Compressores da Ingersoll Rand preservam a qualidade dos tecidos e melhoram a segurança na indústria Têxtil
Companhia oferece compressores de ar sem óleo, que minimizam prejuízos nas linhas de produção e avarias nos tecidos
Conhecidas mundialmente, como o Nirvana™, Sierra™ e Centac™, as soluções isentas de óleo da Ingersoll Rand ajudam a manter os padrões de cores dos tecidos e proporcionam produtos têxtis aptos e confiáveis para a comercialização.
“Esse processo para manter a qualidade da produção é rigoroso. O ar comprimido não deve apresentar quaisquer resíduos, já que apenas uma única fração de gota de óleo pode manchar e contaminar os tecidos, causar prejuízos na produção e ainda inviabilizar a comercialização do produto”, avalia Alexandre Jordão, gerente de produtos para América Latina da Compression Technologies and Services, da Ingersoll Rand.
Em um processo da indústria têxtil, o ar comprimido é soprado por meio de bicos finos para o transporte da trama. “Portanto, se houver a presença de óleo no ar soprado os bicos podem entupir facilmente, o que pode causar diversas interrupções na produção e, consequentemente, prejuízos para a companhia têxtil”, alerta Jordão.
Além disso, a simples presença de óleo em pequenos componentes das máquinas atraem poeira e outras partículas encontradas comumente em galpões das fábricas. Esse acúmulo de sujeira tende a danificar o maquinário definitivamente e acarretar prejuízos irreversíveis até a sua substituição.
Sem paradas inesperadas
Os compressores 100% isentos de óleo da Ingersoll Rand possuem certificação Classe 0 padrão ISO 8573.1:2001, pela TÜV Rheinland, e oferecem não apenas uma produção mais limpa, mas consequentemente mais constante e eficiente. Isso, porque impendem que bocais de jatos de ar sejam obstruídos durante a passagem dos fios, implicando no melhor entrelaçamento das linhas e evitando que tecidos sejam manchados ou até mesmo danificados.
“Vale lembrar que a produção têxtil também usa componentes sintéticos e as soluções da Ingersoll Rand fazem o transporte pneumático de PVC e PTA de modo apropriado, sem que haja obstrução de tubos, de modo que isso aumenta não apenas a qualidade, mas mitiga eventuais riscos de incêndio”, analisa Jordão.
Nesse contexto, apesar da energia representar um custo significativo na produção, o maior contribuinte para o ciclo de vida das máquinas é a ausência de interrupção forçada. Compressores isentos de óleo diminuem a interrupção de processos de fabricação.
“A melhor forma de prevenir o tempo de paradas não planejadas é a utilização de equipamento confiável e de um sistema otimizado, a exemplo dos compressores CENTAC C800 e C1000”, lembra Alexandre Jordão.
A qualidade do tecido depende de ar comprimido de alta qualidade. Por sua vez, um alto padrão de qualidade está diretamente ligado a diversos aspectos das fases de produção: pureza, evitando contaminação por óleo, segurança, entre outros. A Ingersoll Rand, portanto, disponibiliza as melhores soluções do mercado para as empresas do setor têxtil, com três objetivos fundamentais: minimizar seus prejuízos, evitar perdas de materiais e maquinário; e incrementar seus ganhos.
Nenhum comentário