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upLexis completa 10 anos e mantém ritmo de crescimento

Com crescimento médio de 25% ao ano, companhia prevê crescimento de 30% para este ano, mesmo com cenário adverso

A upLexis, empresa especializada em tecnologias emergentes para aquisição e análise de grandes volumes de dados (Big Data) extraídos da Internet e de outras bases de conhecimento, está completando 10 anos de atividades. A companhia, uma das pioneiras no mercado brasileiro no uso de tecnologias de mineração de textos na Web, completa o décimo ano de operação com um crescimento médio de 25% ao ano e expectativa de 30% de crescimento em 2016.

João Marcelo Arcoverde 
(Crédito Ana Paula Amaral)
Para João Marcelo Arcoverde, sócio-fundador e CTO (Chief Technology Officer) da upLexis, a companhia nasceu da necessidade emergente das empresas por enriquecer suas decisões nos negócios com a descoberta de informações relevantes sobre pessoas e empresas extraídas da Web brasileira, que se encontrava em rápido amadurecimento em 2004. Informações em linguagem natural escrita, textos dos mais diversos, já podiam ser estruturados e compreendidos pela máquina em escala comercial, em alguns domínios específicos. “Percebemos essa necessidade muito antes de criarmos a upLexis, que herdou tecnologias e conhecimentos vindos de outros empreendimentos. Já trabalhávamos com linguística computacional e mineração de textos em alguns domínios específicos de negócio como, por exemplo, na estruturação e interpretação de Diários Oficiais, dentre vários outros experimentos publicados no meio acadêmico".

Com o expressivo aumento da sobrecarga de informação que caracteriza o fenômeno da Internet, tornou-se imprescindível o uso de ferramentas cada vez mais sofisticadas para atender diferentes necessidades de aquisição, busca, reorganização, interpretação e apresentação das informações extraídas de uma diversidade exponencial de fontes públicas e privadas de dados. A upLexis gradativamente expandiu para outras fontes de dados orientadas às mais diversas necessidades organizacionais.

”Enriquecemos a experiência do usuário com as necessidades orientadas aos negócios. Agregamos valor à tomada de decisão apresentando informações relevantes sobre pessoas e empresas, que são as principais entidades que pesam na representação da cadeia de valor da uma organização. Ainda coletamos dados, identificamos aqueles com probabilidade de relevância para o negócio de nossos clientes”, afirma o executivo, lembrando que, hoje, esse trabalho vai muito além dos Diários Oficiais, e reúne diversas bases de dados amplamente disponíveis, permitindo ao usuário personalizar o escopo das pesquisas e automatizar o que seria humanamente inexequível.

Com esse foco, a upLexis começou atendendo as áreas de Compliance de seus clientes, mas ao longo da última década passou a atender também diversas outras áreas de negócio. “Para cada segmento é possível coletar informações específicas que fazem diferença para o seu próprio domínio. Temos a missão de enriquecer os negócios dos nossos clientes fornecendo-lhes praticidade na aquisição de informação relevante em tempo de execução, online”, ressalta.

Inovação

Eduardo Tardelli (Crédito Ana Paula Amaral)
Para isso, a upLexis dedicou boa parte de seus 10 anos ao desenvolvimento de sua plataforma de pesquisa, o upMiner. Eduardo Tardelli, CEO e também sócio da empresa, lembra que, em 2007, um grande banco demandou o desenvolvimento de um mecanismo de consulta a múltiplas fontes na Internet, que permitisse a ele atender uma série de regulamentações do Banco Central. “Este foi o embrião do upMiner, que dois anos mais tarde se tornaria um produto de prateleira disponível ao mercado”, afirma.

Os primeiros clientes vieram naturalmente do mercado financeiro, mas em pouco tempo a upLexis começou a atender outros segmentos, como escritórios de advocacia, seguradoras, indústria, aviação, telecomunicações, agronegócios, logística, construção civil, auditorias e consultorias empresariais, varejo e outros setores do mercado. “A Lei Anticorrupção, que entrou em vigor em janeiro de 2015, também fez com que muitas empresas passassem a investir em controles mais rígidos em relação a seus funcionários, fornecedores, clientes e parceiros de negócios”, revela, ressaltando que a operação Lava Jato também ampliou consideravelmente a demanda por maiores controles nas empresas.

Para atender a um mercado em crescimento, a upLexis conta hoje com um produto robusto e escalável, que evolui em diversas novas funcionalidades demandadas pelo mercado, contemplando mais de 350 fontes de consulta, e a lista continua crescendo! A plataforma upMiner está em sua terceira versão – com a quarta em desenvolvimento, atendendo hoje mais de 300 clientes diretos no Brasil, conta também com clientes e usuários no exterior em países como Inglaterra, Estados Unidos, Chile, Venezuela e Panamá. O outro produto da companhia é o upJuris (antigo ClipDO), focado especificamente no levantamento e monitoramento de informações nos Diários Oficiais, e que atende hoje com mais de mil clientes em todo o Brasil.

Crescimento constante

Ao longo de sua trajetória, a upLexis conquistou diversos clientes de peso, como o Banco Itaú-Unibanco, que consulta informações públicas para alimentar seus sistemas internos; a seguradora Tokio Marine, que utiliza o upMiner em sua área de Compliance, otimizando processos que atendam a Lei Anticorrupção; a PwC, KPMG e E&Y, onde o upMiner é empregado em inúmeros processos de auditoria e controle e na geração de relatórios de background check; e a Ambev, que também emprega o upMiner em processos de Compliance que envolvem a validação de dados de perfis de fornecedores.

É neste ritmo que a upLexis vem crescendo, em média, 25% ao ano. “Estamos estimando um crescimento de 30% para este ano, com nossa base de clientes crescendo entre 35% e 40%”, revela Tardelli, lembrando que a companhia tem hoje 32 colaboradores na sua sede na Vila Madalena, São Paulo. Para isso, a companhia tem ampliado suas parcerias nos últimos três anos, passando a oferecer informações de parceiros de peso como Boa Vista, SPC Brasil e Dow Jones, entre outros.

Em 2015, para ajustar-se ao novo momento econômico, a upLexis passou por uma reestruturação que resultou na criação de novas áreas, como os departamentos de suporte e atendimento ao cliente e de pós-venda. “Agora estamos investindo em marketing digital, passando a atuar em redes sociais com conteúdo relevante”, diz Tardelli. O executivo destaca que a meta da companhia para os próximos cinco anos é de continuar crescendo em ritmo acelerado, aprimorar controles internos e automatizar ainda mais seus processos, além de desenvolver e implantar novas tecnologias para viabilizar o crescimento da plataforma upMiner, investindo constantemente para conquistar novos clientes no Brasil e no exterior.

Sobre a upLexis (www.uplexis.com.br)

A upLexis é uma organização orientada ao provimento de soluções tecnológicas relacionadas à aquisição, organização, acesso e descoberta de informações de alto impacto nos processos de negócios corporativos. A upLexis reúne profissionais de talento e competências singulares para a produção de tecnologia aplicada em processos práticos corporativos relacionados à gestão do conhecimento e subáreas. O produto upMiner proporciona condições para a tomada de decisão executiva e empresarial, que visa gerar benefícios finais como redução de custos, ganhos de produtividade, exploração de novas oportunidades e aumento de lucratividade.

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