Últimas

Gelato Boutique surpreende pela decoração e pelos gelatos autorais

Premiada internacionalmente, a chef gelatière Marcia Garbin aposta em combinações improváveis e ingredientes brasileiros, como cumaru e baunilha do Cerrado

Um ateliê de gelatos, com sabores nativos, chef ítalo-paulistana e decoração cosmopolita. É a essa receita inusitada que a Gelato Boutique credita o seu sucesso. Recém-inaugurada em São Paulo, com lojas nos Jardins e na avenida Paulista, no Shopping Cidade São Paulo, a casa tem no comando um casal, a expert em gelatos, a jovem mestre gelatière Marcia Garbin, e o empresário italiano Mario Fornari.

Marcia, de 33 anos, é a única brasileira com o título de "Gelato Pioneer", símbolo da maestria italiana em gelatos no mundo. O título é conferido pela Carpigiani, empresa líder mundial no setor de gelateria. Formada em Gastronomia com especialização em Confeitaria pela Le Cordon Bleu, em Paris; em decoração de doces, na Wilton School, em Chicago (EUA) e como mestre gelatière pela Gelato University, em Bolonha (Itália), Marcia venceu por dois anos consecutivos o Firenze Gelato Festival (como chef-revelação, em 2012, e como melhor sabor de gelato, em 2013), o maior festival de sorvete do mundo.

Depois de anos de trabalhos e estudos na Europa, ao lado de mestres como o chef Laurent Duchêne em sua confeitaria, em Paris, um dos poucos a ostentar o título MOF (Meilleur Ouvrier de France), a mais alta honra para um confeiteiro francês e após construir uma carreira de sucesso na Itália, onde teve um ateliê de confeitaria e gelateria, Marcia resolve retornar às suas raízes, apostando na sua paixão pelos gelatos e trazendo um diferencial: técnicas de apuro internacional e produção, preferencialmente, com ingredientes frescos e cultivados no Brasil. "Os italianos têm a cultura do sorvete desde o Renascimento. A Itália continua sendo o berço dos gelatos, mas não faz sentido, no Brasil, só ter produtos italianos numa gelateria. Devemos valorizar os ingredientes cultivados aqui, pois conseguimos produtos de mais qualidade, além de valorizar a cultura e a mão-de-obra locais. Essa foi uma lição que aprendi justamente com os italianos. Por que precisamos fazer um pistache viajar tantos quilômetros quando se tem, por exemplo, castanha-do-para´? Não existe gelateria artesanal trabalhando 100% com ingredientes importados, pelo simples motivo de que jamais serão frescos", defende Marcia Garbin, sócia-fundadora da rede Gelato Boutique.

Assim surgem gelatos com ingredientes nacionais e um olhar tropical: Tropicale (manga com maracujá), doce de leite com cumaru (semente amazônica), chocolate com o cupuaçu do Nordeste, Baunilha 360 (que combina favos do Cerrado mato-grossense, do Taiti e de Madagascar, uma surpresa a cada colherada), Caffè-Lime (café do interior paulista com raspas e suco do limão-taiti), sorbettos de açaí com banana e o de castanha, ambos vindos do Pará, ou brincadeiras com as sobremesas tipicamente brasileiras, como Gelato Brigadeiro (gelato de chocolate ao leite belga com granulado e brigadeiro) e Gelato Beijinho (combinação de gelato de coco fresco mesclado com beijinho cremoso).

Os gelatos ficam escondidos num pozzetto de inox, um recipiente tampado para que os sorvetes não tenham contato com luz nem com variac¸a~o de temperatura. O sabor se preserva a -10 ºC. So´ na hora do serviç¸o e´ que o cliente vê a cor do produto e se surpreende: relembra a sua infância, com o Tutti-Frutti (feito com abacaxi, morango, laranja, framboesa e banana) ou se delicia sem culpa com um gelato de Matchá (o chá utilizado na tradicional cerimônia japonesa e cujas folhas vêm, no caso da Gelato, de cultivos perto do Monte Fuji), grande fonte de nutrientes e antioxidantes.

Os gelatos são preparados diariamente, assim como as casquinhas, enroladas à mão. O carro-chefe da marca é o gelato, na concepção italiana (mais leve e mais refinado que o sorvete tradicional) e com maquinário italiano de ponta para bater e congelar o sorvete (como a Effe-6, da Cattabriga, e a Maestro, da Carpigiani), mas não só. Com formação e olhar de chef, o ponto de partida para a criação de um novo produto é o seu sabor. Assim, a chef mescla de maneira inédita técnicas italianas, que resultam em um sorvete mais leve e aerado, com técnicas francesas , que valorizam o sabor intenso e persistente, criando um gelato que une as duas qualidades e sempre se destaca no meio internacional.

Marcia traz também itens gelados de confeitaria, como semifreddo, macarons e até bem-casados com sorvete, com opções que podem ser personalizadas com logos, tags divertidas e outros mimos perfeitos para eventos - dos corporativos aos casamentos. Do gelato à casquinha crocante, dos picolés aos bolos de sorvete, tudo é produzido nas lojas da rede, todos os dias, com ingredientes sazonais, sem glúten, conservantes, corantes, gorduras vegetais, aditivos químicos e preferencialmente com o açúcar da própria fruta (no caso dos sorbettos).

Decoração

Uma joalheria, uma loja de design, um cenário de Alice No País das Maravilhas ou simplesmente uma gelateria? Essas são algumas das reações dos visitantes ao entrarem nas lojas da rede Gelato Boutique. A proposta é promover uma viagem gastronômica e visual. O clima de contos de fadas já começa pela logomarca: um leão tomando sorvete na casquinha. Seja no décor, seja no gelato, a ideia é brincar com sabor, cor e décor, sem limites para a imaginação.

Os sócios revitalizaram um antigo imóvel clássico, de pé direito superalto e 130 m2. Logo ao entrar no charmoso edificio, bem na esquina da rua Pamplona com a alameda Itu, nos Jardins, o visitante se depara com um enorme painel multicolorido de madeira, feito por artesãos espanhóis da empresa Lola Glamour. No teto, um imponente lustre de cristal, todo feito à mão, da grife italiana Il Pezzo Mancante, da região da Toscana, com iluminação em LED. Nas paredes, um papel de parede preto-e-branco, quase um arabesco, é assinado pelo renomado designer holandês Marcel Wanders.

A gelateria é toda decorada com objetos de viagem garimpados pelos sócios em diferentes países pelo mundo. À arquiteta paulistana Camila Valentini, que assina o projeto, coube fazer a tradução desse sonho dos sócios. A coleta foi tão grande que para trazer tudo foi necessário um contêiner. Admiradores de história, arte e design, o casal não aceitou utilizar modelos já conhecidos para dar a cara da gelateria. Cadeiras de acrílico modernas, da italiana Kartell, poltronas clássicas, da holandesa JSPR, enormes barras douradas interligando os ambientes, muito espelho e vidro formam o resultado da identidade visual da loja dos Jardins.

No andar superior, estilosas luminárias em forma de tulipa, da grife italiana Myyour, completam esse universo de sonho. "É uma união entre moderno e clássico, com elementos como madeira, metal, prata, dourado, preto, branco. Um lugar cosmopolita, onde qualquer pessoa do mundo pode se sentir identificada. Se a proposta é fazer um gelato único e não mais um no mercado, o ambiente não poderia ser diferente", explica Marcia Garbin. Gelato de alta gastronomia, num universo de puras misturas.

Serviço:
Gelato Boutique
www.gelatoboutique.com.br
Instagram: @gelatoboutique
Facebook: Gelato Boutique
Twitter: @GelatoBoutique

Unidade Jardins
Rua Pamplona, 1023 - Jardim Paulista
CEP: 01405-001 -- São Paulo - SP
Tel. 11 3541-1532
Capacidade: 25 lugares.
Horário de funcionamento:
De segunda a quinta, das 08h às 22h
De sexta e sábado, das 10h à 0h
Aos domingos, das 10h às 22h
Abre todos os dias. Não fecha nem muda os horários em feriados.
Acesso e banheiro para deficientes físicos.
CC: Amex, MasterCard, Visa, Diners.
CD: Visa Electron, Red Shop, Maestro.
Sem área para fumantes. Não aceita cheques.
Faz entrega em domicílio. Aceita reservas.
Tem ar-condicionado, aquecedores e acesso wi-fi.
Não possui estacionamento próprio nem serviço de valet.
Aberta em junho de 2015.

Unidade Paulista
Shopping Cidade São Paulo
Av. Paulista, 1230 - Bela Vista, Piso 4
CEP: 01310-100 - São Paulo - SP
Tel. 3595-2560 ou 3595-2561
Capacidade: 05
Horário de funcionamento:
Domingo a quinta: 11h às 22h
Sexta e sábado 11h às 23h
CC: Amex, MasterCard, Visa, Diners.
CD: Visa Electron, Red Shop, Maestro.
Sem área para fumantes. Não aceita cheques.
Não faz entrega em domicílio. Não aceita reservas.
Não tem ar-condicionado, aquecedores e acesso wi-fi.
Proibido fumar.
Acesso e banheiro para deficientes físicos.
Possui estacionamento próprio.
Preço: R$ 18 (até 1 hora)
Aberto em abril de 2015.

Nenhum comentário