Últimas

Comemore o Dia do Turismo Ecológico em Brotas – SP

Comemorado anualmente no dia 01 de março, o Dia do Turismo Ecológico destaca a importância do tema e a amplitude da atividade. Conhecida também como ecoturismo, a atividade, introduzida oficialmente no Brasil em 1988, se baseia na utilização, de forma sustentável, do patrimônio natural e cultural, incentivando sua conservação.

Diante da diversidade de paisagens e destinos, o potencial do Brasil para o ecoturismo é reconhecido mundialmente. No Estado de São Paulo, a estância turística de Brotas se destaca, justamente em razão dos cuidados com a preservação das riquezas naturais locais. A cidade mantém uma grande parcela de mata nativa, abrigando considerável biodiversidade animal e vegetal, além de várias nascentes e rios encachoeirados para as práticas de ecoturismo.

Uma das atrações mais conhecidas de Brotas é a nascente Areia que Canta, localizada no hotel fazenda de mesmo nome. Nela, a água que brota da terra forma uma piscina natural de 10 metros de diâmetro e águas límpidas, que se misturam a uma areia branca e fina, de quartzo puro. Quando as partículas de quartzo entram em atrito com o esfregar das mãos, por sua forma arredondada, produzem um som parecido com o de cuíca, por isso o nome “Areia que Canta”.

O Hotel Fazenda & Ecoturismo Areia que Canta tornou-se referência em ecoturismo e turismo rural não somente pela preservação da nascente, mas pela adoção de uma série de ações sustentáveis, que fazem parte da história do local. Para transformar a propriedade da família em local de turismo, sem prejudicar a natureza, os Farsoni preservaram as tradições da fazenda e investiram em estudos geológicos e análises de impacto ambiental, pioneiros na região. Ao passar dos anos, foram realizadas ações de reflorestamento, programa de manutenção das margens do rio e estudos de observação de pássaros, entre outras iniciativas.

Circuitos de ecoturismo

Para os hóspedes e turistas, a Areia que Canta reúne diversas opções de circuitos ligados à natureza, que podem ser realizados dentro do sítio turístico, por pessoas de todas as idades e gostos.

No “Circuito das Águas” estão inclusos a trilha guiada das águas, visita à nascente Areia que Canta, além de diversas atividades no Rio Tamanduá, como travessias cênicas suspensas, descida de corredeiras e flutuação para toda a família.

Já o “Circuito fazendinha” permite a interação com os animais do campo, respeitando seu bem estar e o dia a dia da fazenda. Nele, estão diversos animais que dificilmente são vistos de perto por quem vive na correria da vida urbana.

O “Circuito das frutas e relaxamento” é um passeio com inúmeras atividades de contemplação. É possível fazer a trilha auto-guiada das frutas, pesca esportiva, massagem das águas, piscina mineral revigorante, mini-tirolesa, caminho dos seixos, aquário natural, museu da Fazenda, parquinho e vôo de balanço.

Entre os circuitos especiais, que devem ser agendados com antecedência, estão a “Cavalgada na fazenda”, procurada pelos visitantes para conhecer a beleza do local; O “Birdwatching” (ou observação dos pássaros), com guia especializado; e o “Circuito de bicicleta”, passeio monitorado por diversas trilhas do entorno da propriedade da Areia que Canta.

O Hotel Fazenda Areia que Canta oferece ainda uma série de atividades culturais ligadas à vida no campo: passeio de trator ou de charrete; ordenha; moagem de cana para fazer garapa; colheita de frutas no pomar; pesca esportiva; visita à horta orgânica e até mesmo aulas de culinária, usando os ingredientes locais.

Day use

O local também é aberto a passeios diários avulsos. Uma única taxa de visitação, de R$50,00, dá direito ao “Circuito das Frutas e Relaxamento”, seguro e uma dentre as seguintes opções: “Circuito das Águas”, “Cavalgada pela Fazenda”, “Almoço no Restaurante Areia que Canta” ou consumo da taxa de visitação na Loja da Fazenda ou no Bar Terraço da Fonte.

Campanha “Turismo melhor, melhor cidade”

A preservação dos recursos naturais foi fundamental para a cidade de Brotas se destacar no cenário do ecoturismo brasileiro, mas, mesmo assim, novas iniciativas não param de surgir. A Associação das Empresas de Turismo de Brotas e Região (ABROTUR), da qual o Hotel Fazenda & Ecoturismo Areia que Canta faz parte, lançou em 2014 a campanha “Turismo melhor, melhor cidade”, com o objetivo de apontar os caminhos para a melhora do segmento turístico e do município.

“A campanha nasceu após a cidade conquistar o título de Estância Turística, em 2014, com o objetivo de apresentar aos moradores locais a importância dessa conquista. Nós partilhamos dessa mesma ideia: o turismo engrandece a cidade, mas não apenas para os turistas, e sim para os moradores. Se a cidade não for boa para quem mora, certamente não será boa para quem a visita, e vice-versa. Todos ganham quando pensamos numa cidade melhor para todos”, comenta Eloisa Farsoni, diretora da Areia que Canta. Para acompanhar as ações da campanha, foi criada uma página no facebook:https://www.facebook.com/brotasmelhor/

Serviço:

Hotel Fazenda e Ecoturismo Areia que Canta

Rodovia Paulo Nilo Romano, KM 124,5 - Brotas/SP

As diárias têm início às 17h e se encerram às 15h.

Taxas opcionais: 5% de serviço e R$ 2,00 taxa de turismo por dia

Informações: (14) 3653-1382 / areiaquecanta@areiaquecanta.com.br

www.areiaquecanta.com.br

Nenhum comentário