Concluído satélite da Inmarsat para European Aviation Network, iniciativa pioneira de conexão banda larga para aviação
Concluído dentro do prazo, passageiros que voam pela Europa estão a um passo da mais poderosa experiência em banda larga dentro dos aviões
Feito pela Thales Alenia Space, os trabalhos foram concluídos dentro do prazo após complexo processo de construção em Toulouse, na França, com duração de dois anos. O módulo concluído, com capacidade de banda S, foi enviado no início de julho para o centro de testes da empresa em Cannes, onde a integração ('mating') do satélite também foi finalizada com sucesso. Agora, o satélite passa por testes rigorosos do sistema ponta a ponta para, enfim, ser declarado pronto para o lançamento em 2017.
A EAN é a primeira rede integrada de satélite e arquitetura terrestre e aérea dedicada a fornecer experiência real em banda larga para o setor de aviação europeu, bem como para milhões de passageiros que não contam com conexão rápida, confiável e consistente durante os voos.
O satélite foi projetado de forma customizada para oferecer serviços móveis via satélite (MSS, na sigla em inglês) para aeronaves que sobrevoam as densas rotas europeias, explorando a alocação do espectro da banda S de 30 MHz (2x 15MHz) da Inmarsat em todos os 28 membros da União Europeia, além de Noruega e Suíça. Ele será integrado a uma rede terrestre LTE que cobre, aproximadamente, 300 localidades operada pela Deutsche Telekom, parceira da Inmarsat. As aeronaves passarão automaticamente da conexão terrestre para a conexão via satélite por meio de comunicador de rede a bordo, para que o fornecimento dos serviços seja otimizado.
"A European Aviation Network foi criada para atender às necessidades de conectividade do setor de aviação, sendo a base fundamental de nossa rede celular móvel em expansão no mundo inteiro. A rede irá prover velocidade sem precedentes de 75Mb/s com zero latência em voos na Europa, para que passageiros possam usar a banda larga facilmente em seus dispositivos móveis, seja para baixar conteúdo da Internet, jogos, entre outros serviços on-line. Além disso, por não necessitar de peças dentro da aeronave, a solução não é apenas leve, mas também fácil de instalar, potente e de baixa manutenção”, afirma Leo Mondale, presidente da Inmarsat Aviation.
"A construção pontual de nosso satélite de feixes múltiplos e da rede terrestre LTE da Deutsche Telekom, em aproximadamente 300 localidades na Europa, destaca o rápido progresso com a EAN. A parceria entre a Inmarsat e empresas líderes da Europa, como a Thales, Deutsche Telekom, Nokia, Cobham SATCOM e OTE, nesse empreendimento revolucionário, fortalecerá a posição da Europa como inovadora global na área tecnológica, e sustentará o crescimento contínuo do setor de aviação europeu” conclui o executivo.
Nos próximos meses, o novo satélite de banda S da Inmarsat passará por testes rigorosos como simulação do ambiente espacial em câmara térmica a vácuo e sem pressão, exposição a temperaturas extremas e avaliações mecânicas e acústicas simularão o ambiente de decolagem.
Após a fase final dos testes, que irá comparar alterações e variações nas medidas em relação à linha de base inicial, o satélite será preparado para o lançamento pela SpaceX em Cabo Canaveral, na Flórida, programado para 2017.
Michele Franci, diretora de tecnologia da Inmarsat, disse: "Estamos muito orgulhosos concluirmos este importante e complexo trabalho dentro do prazo e estamos preparados para testes extensivos, que garantirão que o satélite não apresente defeitos e possa resistir às bruscas decolagens e aos hostis ambientes espaciais. Entre os testes está a verificação de todos os componentes, para garantir que estejam funcionando dentro dos parâmetros definidos".
Nenhum comentário