Últimas

Comunidade muçulmana celebra o Eid Al Fitr – festa pelo término do Ramadan

Mesquita Brasil, a mais antiga da América Latina, realiza em 06 de julho 
Grandiosa Festa do Desjejum

 
Mesquita Brasil celebra o término do Ramadan

Uma das mais importantes datas do calendário muçulmano, o Ramadan (mês de jejum) tem festa de encerramento em 06 de julho na Mesquita Brasil. Para marcar a ocasião acontece a celebração “Eid Al Fitr” (Festa do Desjejum) a partir das 08 horas na Rua Barão de Jaguará, 632 (esquina com Av. do Estado 5.382 – Cambuci – São Paulo).

A cada ano o Ramadan é realizado pelo período de 29 ou 30 dias, de acordo com o calendário lunar. Durante o período sagrado os muçulmanos jejuam da alvorada até o pôr do sol, se abstendo de comida, bebida e relações sexuais no intuito de cultivar os ensinamentos inspirados no Sagrado Alcorão.

Quarto pilar do Islam, a prática preconiza que todos os fiéis devem seguir a disciplina do jejum como exercício para a aproximação de Deus, já que unifica emoções e sentimentos de pobres e ricos. Tal experiência é ainda uma forma de levar à compreensão do sofrimento dos menos afortunados.

Ao término do mês de Ramadan a confraternização do “Eid Al Fitr” reveste-se de grande importância não só para a comunidade muçulmana, mas para toda a sociedade, pois demonstra a tolerância e a abrangência da religião entre todos os povos e crenças.

Presente no país desde o fim do século 19, o Islam teve como uma das principais entidades a Mesquita Brasil – a primeira da América Latina. Atualmente a comunidade, que representa 1/5 da população mundial, segue os preceitos ensinados por Mohammad (Deus o abençoe e lhe dê paz), que inclui, além da religião, um completo sistema de vida.

Serviço

EID AL FITR – FESTA DO DESJEJUM
Celebração pelo término do Ramadan na Mesquita Brasil

06 de julho
A partir das 8 horas
Mesquita Brasil
Rua Barão de Jaguara, 632, esquina com Av. do Estado 5.382 – Cambuci
Salão Social da SBM – Sociedade Beneficente Muçulmana

* Caso haja necessidade de cobertura fotográfica da oração chegar às 7 horas – no interior da Mesquita há um mezanino onde é possível acompanhar toda a cerimônia

Nenhum comentário