filosofia de atender com a máxima qualidade os pacientes da terceira idade e em 2014 assinou o termo de adesão para obtenção do Selo Amigo do Idoso, que traz o conceito de adequar a unidade às necessidades básicas deste público. “Na prática isso se traduz em implantação de rampas, corrimão, elevadores, banheiros com acessibilidade, iluminação e sinalização, mas sobretudo treinar desde a recepcionista ao médico, para que eles saibam como atender o idoso. Nos preocupamos em ter um olhar global sobre a saúde do paciente”, enfatiza Maria Fernanda.

Sete foram as ações obrigatórias adotadas pelo Heva para receber o Selo Inicial Amigo do Idoso, como uma palestra de sensibilização que atingiu 277 funcionários, com a proposta de vivenciar as dificuldades enfrentadas por quem está na terceira idade. “Distribuímos óculos que reduziam a visão, roupas que dificultavam a locomoção e protetores de ouvido para diminuir a audição. O objetivo era fazer os funcionários sentirem na pele as dificuldades que o envelhecimento traz”, explicou.

Merece destaque também a criação do Grupo de Apoio à Alta, que capacita familiares e cuidadores para atender o paciente com sequelas quando ele retorna para casa. A equipe do hospital orienta sobre direito previdenciário, alimentação, fisioterapia, enfermagem e todas as necessidades que o paciente vai precisar após sair do hospital.

Outra medida é o Protocolo de Fratura de Fêmur do Idoso. Qualquer paciente acima de 60 anos que dá entrada com esse tipo de lesão é internado imediatamente, faz os exames pré-operatórios e a cirurgia é realizada em até 72 horas. “Tudo isso a fim de diminuir as taxas de complicação e proporcionar uma recuperação mais rápida”, destaca a superintendente.

Em outubro de 2015, o hospital também foi certificado como Hospital Amigo da Criança, concedido pela Organização Mundial de Saúde. Para tanto, a instituição cumpriu dez passos que incentivam o aleitamento materno, como garantir o direito a acompanhante – da internação da mãe até a alta do bebê –, oferecer um ambiente tranquilo e acolhedor, disponibilizar métodos não farmacológicos de alívio da dor, assegurar cuidados que reduzam procedimentos invasivos, que, se prescritos, devem ser esclarecidos à mulher, entre outros.
Hospital Estadual Vila Alpina em número e serviços

Mensalmente o Heva realiza cerca de 600 procedimentos cirúrgicos, 200 partos, 15.000 atendimentos no pronto-socorro e 61 mil exames de laboratório e imagem, por meio de uma equipe de 1.305 profissionais e 386 médicos. A estrutura física de 16 mil metros quadrados de área construída conta com 19 consultórios, 7 salas de cirurgia, 4 salas de parto, 248 leitos e 39 leitos de UTI.

O Hospital Estadual Vila Alpina beneficia uma população de mais de 232 mil habitantes. Desde a sua fundação, em 2001, o hospital é referência regional para gestantes de alto risco. A unidade conquistou, em 2011, a Acreditação Canadense, do Canadian Council on Health Services Accreditation (CCHSA) e, em dezembro de 2012, obteve a Acreditação com Excelência (Nível 3), pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).

Nenhum comentário