Últimas

Santiago sedia II Fórum de Cidades Digitais do Centro do RS

Inscrições estão abertas para o evento que pretende reunir gestores da região e tratar do desenvolvimento dos municípios por meio da tecnologia 

Estão abertas as inscrições para o II Fórum de Cidades Digitais do Centro do RS, evento que será realizado pela Rede Cidade Digital (RCD), em Santiago, no dia 11 de Agosto. A iniciativa, apoiada pela Agência de Desenvolvimento de Santiago, tem o objetivo de estimular o surgimento das cidades inteligentes na região através do compartilhamento de experiências, projetos e soluções de mercado em tecnologia capazes de aprimorar o serviço público e desenvolver as localidades.

O público-alvo são prefeitos, gestores, vereadores e interessados no desenvolvimento de políticas públicas pautadas nas Tecnologias da Informação e Comunicação. As inscrições são gratuitas para servidores públicos e devem ser feitas pelo http://forum.redecidadedigital.com.br/santiago/.

O diretor da RCD, José Marinho, explica que a ideia do fórum é demonstrar como a tecnologia tem impactado positivamente em setores como finanças, educação, saúde, turismo, entre outros. “A tecnologia é transversal a todas as áreas da administração pública e é o que realmente pode otimizar a gestão, reduzir custos, aumentar a arrecadação e tornar uma cidade mais atrativa e conectada”, frisa Marinho.

Em 2015, o primeiro encontro aconteceu em São Sepé, promovido em conjunto com a Prefeitura da localidade, e reuniu representantes de 24 localidades. “É uma iniciativa um pouco ousada para nossa região que não tem muita tradição em cidades digitais. Estamos contentes de receber tantos municípios do país e que a gente comece cada vez mais nos integrarmos porque a tecnologia da informação é uma ferramenta tão importante quanto foi a inchada, a foice e o martelo anos atrás. São tecnologias novas que estão vindo para melhorar a vida das pessoas. Precisamos conhecer, nos familiarizarmos com essas tecnologias novas para em cima dessas informações tomarmos decisões e que investimentos podemos fazer, em quais áreas”, disse na ocasião o prefeito de São Sepé e vice-presidente da Associação dos Municípios do Centro do Estado (AMCENTRO), Léo Girardello.

No Estado, outros fóruns de cidades digitais foram realizados pela RCD, em parceria com Prefeituras e Associações de Municípios, em Tapera (Alto Jacuí) e Gramado (Serra Gaúcha).

Nenhum comentário