Programa bilíngue da International School já está presente em 35 escolas do Brasil
Em 2016 mais de nove mil alunos passaram a estudar com o International School Bilingual Program, um crescimento de 1.700% em apenas 12 meses. A maior adesão é no Nordeste com 46% das escolas, principalmente em Recife, Fortaleza, Maceió e Natal
De acordo com Rone Costa, gerente geral da International School, a região Nordeste foi a de maior crescimento e interesse pelo programa. “Hoje, quase 46% das nossas escolas estão no Nordeste e 37% no Sudeste. Já o Norte representa 8,6%, o Centro Oeste, 5,7% e a região Sul detêm 2,9% de nossa presença no país”, explica.
A adesão da Rede de Ensino Damas, uma das mais tradicionais redes católicas de ensino do Brasil, contribuiu fortemente para o crescimento da presença da IS no Nordeste. Cerca de 3 mil alunos das unidades do Damas em Recife (PE), Campina Grande (PB), Fortaleza (CE) e Maceió (AL) já têm acesso ao programa de ensino bilíngue.
Com operação iniciada em 2015, a IS chegou ao mercado brasileiro com o anseio de alavancar o ensino bilíngue e contribuir para a melhoria da educação no país. Para isso, novos recursos pedagógicos foram desenvolvidos tanto para aumentar o engajamento dos alunos no processo de aprendizagem quanto para a formação e desenvolvimento de professores. “Também nos preparamos logisticamente e estruturamos uma equipe de profissionais de referência na área educacional que pudesse atender com qualidade as instituições em todo território nacional. Nosso time faz toda a diferença e representa um diferencial competitivo neste mercado”, ressalta Costa.
O programa da IS foi estruturado para oferecer um suporte completo aos alunos, professores e gestores escolares. A instituição de ensino pode optar por aplicar o Bilingual Program utilizando sua própria estrutura e recursos, ou adotar o modelo On Site, onde a IS assume a operação pedagógica – provendo em 100% a equipe de coordenadores e professores e usando apenas a estrutura física e administrativa da escola. Além do método e dos Kits (Aluno, Escola e Sala de Aula), a IS oferece às escolas uma estrutura integral de serviços que inclui o auxílio no processo seletivo de docentes; formação de professores; implementação do método; suporte à estrutura e metodologia; monitoramento da qualidade; e formação continuada.
“Este serviço de apoio à formação de equipes é uma excelente alternativa para as escolas superarem a escassez de mão de obra qualificada, um fator que restringe a disseminação do ensino bilíngue no Brasil”, aponta Costa.
“Já estamos nos preparando para um crescimento ainda maior. Nosso grande objetivo é atender mais de 100 escolas com excelência em 2017. Queremos conectar o mundo através da educação bilíngue”, finaliza Costa.
Repercussão
As referências práticas e pedagógicas da IS, baseadas em métodos de ensino bilíngue avançados e bem sucedidos, equipara a qualidade do ensino oferecido pelas escolas brasileiras à das instituições educacionais europeias, assim como de países como Estados Unidos, Canadá e China. Também a facilidade de implantação do método tem surpreendido a direção de instituições de ensino que adotaram o International School Bilingual Program. Conheça alguns testemunhos:
“Estamos alargando o nosso olhar e levando o nosso aluno a explorar o mundo de maneira mais ampla e global. Estamos aqui, porém enxergando o movimento dos grandes centros de educação internacionais e, por isso, queremos oferecer o que há de melhor aos nossos estudantes.”
Irmã Alcilene Fernandes, diretora do Colégio Damas de Recife (PE)
“Visitamos duas escolas no Rio de Janeiro que utilizam o método e ficamos encantados. Inovação é nossa palavra de ordem. Com a adoção do programa bilíngue da IS estamos um passo a frente, sempre buscando o melhor para atender nossos alunos.”
Jeruza Batista, diretora pedagógica do Colégio Rosa Gattorno
“Nossa escola possuía um programa bilíngue próprio, mas queríamos evoluir ainda mais a qualidade. Optamos pela IS exatamente pela excelência de seu material didático e parceria com a LEGO Education. Com a adoção do método reforçamos nossa missão de aprimorar o ensino oferecido.”
Irmã Marli Araújo da Silva, diretora do Colégio Nossa Senhora das Neves, de Natal (RN).
“O mundo está exigindo novos modelos e formatos, por isso, temos que estar abertos ao novo. O ensino bilíngue é o novo. Os pais nos relatam que com esta nova metodologia, tanto eles como os alunos, estão sendo constantemente desafiados e isso é muito positivo, uma vez que estimula e aprimora a aprendizagem. Somos hoje a primeira escola bilíngue do estado do Pará.”
Irmã Jane Cruz, diretora da Escola Nossa Senhora de Lourdes, Icoarací - Belém (PA).
Nenhum comentário