Últimas

CEO Summit Sul inspira empreendedores a serem os protagonistas da mudança

Evento realizado pela Endeavor, Sebrae e EY reuniu convidados e trouxe empresários de sucesso para discutir o empreendedorismo e os desafios enfrentados por aqueles que começaram pequenos e se tornaram referências no mercado


Empreender é fazer a mudança acontecer. Essa foi a lição deixada pelos empresários que contaram suas experiências e casos de sucesso durante o CEO Summit Sul 2016, realizado na última semana (dia 02), no Auditório da Universidade Positivo, em Curitiba, e promovido pelas instituições que mais estimulam o empreendedorismo no Brasil, como o Sebrae, a Endeavor e a Ernst & Young (EY).

A ideia principal do evento foi trazer grandes nomes do mercado para compartilhar os aprendizados adquiridos em suas trajetórias empresariais com a nova geração de empreendedores paranaenses, discutindo os desafios, as melhores práticas de gestão, estratégias e tendências de mercado. ?O nosso foco é auxiliar na construção de um ambiente de negócios melhor, ajudando desde startups até empresas mais maduras. As histórias de sucesso apresentadas aqui servirão de exemplo para aqueles que estão começando e para quem já está no mercado?, afirmou Alexandre Rubio, sócio líder da Ernst & Young, em Curitiba.

Da mesma forma pensa a coordenadora regional da Endeavor, Mariana Foresti. ?Nesse evento, queremos fomentar a cultura do empreendedorismo, levando em conta os desafios do atual momento econômico do País e tendo como mote a mudança, fazendo com que os empresários saiam daqui e sejam os protagonistas que desejamos para a economia?, enfatizou Mariana.

O diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta, ressaltou que as micro e pequenas empresas têm uma participação efetiva na economia, gerando empregos e desenvolvendo os territórios onde estão instaladas. ?O Sebrae auxilia o empreendedor de micro e pequena empresa, estimula a cultura do empreendedorismo e esse evento foi uma oportunidade para agregar conhecimento por meio da interação entre empresários de pequenos e grandes negócios, empreendedores e especialistas. Isso é oportuno no atual momento econômico, em que precisamos da inovação, da criatividade para superar desafios ?, ponderou.

Virando o jogo

Os convidados puderam conferir as histórias de empresários que, de maneiras diferentes, conseguiram se estabelecer com negócios inovadores e crescerem de maneira sustentável. No primeiro painel, Vinicius Roveda, CEO da Conta Azul - software que ajuda pequenos e médios empreendedores na gestão financeira do negócio; João Del Valle, cofundador do EBANX - que disponibiliza meios de pagamento em sites de e-commerce; e Rafael Duton, cofundador da Movile - organização líder em conteúdo móvel para smartphones, conversaram sobre os desafios de gerenciar empresas de alto potencial.

"É preciso ter humildade para assumir o que não sabe. Gestão não é senso comum, é técnica que se aprende na busca por conhecimento. Empreender é pensar globalmente e agir localmente, participando do ecossistema regional, impactando e desenvolvendo a economia", afirma João Del Valle.

Gustavo Travassos, fundador da MXT, empresa de monitoramento e da plataforma Denox, falou sobre a história de sua empresa e dos altos e baixos por que passou, até desenvolver sua própria tecnologia e conseguir atuar globalmente, ampliando sua empresa para outros modelos de negócio. E encerrou sua fala com a frase ?se você quer que as coisas mudem, faça você mesmo a mudança.?
Fechando o ciclo de painéis, André Caldeira, fundador e CEO da Proposito Consultoria, e Mário Gazin, fundador das lojas Gazin, conversaram sobre a sua trajetória empresarial, desde quando criou a primeira loja em Douradina, no Paraná, até chegar às 227 lojas que existem atualmente, com sete delas a abrir ainda este ano.

Com bom humor, o empresário contou casos engraçados de sua vida, falou sobre as metas audaciosas da empresa e deixou lições importantes para serem seguidas pelos empreendedores. ?Metas são para serem cumpridas. Todos os funcionários devem saber aonde a empresa quer chegar e estar envolvidos nessa conquista. Atualmente, 27% dos meus funcionários também são empreendedores. Na crise, o meu conselho é prevenir, botar a mão na massa, ?apertar os cintos? e pensar no amanhã. Cuide da sua empresa, porque, um dia, a crise acaba.?

Sobre o Sebrae/PR

O Sebrae/PR ? Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná é, para quem já é ou quer ser empresário, a melhor opção para obter informação e conhecimento. Criado na década de 1970, o Sebrae é a instituição que mais entende de pequenos negócios, no campo e na cidade, e possui a maior rede de atendimento do País. No Paraná, conta com 6 regionais e 13 escritórios. A instituição chega aos 399 municípios por meio de Pontos de Atendimento, Salas do Empreendedor e parceiros locais, como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, orientações, capacitações, treinamentos, projetos e programas, soluções com foco em ambiente de negócios; educação empreendedora; empreendedorismo e gestão; empresas de alto potencial e potencialização; liderança; e startups.

Nenhum comentário