Negócio pequeno - comunicação grande
O seu negócio pode ser de pequeno porte, mas a sua comunicação deve pensar GRANDE
Jonathan Souza Divulgação |
Nós preparamos 5 dicas que você precisa colocar em prática para que sua empresa comesse hoje a pensar a sua comunicação GRANDE.
1- Ouça e coloque limite nas distrações
Ouvir é a chave para uma comunicação eficaz, mas nem sempre é fácil. Uma maneira de se tornar um melhor ouvinte é tentar limitar distrações durante as suas conversas que tornam difícil para ouvir e absorver o que os outros estão dizendo. Isso pode significar fechar o seu e-mail, desligar o telefone, ou fechar a porta para o seu escritório. Só assim você conseguirá realmente verificar os pontos que você precisa ouvir, seus clientes, seus colaboradores e fornecedores. Eles sempre estão dizendo alguma coisa e você precisa estar atento.
2- Um pouco de imediatismo não faz mal para ninguém
Uma das piores coisas que você pode fazer quando surge um conflito ou alguém tem uma reclamação sobre sua empresa, produtos, serviços, etc. é ignorá-lo. Na maioria dos casos, algum tipo de resposta deve ser emitido imediatamente, mesmo que seja apenas uma breve declaração que você vai olhar para o problema.
Se você esperar até que você tenha todas as informações necessárias, os clientes ficarão infelizes e também com raiva. Mantenha as linhas de comunicação abertas em todas as é importante para você.
3 – Concentre-se no atendimento ao cliente
Bom atendimento ao cliente depende de uma comunicação de duas vias. Muitas vezes, quando surgem conflitos com os clientes, a chave para a resolução está se comunicando para descobrir o problema, em seguida, continuar a comunicar até que uma solução seja identificada.
Uma maneira de manter relacionamentos de longo prazo com seus clientes é por manter as linhas de comunicação abertas. Isto significa pedir para a entrada de como as coisas estão indo e como eles se sentem sobre os produtos e serviços que você está fornecendo. Isto pode ser realizado no final de um projeto, durante as conversas do dia-a-dia, com um grupo de foco , ou por meio de pesquisas formais.
4 - Use o feedback que você recebe
Se você já está se comunicando com seus clientes, você provavelmente vai receber um feedback regularmente, mesmo se você não solicitá-lo através de métodos formais. Esta pode ser uma mina de ouro de informações úteis sobre como a sua empresa, produtos e serviços são percebidos pelos clientes e potenciais clientes. Para ser eficaz, porém, você tem que usar esses dados para mudar e melhorar seus processos. Criar um processo para recolher o feedback que você recebe em um lugar, em seguida, reservar um tempo a cada mês ou dois para analisar os dados e criar um plano para implementação e melhorias de rastreamento.
5 - Materiais de comunicação
É fundamental que sua empresa tenha materiais de comunicação bem elaborados e específicos para o seu público alvo. Ter um bom site não é mais luxo, e sim uma necessidade. Ter uma agencia de comunicação por trás dos seus materiais é fundamental para que o seu cliente perceba o real valor do seu serviço ou produto. Pensar grande em comunicação já não é exclusivo para grandes empresas há algum tempo.
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Fonte: Jonathan Souza
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