Celebrar é preciso! Salmão ajuda a manter a juventude em qualquer idade
Bem-estar, disposição e jovialidade! O ideal de toda e qualquer mulher pode ser resumido nestas três palavras, mas para alcançá-lo é indispensável manter bons hábitos, como a prática regular de atividades físicas e uma alimentação balanceada.
Verdadeiro aliado das necessidades femininas, o salmão pode ser um dos protagonistas do cardápio, por reunir nutrientes indispensáveis ao organismo, além de contar com uma generosa quantia de Ômega-3, gordura boa essencial para a prevenção de algumas doenças bastante comuns às mulheres, em diferentes fases da vida.
No início da juventude, o consumo regular do salmão pode ajudar a preservar a memória, promovendo a agilidade mental necessária em uma fase de amadurecimento físico e intelectual, com novos desafios como os incansáveis vestibulares e o ingresso no primeiro emprego.
Para as jovens mulheres entre 20 e 30 anos, o pescado é muito indicado porque funciona como estimulante natural da serotonina, neurotransmissor que auxilia na manutenção do sono e na produção de colágeno, proteína que ajuda a combater a flacidez, tornando a pele mais firme.
Aos 40 anos, a tendência é o surgimento de problemas como o aumento do mau colesterol e da pressão arterial, para os quais o Ômega-3 é um medicamento natural muito indicado. Na fase seguinte, a partir dos 50 anos, as doenças cardiovasculares podem bater à porta e o salmão é sempre lembrado por seu papel fundamental para a conservação da flexibilidade das artérias e força dos músculos do coração, um dos mais importantes órgãos do corpo.
Para as mulheres que estão dando as boas-vindas aos 60 aninhos e continuam buscando aproveitar cada momento plenamente, incluir o peixe de cor e sabor marcantes na alimentação pode ser a forma mais gostosa de evitar a perda e o enfraquecimento muscular, que podem ser muito frequentes nesse período da vida.
“Estamos sempre buscando formas de nos manter felizes em todos os sentidos e, às vezes, não percebemos que a maneira mais fácil de alcançar essa plenitude é com uma alimentação natural e rica em nutrientes. O salmão é um destes alimentos: faz bem por dentro e mantém a energia positiva por fora”, comenta Melanie Whatmore, da Salmón de Chile, associação que promove e incentiva o consumo do salmão chileno no Brasil.
Viver com mais vigor pode ser mais saboroso com essas duas receitas que irão renovar as energias e dar ainda mais motivos para comemorar o Dia Internacional da Mulher.
Tortinha de Salmón de Chile
Rendimento – 10 a 12 unidades
INGREDIENTES
Para o recheio
500 gramas de salmão chileno
2 ovos
1/2 pimentão amarelo, picado em pedaços
3 colheres de ciboulette picada
2 colheres de salsinha, picada bem fina
1 colher de azeite de oliva
2 colheres de cebola roxa, picada bem fina
1 colher de pimentão verde picado bem fino
Sal e pimenta
Para a massa
2 xícaras de farinha branca
3 colheres de manteiga
1/2 xícara de água fria
Sal
MODO DE PREPARO
Recheio
Moer o salmão num processador.
Em um recipiente, misturar o pescado com sal e pimenta, cebola picada, pimentão verde e amarelo picados, e finalizar com azeite de oliva, ciboulette e salsinha.
Bater os 2 ovos e acrescentá-los à mistura.
Massa
Juntar a farinha com o sal e a manteiga bem fria cortada em cubos pequenos. Amalgamar até obter uma consistência de migalha. Colocar a água fria e formar uma massa. Refrigerar a massa coberta por 15 minutos.
Aquecer o forno a 180°C
Abrir a massa até que fique com 0,4 cm de espessura. Cortar discos pequenos de uns 12 cm de diâmetro e colocá-los em pequenos moldes de torta, tomando cuidado para levantar bem as bordas.
Assar a 180°C por 10 minutos até a massa secar, sem a necessidade de ficar dourada.
Retirar do forno e reservar.
Montagem e finalização
Depois é só rechear as tortinhas assadas com porções abundantes do recheio.
Assar por 10 minutos, somente até que o recheio fique firme.
Servir as tortinhas mornas.
Salmão chileno refogado com arroz
INGREDIENTES
Abrir a massa até que fique com 0,4 cm de espessura. Cortar discos pequenos de uns 12 cm de diâmetro e colocá-los em pequenos moldes de torta, tomando cuidado para levantar bem as bordas.
Assar a 180°C por 10 minutos até a massa secar, sem a necessidade de ficar dourada.
Retirar do forno e reservar.
Montagem e finalização
Depois é só rechear as tortinhas assadas com porções abundantes do recheio.
Assar por 10 minutos, somente até que o recheio fique firme.
Servir as tortinhas mornas.
Salmão chileno refogado com arroz
INGREDIENTES
400 gramas de lombo de Salmón de Chile
1 pimentão verde
1 pimentão vermelho
½ maço de cebolinhas
Duas xícaras de arroz cozido
4 ou 5 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem
3 colheres de sopa de molho de soja
½ limão
Sal
MODO DE PREPARO
Retire a pele do salmão e corte-o em pequenas tiras.
Corte os pimentões e as cebolinhas em tiras.
Em uma frigideira com azeite, refogue os legumes em fogo médio por cinco minutos. Salgue a gosto. Acrescente o molho de soja e o arroz branco cozido. Misture tudo e regue com limão.
Salgue as tiras de salmão e coloque-as sobre o arroz com legumes.
Tampe a frigideira e deixe no fogo entre 1 e 2 minutos, até que o salmão ganhe uma cor mais rosada.
Sirva de imediato.
Salmón de Chile
De uma parceria entre ProChile – Direção de Promoção de Exportações, órgão vinculado ao Ministério de Relações Exteriores do Chile – e a indústria de salmão chilena, nasce, em 2012, a marca Salmón de Chile, idealizada para promover e potencializar o consumo do salmão no mundo. O Brasil foi o país escolhido para o início de suas ações por ser o mercado com melhores projeções para a venda do produto sendo, atualmente, o terceiro mais importante para a indústria. A marca tem como principal objetivo tornar o consumo de salmão um verdadeiro estilo de vida para seus consumidores.
Selo de Origem Salmón de Chile
O salmão chileno é internacionalmente reconhecido por suas altas qualidades nutricionais. Seu cultivo está concentrado ao sul do Chile, país privilegiado por suas excelentes condições de clima e solo e referência em segurança alimentar e no desenvolvimento de novas tecnologias na indústria mundial de alimentos.
Nenhum comentário