Últimas

Dia Mundial da Saúde Ocular

O dia 10 de julho, em que se comemora o Dia Mundial da Saúde Ocular é um bom momento para refletir se o cuidado com os olhos está em dia. De acordo relatório do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), o envelhecimento da população traz também a possibilidade de aumento do número de doenças oculares. Além disso, a Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que cerca de 80% dos casos de cegueira no mundo poderiam ser prevenidos, tratados e curados.

O cuidado com os olhos tem início antes do nascimento do bebê, durante o acompanhamento do pré-natal. Logo nas primeiras horas de vida, o recém-nascido deve ser submetido ao “teste do olhinho”, para verificar a ocorrência de patologias oculares que, se diagnosticadas precocemente, podem ser tratadas com mais eficácia. Normalmente, a visão se desenvolve nos primeiros cinco anos de vida. A partir deste estágio, a criança já possui visão semelhante a de um adulto.

Para manter os olhos saudáveis, é importante o acompanhamento periódico com o oftalmologista. Após a consulta é o médico quem irá dizer com que frequência o paciente deverá voltar ao consultório. Porém, é possível manter os olhos saudáveis adotando boas práticas simples.

O oftalmologista Sérgio Schneider Guimarães, membro do Comitê de Especialidades da Unimed-BH, estará à disposição da imprensa para passar as orientações e o cuidados que devemos ter com os olhos na sexta-feira, dia 8 de julho, de 13h às 14h30, pelo celular 99984-1087.

Nenhum comentário