Últimas

Crise financeira diminui doações a entidades como o Lar dos Idosos Recanto do Tarumã



No próximo 16 de maio é comemorado o Dia da Solidariedade. E este ano, é preciso divulgar a necessidade de ajuda às entidades ainda mais! Isso porque, com a crise econômica no Brasil, muitas pessoas que faziam contribuições mensais em dinheiro, diminuíram ou cortaram este gasto para reduzir os custos em um momento de orçamento apertado. Assim, as associações da caráter filantrópico estão tendo que procurar alternativas para continuar mantendo os serviços.

A Socorro aos Necessitados, por exemplo, que mantém o Lar dos Idosos Recanto do Tarumã e o Centro Dia de Atenção à Pessoa Idosa, administra um orçamento anual de mais de 5 milhões para manter a estrutura e os serviços onde são atendidos 140 idosos e que, em 2016, completa 95 anos de atividades. Desse montante, pouco mais de R$ 230 mil vieram de doações em dinheiro. Já as doações não financeiras caíram 50% de 2014 para 2015.

No World Giving Index (Índice da Generosidade Mundial) de 2015, o Brasil aparece no 105º lugar, entre os 145 países pesquisados. Os cinco líderes do ranking são Mianmar (ex-Birmânia), Estados Unidos, Nova Zelândia, Canadá e Austrália. Entre as dez nações pesquisadas da América do Sul, o Brasil está em 5º lugar.

Uma outra pesquisa, apresentada pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), mostra que as motivações para doar são o incômodo pela desigualdade, a possibilidade de ajudar e o histórico familiar (a tradição). O que leva a pessoa a doar efetivamente é a sensibilidade à causa, a confiança na entidade, a disponibilidade financeira e o acesso fácil aos mecanismos de doação. (Fonte: http://www.mobilizaconsultoria.com.br/o-que-move-uma-pessoa-a-doar/).

O Lar dos Idosos Recanto do Tarumã, além de moradia e alimentação, tem equipe de Geriatria, Nutrição, Enfermagem, Serviço Social, Psicologia, Fisioterapia, Musicoterapia, Farmácia, Terapia Ocupacional e Podologia. Por dia são servidas seis refeições por pessoa. Há cuidadores disponíveis 24 horas por dia, bem como toda a assistência com fraldas e remédios. "Além dos remédios recebidos por meio de convênios com políticas públicas, temos um gasto mensal de R$ 18 mil em medicamentos extras", conta Antonio Carlos dos Santos Lima, presidente da Socorro aos Necessitados. "Aceitamos doações financeiras ou não, como de alimentos, materiais de limpeza, itens de higiene pessoal, descartáveis, remédios, roupas, sapatos, fraldas, entre outros itens", complementa.

As doações podem ser feitas na Rua Konrad Adenauer, 576, Tarumã, Curitiba (PR). Mais informações: (41) 3266-3813 ou pelo e-mail: marketing@socorroaosnecessitados.org.br.

Página facebook: https://www.facebook.com/Socorroaosnecessitados/?fref=ts

Nenhum comentário