Duratex realizará ação de conscientização contra a exploração sexual de crianças e adolescentes na fábrica de Taquari
Empresa promoverá palestra para caminhoneiros como alerta sobre o problema
Na ocasião, os caminhoneiros assistirão a uma palestra na qual receberão informações sobre o Programa Na Mão Certa e receberão folders sobre o tema antes de partirem para suas rotas. A ação será promovida nas unidades industriais da Duratex de sete Estados.
Lançado em 2006 pela Childhood Brasil, o Programa Na Mão Certa incentiva as empresas a desenvolverem ações que estejam em sintonia com suas iniciativas de responsabilidade social e empresarial e órgãos governamentais e intersetoriais, como a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT). A iniciativa já alcançou constantes melhorias nos mapeamentos dos pontos vulneráveis à exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias federais. Entre os anos de 2013 e 2014, por exemplo, foram identificados 1.969 pontos de risco mapeados.
Segundo a Secretaria de Direitos Humanos, em 2014, foram registradas 91 mil denúncias pelo Disque Direitos Humanos – Disque 100 - Módulo Criança e Adolescente. Destas, 25% referem-se à violência sexual, sendo 40% com meninas de 8 a 14 anos.
“Os valores da Duratex estão alinhados ao programa desenvolvido pela Childhood, somos parceiros desde 2007 e ainda temos uma longa jornada pela frente. Por isso, acreditamos que incluir o tema do enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes nos treinamentos desses motoristas será um primeiro passo muito importante para a diminuição do problema”, diz Luciana Alvarez, Gerente de Sustentabilidade da Duratex.
Sobre a Duratex
A Duratex S.A. é uma empresa brasileira, privada e de capital aberto, controlada pela Itaúsa – Investimentos Itaú S.A – e pela Companhia Ligna de Investimentos. É uma das 10 maiores empresas do mundo nos setores nos quais atua e a maior produtora de painéis de madeira industrializada e pisos, louças e metais sanitários do Hemisfério Sul, além de líder no mercado brasileiro com as marcas Durafloor, Duratex, Deca e Hydra.
Com sede em São Paulo, possui 15 unidades industriais estrategicamente localizadas (Estados de Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo), além de quatro fábricas de painéis na Colômbia por meio de sua participação de 80% na Tablemac. Em 2014, a Duratex criou a Caetex, joint venture para o plantio de florestas de eucalipto em Alagoas, e, em julho de 2015, adquiriu a Duchas Corona para ampliar sua participação no segmento de chuveiros e torneiras elétricas.
Suas ações estão listadas no índice Dow Jones Sustainability Emerging Markets Index (DJSI - Índice Dow Jones de Sustentabilidade para Mercados Emergentes), no Novo Mercado (o mais elevado padrão de Governança Corporativa) e na nova versão 2015/2016 do Índice de Sustentabilidade Empresarial da BM&FBovespa – ISE.
Sobre a Childhood
A Childhood Brasil é uma organização brasileira que faz parte da World Childhood Foundation (Childhood), instituição internacional criada em 1999 pela rainha Silvia da Suécia para proteger a infância e “garantir que as crianças sejam crianças”. Há dezessete anos a Childhood Brasil luta por uma infância livre de abuso e exploração sexual e, atualmente, executa dois programas próprios e seis projetos. A organização já apoiou 127 projetos por meio de 68 instituições, beneficiando mais de 2 milhões de pessoas, entre crianças e adolescentes, seus familiares e profissionais de diferentes setores. Além disso, desenvolve programas regionais e nacionais, influencia políticas públicas e transforma a vida de muitas crianças e adolescentes. Também educa os diferentes agentes, orientando-os sobre como agir em relação ao problema, promovendo a prevenção e formando proteção em rede para meninos e meninas. Com sede em São Paulo, a Childhood Brasil é certificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip). www.childhood.org.br
Nenhum comentário