Sustentabilidade: Asfalto reciclado é utilizado na Via Dutra
Iniciativas sustentáveis proporcionam reaproveitamento de material e diminuem a emissão de poluentes
A CCR NovaDutra iniciou, em 2015, o uso do asfalto reciclado - produzido a partir do reaproveitamento de material fresado, seja utilizando agentes rejuvenescedores emulsionados (ARE) ou espuma de asfalto no processo. Somente no ano passado, foram aplicadas mais de três mil toneladas do asfalto reciclado em operações de recuperação de pavimento, ao longo dos 402 quilômetros da Via Dutra.
Antes considerado resíduo, o uso do asfalto reciclado é mais uma das iniciativas sustentáveis da CCR NovaDutra. A técnica com utilização de ARE, por exemplo, permite devolver as características originais do asfalto, perdidas pelo envelhecimento ao longo do tempo. “O uso do asfalto reciclado, seja com ARE ou espuma de asfalto, é totalmente vantajoso para a empresa e para o meio ambiente. Ele elimina o descarte de material fresado, ou seja, permite o reaproveitamento do material, o que gera, consequentemente, redução na exploração de novos recursos naturais e a economia com transporte de novos materiais. Ambas as técnicas ainda são realizadas a frio, o que diminui a emissão de poluentes na atmosfera”, comenta o gestor de Conservação Viária da CCR NovaDutra, Sérgio Bologniesi.
O asfalto reciclado vem sendo analisado pelo Centro de Pesquisas Rodoviárias (CPR) da CCR NovaDutra há mais de dois anos. Os estudos apontam eficiência também no que se refere à durabilidade. “A durabilidade do material resultante é a principal preocupação com relação à reutilização do material fresado. Contudo, o estudo dos materiais em laboratório e testes monitorados em longo prazo têm demonstrado características similares a materiais virgens utilizados nas atividades de conservação de pavimentos”, acrescenta a coordenadora do CPR, Valéria Faria.
A engenheira explica que a tendência brasileira é utilizar o fresado em bases de pavimentos, mas, para obter resultados satisfatórios, é necessário tratar esse material com agentes estabilizantes, como cimento, cal ou asfalto. “O setor de conservação de rodovias está cada vez mais engajado com os princípios de sustentabilidade nas atividades relacionadas à manutenção dos pavimentos asfálticos. O material, oriundo das atividades de fresagem dos pavimentos deteriorados, apresenta ótimas propriedades para ser reutilizado nas próprias atividades de conservação”, destaca.
Sobre o Centro de Pesquisas Rodoviárias
O Centro de Pesquisas Rodoviárias foi criado em 1999 com o objetivo de intensificar o processo de melhoria contínua das condições de segurança, durabilidade e conforto da via Dutra. Por consequência, as conquistas alcançadas por meio de suas pesquisas beneficiam todas as rodovias brasileiras, à medida que os estudos são tornados públicos pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
O prédio do CPR está situado na Sede da CCR NovaDutra, em Santa Isabel (SP). Contando com equipamentos modernos e uma equipe especializada, o Centro já se tornou referência no país e, constantemente, recebe visitas de estudantes, de universidades e de instituições nacionais e internacionais.
Sobre a CCR NovaDutra: A CCR NovaDutra é responsável pela administração da Rodovia Presidente Dutra, via com 402 quilômetros de extensão e que liga as duas regiões metropolitanas mais importantes do País: Rio de Janeiro e São Paulo. A rodovia abrange uma região altamente desenvolvida, que responde por cerca de 50% do PIB brasileiro. A Concessionária tem 19 anos de existência e foi a segunda a integrar o Grupo CCR.
Sobre o Grupo CCR: Fundado em 1999, o Grupo CCR é uma das maiores companhias de concessão de infraestrutura da América Latina. Controla, atualmente, 3.265 quilômetros de rodovias sob a gestão das concessionárias CCR NovaDutra (SP-RJ), CCR ViaLagos (RJ), CCR RodoNorte (PR), CCR AutoBAn (SP), CCR ViaOeste (SP), CCR RodoAnel (SP), Renovias (SP), CCR SPVias (SP) e CCR MSVia (MS). Também faz parte do controle acionário da concessionária ViaRio, responsável pela construção e operação do Corredor Expresso Transolímpica, no Rio de Janeiro. O Grupo CCR atua ainda em negócios correlatos, tendo participação de 34,25% na STP, que opera o serviço de cobrança automática de pedágios e estacionamentos. O Grupo CCR também atua no setor de transmissão de dados de alta capacidade por meio da Samm, empresa prestadora de serviços de comunicação multimídia e conectividade IP com mais de 4.700 quilômetros de fibra óptica subterrânea. Além disso, o Grupo CCR está presente no segmento de transporte de passageiros por meio das concessionárias ViaQuatro, CCR Barcas e CCR Metrô Bahia, responsáveis, respectivamente, pela operação da Linha 4-Amarela do metrô de São Paulo, pelo transporte aquaviário de passageiros no Rio de Janeiro e pelo sistema metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, além de ter participação na concessão do VLT Carioca (Veículo Leve sobre Trilhos), que interligará a região portuária e o centro do Rio de Janeiro. O grupo ingressou, em 2012, no setor aeroportuário, com a aquisição de participação acionária nas concessionárias dos aeroportos internacionais de Quito (Equador), San José (Costa Rica) e Curaçao. No Brasil, possui a concessionária BH Airport, responsável pela gestão do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Comprometida com o desenvolvimento sustentável, a CCR assinou o Pacto Global da ONU e, em 2015, faz parte da carteira teórica do ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial), da BM&FBovespa, pelo quarto ano consecutivo. Emprega, atualmente, cerca de 12 mil colaboradores.
A CCR NovaDutra iniciou, em 2015, o uso do asfalto reciclado - produzido a partir do reaproveitamento de material fresado, seja utilizando agentes rejuvenescedores emulsionados (ARE) ou espuma de asfalto no processo. Somente no ano passado, foram aplicadas mais de três mil toneladas do asfalto reciclado em operações de recuperação de pavimento, ao longo dos 402 quilômetros da Via Dutra.
Antes considerado resíduo, o uso do asfalto reciclado é mais uma das iniciativas sustentáveis da CCR NovaDutra. A técnica com utilização de ARE, por exemplo, permite devolver as características originais do asfalto, perdidas pelo envelhecimento ao longo do tempo. “O uso do asfalto reciclado, seja com ARE ou espuma de asfalto, é totalmente vantajoso para a empresa e para o meio ambiente. Ele elimina o descarte de material fresado, ou seja, permite o reaproveitamento do material, o que gera, consequentemente, redução na exploração de novos recursos naturais e a economia com transporte de novos materiais. Ambas as técnicas ainda são realizadas a frio, o que diminui a emissão de poluentes na atmosfera”, comenta o gestor de Conservação Viária da CCR NovaDutra, Sérgio Bologniesi.
O asfalto reciclado vem sendo analisado pelo Centro de Pesquisas Rodoviárias (CPR) da CCR NovaDutra há mais de dois anos. Os estudos apontam eficiência também no que se refere à durabilidade. “A durabilidade do material resultante é a principal preocupação com relação à reutilização do material fresado. Contudo, o estudo dos materiais em laboratório e testes monitorados em longo prazo têm demonstrado características similares a materiais virgens utilizados nas atividades de conservação de pavimentos”, acrescenta a coordenadora do CPR, Valéria Faria.
A engenheira explica que a tendência brasileira é utilizar o fresado em bases de pavimentos, mas, para obter resultados satisfatórios, é necessário tratar esse material com agentes estabilizantes, como cimento, cal ou asfalto. “O setor de conservação de rodovias está cada vez mais engajado com os princípios de sustentabilidade nas atividades relacionadas à manutenção dos pavimentos asfálticos. O material, oriundo das atividades de fresagem dos pavimentos deteriorados, apresenta ótimas propriedades para ser reutilizado nas próprias atividades de conservação”, destaca.
Sobre o Centro de Pesquisas Rodoviárias
O Centro de Pesquisas Rodoviárias foi criado em 1999 com o objetivo de intensificar o processo de melhoria contínua das condições de segurança, durabilidade e conforto da via Dutra. Por consequência, as conquistas alcançadas por meio de suas pesquisas beneficiam todas as rodovias brasileiras, à medida que os estudos são tornados públicos pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
O prédio do CPR está situado na Sede da CCR NovaDutra, em Santa Isabel (SP). Contando com equipamentos modernos e uma equipe especializada, o Centro já se tornou referência no país e, constantemente, recebe visitas de estudantes, de universidades e de instituições nacionais e internacionais.
Sobre a CCR NovaDutra: A CCR NovaDutra é responsável pela administração da Rodovia Presidente Dutra, via com 402 quilômetros de extensão e que liga as duas regiões metropolitanas mais importantes do País: Rio de Janeiro e São Paulo. A rodovia abrange uma região altamente desenvolvida, que responde por cerca de 50% do PIB brasileiro. A Concessionária tem 19 anos de existência e foi a segunda a integrar o Grupo CCR.
Sobre o Grupo CCR: Fundado em 1999, o Grupo CCR é uma das maiores companhias de concessão de infraestrutura da América Latina. Controla, atualmente, 3.265 quilômetros de rodovias sob a gestão das concessionárias CCR NovaDutra (SP-RJ), CCR ViaLagos (RJ), CCR RodoNorte (PR), CCR AutoBAn (SP), CCR ViaOeste (SP), CCR RodoAnel (SP), Renovias (SP), CCR SPVias (SP) e CCR MSVia (MS). Também faz parte do controle acionário da concessionária ViaRio, responsável pela construção e operação do Corredor Expresso Transolímpica, no Rio de Janeiro. O Grupo CCR atua ainda em negócios correlatos, tendo participação de 34,25% na STP, que opera o serviço de cobrança automática de pedágios e estacionamentos. O Grupo CCR também atua no setor de transmissão de dados de alta capacidade por meio da Samm, empresa prestadora de serviços de comunicação multimídia e conectividade IP com mais de 4.700 quilômetros de fibra óptica subterrânea. Além disso, o Grupo CCR está presente no segmento de transporte de passageiros por meio das concessionárias ViaQuatro, CCR Barcas e CCR Metrô Bahia, responsáveis, respectivamente, pela operação da Linha 4-Amarela do metrô de São Paulo, pelo transporte aquaviário de passageiros no Rio de Janeiro e pelo sistema metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, além de ter participação na concessão do VLT Carioca (Veículo Leve sobre Trilhos), que interligará a região portuária e o centro do Rio de Janeiro. O grupo ingressou, em 2012, no setor aeroportuário, com a aquisição de participação acionária nas concessionárias dos aeroportos internacionais de Quito (Equador), San José (Costa Rica) e Curaçao. No Brasil, possui a concessionária BH Airport, responsável pela gestão do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Comprometida com o desenvolvimento sustentável, a CCR assinou o Pacto Global da ONU e, em 2015, faz parte da carteira teórica do ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial), da BM&FBovespa, pelo quarto ano consecutivo. Emprega, atualmente, cerca de 12 mil colaboradores.

Nenhum comentário