Inglês como meio de instrução é tema de workshop
Organizado pelo Conselho Britânico, evento teve participação de docente da Unesp
Em março, o Conselho Britânico realizou os primeiros cursos IMI (Inglês como Meio de Instrução) no Brasil, voltado a professores universitários, pesquisadores, secretários e profissionais de internacionalização de instituições educacionais. Até o momento foram dois eventos, o primeiro em Natal (RN) entre os dias 7 e 9, e o segundo em Florianópolis (SC), entre os dias 17 e 19.
A equipe de palestrantes foi composta pelos Professores Lavaughn John (British Council - Brasil), Leandro Tessler (Unicamp), Mark Searle (consultor da University of Oxford) e pela professora Regiani Zacarias, docente do departamento de Letras Modernas da Unesp de Assis e coordenadora dos programas de idiomas da Assessoria de Relações Externas (Arex).
O Inglês como Meio de Instrução (do inglês, English as a Medium of Instruction - EMI) é uma abordagem de ensino, na qual a língua inglesa é o idioma utilizado para aulas em diversas áreas do conhecimento, em instituições de ensino superior, em países onde a língua materna (L1) não é inglês. Essa tendência acompanha a forte mudança por que passa a língua inglesa na educação, deixando de ser apenas uma língua estrangeira e passando a figurar como o idioma acadêmico universal.
Segundo a professora, a Unesp é uma instituição que reconhece e valoriza a internacionalização e que, certamente, incentivará o ensino IMI per si e como complemento às ações e programas internacionais que desenvolve. Participaram do evento a professora Kelly Cristina Canela (Unesp de Franca), professora Gláucia Maria F. da Silva Mazeto (Faculdade de Medicina de Botucatu) e o assessor da Pró-Reitoria de Graduação, professor José Brás Barreto de Oliveira (Faculdade de Ciências de Bauru).
No ensino IMI as aulas dos cursos de graduação e/ou Pós-graduação são ministradas em língua inglesa. A decisão das instituições de ensino superior em adotar o ensino IMI resulta, principalmente, da necessidade de internacionalização do ensino superior e da necessidade de oferecer atividades que possam colaborar para a mobilidade de alunos e professores para outros países.
A universidade que oferece aulas IMI abre portas para receber alunos estrangeiros e contribui para a formação do aluno nativo, promovendo a pratica e fluência em língua inglesa e tornado-o apto a estudar e atuar profissionalmente no cenário internacional. Da mesma forma, o professor que adota esta abordagem em suas aulas torna-se, também, um profissional de destaque para atuar na internacionalização e colaborar em projetos e programas com outros países. IMI é uma abordagem cada vez mais utilizada por universidades e escolas ao redor do mundo em diversas disciplinas.
Em março, o Conselho Britânico realizou os primeiros cursos IMI (Inglês como Meio de Instrução) no Brasil, voltado a professores universitários, pesquisadores, secretários e profissionais de internacionalização de instituições educacionais. Até o momento foram dois eventos, o primeiro em Natal (RN) entre os dias 7 e 9, e o segundo em Florianópolis (SC), entre os dias 17 e 19.
A equipe de palestrantes foi composta pelos Professores Lavaughn John (British Council - Brasil), Leandro Tessler (Unicamp), Mark Searle (consultor da University of Oxford) e pela professora Regiani Zacarias, docente do departamento de Letras Modernas da Unesp de Assis e coordenadora dos programas de idiomas da Assessoria de Relações Externas (Arex).
O Inglês como Meio de Instrução (do inglês, English as a Medium of Instruction - EMI) é uma abordagem de ensino, na qual a língua inglesa é o idioma utilizado para aulas em diversas áreas do conhecimento, em instituições de ensino superior, em países onde a língua materna (L1) não é inglês. Essa tendência acompanha a forte mudança por que passa a língua inglesa na educação, deixando de ser apenas uma língua estrangeira e passando a figurar como o idioma acadêmico universal.
Segundo a professora, a Unesp é uma instituição que reconhece e valoriza a internacionalização e que, certamente, incentivará o ensino IMI per si e como complemento às ações e programas internacionais que desenvolve. Participaram do evento a professora Kelly Cristina Canela (Unesp de Franca), professora Gláucia Maria F. da Silva Mazeto (Faculdade de Medicina de Botucatu) e o assessor da Pró-Reitoria de Graduação, professor José Brás Barreto de Oliveira (Faculdade de Ciências de Bauru).
No ensino IMI as aulas dos cursos de graduação e/ou Pós-graduação são ministradas em língua inglesa. A decisão das instituições de ensino superior em adotar o ensino IMI resulta, principalmente, da necessidade de internacionalização do ensino superior e da necessidade de oferecer atividades que possam colaborar para a mobilidade de alunos e professores para outros países.
A universidade que oferece aulas IMI abre portas para receber alunos estrangeiros e contribui para a formação do aluno nativo, promovendo a pratica e fluência em língua inglesa e tornado-o apto a estudar e atuar profissionalmente no cenário internacional. Da mesma forma, o professor que adota esta abordagem em suas aulas torna-se, também, um profissional de destaque para atuar na internacionalização e colaborar em projetos e programas com outros países. IMI é uma abordagem cada vez mais utilizada por universidades e escolas ao redor do mundo em diversas disciplinas.
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