Últimas

Ciência Móvel viaja para Natividade

Público confere de 30 de março a 2 de abril na Cidade do interior do estado do Rio

O Ciência Móvel – Vida e Saúde para Todos leva suas atrações ao município de Natividade, a 330 quilômetros da capital fluminense. A iniciativa tem como objetivo fazer o público participar e, ao mesmo tempo, divertir-se com experimentos e jogos interativos dedicados à divulgação científica, descobrindo fenômenos presentes em seu dia a dia. Os módulos que compõem a exposição são levados a bordo de uma carreta a cidades da Região Sudeste do país. Em dez anos na estrada, o museu itinerante fez 136 viagens e visitou 85 municípios; percorreu, neste período, 62 mil quilômetros.

Com população estimada em pouco mais de 15 mil habitantes, segundo dados do IBGE, Natividade confere novidades: a cadeira giratória, a anamorfose e o sopro que aprisiona. Outros módulos, como o planetário, o girotec e a bancada de microscopia, o jogo das vacinas, os tubos sonoros e o modelo de orelha fazem parte da lista de atividades do Ciência Móvel. Não é só isso. Multimídias, modelos de olho, experiências de ilusão de óptica, pilha humana, espelhos sonoros e a casa maquete também têm lugar no baú do caminhão.

O Ciência Móvel é fruto de parceria com a Fundação Cecierj e Bio-Manguinhos (Fiocruz), e conta com patrocínio da Sanofi e da IBM, além de apoio do CNPq / Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI).

Experiências e brincadeiras

O público que confere as atrações do Ciência Móvel recebe um convite para mergulhar no universo de vários campos da ciência, da biologia e da física à astronomia. Pode se sentir um astronauta em treinamento ao brincar nos eixos do girotec, um giroscópio humano que o leva à incrível sensação de falta de referência da força da gravidade. O visitante tem a sensação de que seu corpo gira em várias direções. Entre as novas atividades, está a cadeira girante, que ajuda a entender o chamado efeito “bailarina”. Esse fenômeno é sentido quando o participante realiza o controle da velocidade de rotação de seu corpo, usando o próprio corpo para isso. Outra experiência bacana é a pilha humana, a partir da qual é possível descobrir que a carga elétrica passa pelo corpo e o painel solar, observando-se, desta forma, a transformação de energia luminosa em elétrica. No espaço dedicado à microscopia, é possível examinar células humanas, vegetais e detalhes de insetos, como o mosquito Aedes aegypti.

Exposição: Ciência Móvel – Vida e Saúde para Todos
Local: Colégio Municipal Alvorada (quadra coberta)
Endereço: Rua Vigário João Batista, nº 4 – Centro – (RJ)

Dias
30/3: das 9h às 12; das 13h30 às 17h.
31/3: das 9h às 12; 13h30 às 17h.
1º/4: das 9h às 12; 13h30 às 17h.
2/4: das 9h às 12.

Nenhum comentário