Últimas

Universidade Estácio de Sá aposta em projeto fiscal com a Softtek Brasil

Instituição de ensino aprimora integração entre sistema de informação acadêmica e sistemas financeiro e fiscal, garantindo solidez para expansão dos negócios

Com 500 mil alunos e 90 campi distribuídos em 48 municípios do Brasil, além dos polos de Ensino à Distância (EAD), o Grupo Estácio, uma das maiores organizações privadas de ensino superior do País, decidiu investir em um projeto de tecnologia para aprimorar a integração entre o seu Sistema de Informação Acadêmica (SIA), os módulos financeiro-contábil da SAP e o sistema fiscal. A parceira escolhida para o desenho e execução do projeto foi a Softtek, fundadora da indústria nearshore e fornecedora global líder no mercado de TI, dedicada a gerar valor para os negócios por meio da Tecnologia.

O desafio inicial era aprimorar o fluxo entre as informações geradas pelo SIA, que reúne todos os dados dos alunos, desde a grade de matérias até o controle de mensalidades e geração de boletos, e o sistema contábil e fiscal do Grupo. Além disso, o projeto considerou a revisão de todo o modelo fiscal da empresa, que englobava cerca de 32 processos. Hoje, a Estácio observa ganhos importantes na capacidade de gestão dos boletos, da geração até a emissão; mais precisão nas informações relacionadas ao recebimento fiscal e otimização do trabalho e processos, que se tornaram mais ágeis.

Para Jorge Santos, diretor de TI do Grupo Estácio, a iniciativa tem garantido mais robustez aos processos de conversão de notas fiscais, dados de faturamento e recebimento. “Evoluímos para um novo patamar com processos completamente automatizados, mais indicadores e menos planilhas, o que reflete positivamente na gestão dos negócios de toda a empresa”, reforça. A emissão de boletos, que podem ser gerados de diversas formas, inclui os cursos de graduação, especialização, mestrado, doutorado e ensino técnico. Para proporcionar mais inteligência aos processos e extração de informações mais assertivas, o projeto ainda contou com um reforço de tecnologias de Business Intelligence (B.I.).

O projeto fiscal é fruto de uma parceria anterior da Softtek com o Grupo, que começou com o serviço de suporte e manutenção de aplicações SAP. O compromisso era garantir o funcionamento de sistemas vitais para os negócios e operações da Estácio. De acordo com Alexandre Mello, executivo de Negócios da Softtek Brasil, o entendimento das particularidades e complexidade dos processos da instituição de ensino demonstrados pelo time da Softtek Brasil, e o conhecimento da empresa mexicana nas peculiaridades do setor de Educação, foram fundamentais para a ampliação da parceria e resultaram na execução do segundo projeto.

“Para as próximas etapas, estamos considerando melhorias técnicas nos processos fiscais e relatórios já implementados para que possamos seguir com a expansão dos nossos campi, incluir novos municípios e agregar mais obrigações fiscais ao sistema, com um suporte tecnológico que nos permita focar 100% no nosso core business, que é a educação”, conclui Carlos Kubrusly, diretor do Centro de Serviços Compartilhados da Estácio.

Sobre a Softtek:

Fundada em 1982, a Softtek é uma fornecedora global de soluções orientadas a processos de TI com 30 escritórios na América do Norte, América Latina, Europa e Ásia. Por meio dos seus 12 centros de entrega globais nos EUA, México, China, Brasil, Argentina, Espanha e Índia, a Softtek diminui o tempo de entrega das soluções de negócio, reduz o custo das aplicações existentes, oferece aplicações melhor projetadas e testadas, e produz resultados mais previsíveis para grandes empresas em mais de 20 países. Com seu modelo de entrega de serviços on-site, on-shore e com sua marca registrada Global Nearshore™, a Softtek ajuda constantemente os CIOs a aumentarem o valor dos negócios por meio da TI. A Softtek é criadora e líder da Indústria Nearshore. Visite www.softtek.com, siga-nos no Twitter @SofttekBrasil, conecte-se noLinkedIn e leia o nosso blog.

Nenhum comentário