Últimas

Concluído satélite da Inmarsat para European Aviation Network, iniciativa pioneira de conexão banda larga para aviação

Concluído dentro do prazo, passageiros que voam pela Europa estão a um passo da mais poderosa experiência em banda larga dentro dos aviões

2 de agosto de 2016 – A Inmarsat, líder mundial em sistemas de comunicação global via satélite, anuncia conclusão da construção e dos primeiros testes dos subsistemas do satélite da European Aviation Network (EAN na sigla em inglês), rede de conexão à Internet para aviação que revolucionará o mercado.



Feito pela Thales Alenia Space, os trabalhos foram concluídos dentro do prazo após complexo processo de construção em Toulouse, na França, com duração de dois anos. O módulo concluído, com capacidade de banda S, foi enviado no início de julho para o centro de testes da empresa em Cannes, onde a integração ('mating') do satélite também foi finalizada com sucesso. Agora, o satélite passa por testes rigorosos do sistema ponta a ponta para, enfim, ser declarado pronto para o lançamento em 2017.

A EAN é a primeira rede integrada de satélite e arquitetura terrestre e aérea dedicada a fornecer experiência real em banda larga para o setor de aviação europeu, bem como para milhões de passageiros que não contam com conexão rápida, confiável e consistente durante os voos.

O satélite foi projetado de forma customizada para oferecer serviços móveis via satélite (MSS, na sigla em inglês) para aeronaves que sobrevoam as densas rotas europeias, explorando a alocação do espectro da banda S de 30 MHz (2x 15MHz) da Inmarsat em todos os 28 membros da União Europeia, além de Noruega e Suíça. Ele será integrado a uma rede terrestre LTE que cobre, aproximadamente, 300 localidades operada pela Deutsche Telekom, parceira da Inmarsat. As aeronaves passarão automaticamente da conexão terrestre para a conexão via satélite por meio de comunicador de rede a bordo, para que o fornecimento dos serviços seja otimizado.

"A European Aviation Network foi criada para atender às necessidades de conectividade do setor de aviação, sendo a base fundamental de nossa rede celular móvel em expansão no mundo inteiro. A rede irá prover velocidade sem precedentes de 75Mb/s com zero latência em voos na Europa, para que passageiros possam usar a banda larga facilmente em seus dispositivos móveis, seja para baixar conteúdo da Internet, jogos, entre outros serviços on-line. Além disso, por não necessitar de peças dentro da aeronave, a solução não é apenas leve, mas também fácil de instalar, potente e de baixa manutenção”, afirma Leo Mondale, presidente da Inmarsat Aviation.

"A construção pontual de nosso satélite de feixes múltiplos e da rede terrestre LTE da Deutsche Telekom, em aproximadamente 300 localidades na Europa, destaca o rápido progresso com a EAN. A parceria entre a Inmarsat e empresas líderes da Europa, como a Thales, Deutsche Telekom, Nokia, Cobham SATCOM e OTE, nesse empreendimento revolucionário, fortalecerá a posição da Europa como inovadora global na área tecnológica, e sustentará o crescimento contínuo do setor de aviação europeu” conclui o executivo.

Nos próximos meses, o novo satélite de banda S da Inmarsat passará por testes rigorosos como simulação do ambiente espacial em câmara térmica a vácuo e sem pressão, exposição a temperaturas extremas e avaliações mecânicas e acústicas simularão o ambiente de decolagem.

Após a fase final dos testes, que irá comparar alterações e variações nas medidas em relação à linha de base inicial, o satélite será preparado para o lançamento pela SpaceX em Cabo Canaveral, na Flórida, programado para 2017.

Michele Franci, diretora de tecnologia da Inmarsat, disse: "Estamos muito orgulhosos concluirmos este importante e complexo trabalho dentro do prazo e estamos preparados para testes extensivos, que garantirão que o satélite não apresente defeitos e possa resistir às bruscas decolagens e aos hostis ambientes espaciais. Entre os testes está a verificação de todos os componentes, para garantir que estejam funcionando dentro dos parâmetros definidos".

Nenhum comentário