Últimas

Direcional apresenta Centro De Memória do Trabalhador no dia dos 105 anos de Contagem

Durante o evento, que acontece no dia 30 de agosto, os convidados vão poder visitar a obra e conhecer o projeto


Em comemoração aos 105 anos de emancipação de Contagem, a Direcional vai abrir as portas do Centro de Memória do Trabalhador. O evento, realizado para convidados, será no dia 30 de agosto, às 15h30. Além de visitarem as obras, os participantes poderão conhecer mais sobre o projeto. O museu será o primeiro do gênero no país a homenagear os profissionais que se dedicaram ao crescimento econômico do município e de Minas Gerais.

Aos poucos, as famosas ruínas da antiga siderúrgica Lafersa, localizada na Cidade Industrial, estão ganhando um aspecto mais vivo, semelhante ao da antiga fábrica, desativada há mais de quinze anos. O local está sendo construído respeitando a importância da arquitetura da indústria para o bairro e para a cidade. A fachada, um dos galpões, o maquinário e a estrutura serão preservados. Eles passarão por revitalização para que voltem a ter os aspectos que tinham quando a siderúrgica estava em funcionamento. A expectativa é que o projeto seja entregue em dezembro de 2016.

A construção do centro é uma contrapartida pelo condomínio Oásis que está sendo erguido ao lado do terreno da antiga Lafersa. A proposta partiu da própria construtora que contratou o arquiteto e diretor de Promoção do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), Fernando Pimenta, para fazer o projeto.



De acordo com o superintendente de incorporação da Direcional, Francisco Brasil, o espaço resgata a cultura dos operários que já atuaram e ainda atuam na cidade, considerada um dos maiores polos industriais do Estado. “Esta é uma das maiores obras já realizadas pela Direcional e é uma marca inesquecível para nossa história e da cidade. O museu resgata a história, o perfil e o cotidiano de homens e mulheres que já passaram e ainda passam pelas fábricas de Contagem conhecida pela importância do seu setor industrial, pelas máquinas e chaminés que impulsionam a área produtiva de Minas e do Brasil”, destaca.

O Centro será aberto ao público, com visitação gratuita. O projeto abrigará um museu que exalta a história trabalhista, característica do município, e outros espaços culturais, como biblioteca, área de convivência, entre outros. A estrutura do espaço ainda contempla áreas voltadas para a realizações de eventos, com duas salas multiúso com capacidade para 40 pessoas, centro de convenções e um auditório com 120 lugares. Além disso, abrigará uma exposição de equipamentos usados na fábrica.

As obras foram realizadas com o apoio das empresas DAGAN, Techneaço Engenharia, Juribatec Comercial Técnica, a consultoria de recuperação estrutural Magalhães Gomes, dentre outras. A Prefeitura de Contagem será a responsável pela gestão do museu, que tem previsão de ser aberto ao público em dezembro.

Melhorias na infraestrutura de Contagem

Dando sequência aos projetos de melhoria da qualidade de vida nos municípios onde está presente, a Direcional, segunda maior incorporadora e construtora do Brasil, está realizando, diversas melhorias na infraestrutura da região. As obras também fazem parte das medidas compensatórias pela implantação do Projeto Oásis.

A construtora foi responsável pela execução de alça viária e faixa de aceleração de acesso às avenidas Marechal Castelo Branco e Babita Camargos e da criação de via de acesso ao Centro de Memória dos Trabalhadores da Indústria de Contagem, dotada de toda infraestrutura e urbanismo. Além disso, a empresa implantou sinalização horizontal e vertical na região.

O projeto contempla, ainda, a revitalização de uma área aproximada de 23 mil m² que será dotada de toda infraestrutura e urbanismo. A orla da Lagoa, que faz parte do futuro parque, será totalmente requalificada. As obras estão sendo acompanhadas por uma empresa de consultoria ambiental que orienta toda a execução. Para o tratamento da água serão realizadas interceptação e desvio de esgoto, além de drenagem do entorno. A orla irá se transformar em um parque com espaço de lazer e mata preservada.

O projeto de revitalização ainda inclui paisagismo, nova pavimentação, reestruturação do mobiliário e iluminação, acessos de pedestres, além da implantação de playground e uma área livre para prática de esportes.

A construtora fará uma expansão no leito do Córrego Ferrugem. A área que antes era degradada e sujeita a enchentes, será entregue revitalizada, com pavimentação em concreto armado e grama esmeralda, com drenagem superficial. Os reparos aumentam a capacidade de vazão do córrego e trazem segurança à população local por diminuir os riscos de enchentes.

Nenhum comentário