Casa Finlândia apresenta exemplos educacionais inovadores
Projetos somam tecnologia e didática e trazem o pioneirismo e a qualidade do sistema educacional finlandês para o território brasileiro durante os Jogos Olímpicos Rio 2016
Durante os três dias de evento, o público terá a oportunidade de participar gratuitamente de diversos workshops e conferências, abordando temas como: aprendizagem baseada em jogos, professores para o futuro e visão brasileira da educação finlandesa. Um dos destaques na programação é a apresentação da Ministra da Cultura e Educação da Finlândia, sra Sanni Grahn-Laasonen.
Entre os exemplos de sucesso, será apresentado o Muuvit, programa finlandês que estimula hábitos saudáveis nas crianças através do movimento e que está em 75% das escolas finlandesas. A versão brasileira do programa será apresentada às 13h30, no dia 18 de agosto, pelo coordenador do Muuvit no Brasil, Maxwill Braga, que fez mestrado em educação na Finlândia. “Apesar de realidades muito diferentes, é muito beneficial para o sistema educacional brasileiro ser desafiado pela cultura e práticas educacionais finlandesas, assim modelos inovadores podem ser adaptados ao contexto de cada escola brasileira, desenvolvidos mediante o capital humano e tecnológico disponíveis, buscando melhores resultados educacionais em habilidades cognitivas e não-cognitivas” comentou Max.
A Casa Finlândia é uma das diversas sedes temáticas preparadas para os Jogos Olímpicos Rio 2016, organizadas para disseminar um pouco da cultura dos países participantes do evento esportivo. Além dos exemplos educacionais, a Casa Finlândia preparou outras atrações: a presença do Papai Noel da Lepônia e diversas tradições finlandesas.
Sobre o Muuvit
O Muuvit é um programa educacional finlandês que começou suas atividades no Brasil em 2014 e tem como principal proposta inspirar crianças a se movimentarem. A ideia é simples: recompensar o tempo de atividade física das crianças com pontos, que serão acumulados e usados para participar de uma aventura virtual pela América Latina.
Cada 10 minutos de movimento correspondem a um ponto e a ideia é estimular qualquer atividade: desde jogar vôlei ou futebol até subir escada, passear com o cachorro ou brincar no recreio. Os pontos são contabilizados pelo professor e a turma toda deve se esforçar para acumular mais pontos. Dessa maneira, o Muuvit estimula não só hábitos saudáveis, mas interdisciplinaridade, trabalho em equipe e cultura de paz. Como explica Maxwill Braga, coordenador do Muuvit Brasil, sobre os resultados alcançados. “Realmente as crianças aumentam a quantidade de movimento, brincam mais com familiares e pais, se alimentam melhor, aprendem com a plataforma e também alcançam algum grau de cultura de paz”, relata.
No Brasil, o Muuvit é coordenado pelo Instituto Compartilhar, com o apoio da Embaixada da Finlândia, Rede Esporte pela Mudança Social (REMS) e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Atualmente, cerca de 20 mil crianças estão cadastradas e as atividades já acontecem em diversos estados como Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Amapá, Ceará, Rio Grande do Norte, Bahia, São Paulo e Rio Grande do Sul. Para a expansão do Muuvit no Brasil, é necessária parceria com iniciativas privadas que queiram estimular mudanças de hábitos nas crianças.
SERVIÇO:
Muuvit na Casa Finlândia
Endereço: R. Visconde de Itaboraí, 78 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20010-060
Data e Horário: 18 de agosto de 2016 – 13h30 às 15h
Inscrições pelo formulário: http://goo.gl/forms/ljny353mVVHnJlAY2
Postar um Comentário
Nenhum comentário