Últimas

Empresas buscam alternativas para amenizar cenário de crise

Com investimento, a fabricante de embalagens de papel ondulado, Mazurky, espera crescimento de 5% neste ano

As vendas de papelão ondulado iniciaram 2016 em um cenário de crise acentuada, registrando, em janeiro, queda de 7,88% na vendas, segundo dados da ABPO (Associação Brasileira Papelão Ondulado). O volume comercializado somou 255.260 toneladas, o mais baixo em janeiro desde 2012, quando foram registradas 248.462 toneladas.

Diante desta situação, as empresas têm buscado soluções para tentar ameninar a crise. A Mazurky, empresa especializada na fabricação de embalagens e caixas de papelão, é um exemplo destas empresas. Desde janeiro, o sócio-diretor da empresa assumiu a função gerente de vendas. “Notamos que a área de vendas precisa de reforço e uma atenção especial neste momento delicado”, afirma Eduardo Mazurkyewistz.

Com esta decisão, a dinâmica de trabalho mudou e se tornou mais eficiente e ágil uma vez que se eliminou a hierarquia colaboradores - gerente - diretor. Agora, os colaboradores tem contato direto com o diretor e as questões se tornaram menos burocráticas. O contato com o cliente também foi revisto e agora, as encomendas e cotações de orçamentos podem ser solicitados pelo aplicativo WhastApp. “Enviamos e-mail marketing duas vezes ao mês e melhoramos nossa comunicação via redes sociais”, afirma o diretor.

Outra medida adotada pela Mazurky é investir mais no seu e-commerce. O portal ‘Vai na Caixa’ é voltado para pequenas empresas e produz’ produtos em baixa escala. “No portal, diferente da empresa física, não produzimos caixas personalizadas e, com o tempo notamos interesse neste tipo de serviço, só que em quanto o mercado estava aquecido nós não olhávamos para esse consumidor com atenção. Agora ele pode ser nosso ponto de equilíbrio. Decidimos investir nesse mercado”, explica Eduardo Mazurkyewistz.
Para atender essa demanda, a empresa está investido na compra de novos maquinários, que serão instalados em uma nova planta, mais compacta e com uma dinâmica de trabalho diferente da de hoje. Consequentemente gerará abertura de novas vagas de trabalho. Para o diretor, apesar do momento de crise é necessário investir. “A economia é um ciclo, investimos em uma nova planta e ao comprar maquinário, amplio nossa empresa, ajudo meus fornecedores e atendo novos clientes. Todos ganham”, conclui.

Para 2016, Eduardo Mazurkyewistz se mostra otimista. “Nossa perspectiva de crescimento é de 5% para este ano, o que vai demandar muito trabalho e empenho de todos da empresa devido à situação que se encontra o nosso País. Nesses momentos é que todos crescemos e enquanto uns choram outros vendem lenço e nos estamos aqui para vender o lenço”, afirma.

Nenhum comentário