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Os ciberataques podem destruir a sua marca: 5 recomendações que vão ajudá-lo a protegê-la

São Paulo, 8 de agosto de 2016 – Os canais digitais trazem benefícios para a comunicação entre as empresas e seus consumidores, mas têm sido empregados por criminosos que usam a marca para enganar usuários e cometer fraudes. Segundo a Easy Solutions, empresa da Proteção Total contra Fraude®, 83% das organizações vítimas de incidentes de fraude passaram por problemas que vão desde sérias questões jurídicas a perda de clientes, prejuízos à reputação e queda de produtividade.

O uso indevido de marca também pode ter impactos financeiros diretos. Somente os incidentes de comprometimento de contas corporativas de e-mail causaram prejuízos de cerca de 3,1 milhões de dólares nos EUA, de acordo com dados do FBI. “É preciso adotar um método proativo para evitar o uso indevido da marca na Internet e em plataformas móveis”, aponta o diretor de Vendas para América Latina da Easy Solutions, David López.

O que as empresas podem fazer para proteger suas marcas? Para começar, devem implementar uma estratégia que se antecipe a essas situações, para minimizar os riscos de uso indevido. Os especialistas da Easy Solutions oferecem cinco conselhos para ajudar a proteger a marca na Internet.

1. Monitoramento de domínios

A identificação de domínios similares é um passo importante para assegurar que a sua marca não seja objeto de abusos. As empresas devem estar atentas para os domínios que tentam falsificar os seus, seja utilizando o nome exato da organização, seja usando variações sutis. Apesar de importante, o acompanhamento da criação de domínios similares ganha apenas metade da batalha. As empresas devem dispor de ferramentas para analisar e monitorar automaticamente os domínios similares, identificando alterações em sua estrutura, conteúdo HTML e demais elementos. Uma vez confirmado o uso indevido da marca, as empresas precisam de soluções que permitam agir rapidamente para remover as falsificações antes que possam causar prejuízos financeiros e à reputação.

2. Vigilância em redes sociais

Cresce a cada dia a utilização de diferentes plataformas sociais pelas empresas para fortalecer sua presença na Internet e oferecer produtos. Da mesma maneira, os criminosos conquistam território virtual, usando os perfis destas organizações nas redes sociais para coletar informações sensíveis dos clientes e enganar os usuários. Por essa razão, as organizações devem implementar um sistema completo que detecte incidentes de uso indevido de marca no universo das redes sociais. Um varejista latinoamericano teve o seu perfil no Facebook falsificado. O perfil falso convidava o usuário a clicar em um link para obter um desconto. Quando as vítimas clicavam no endereço, eram direcionadas para um site de phishing. Adotando medidas adequadas, as empresas podem determinar a existência de casos de uso indevido de marca e tomar as medidas necessárias para deter esses incidentes.

3. Proteção do canal de e-mails

O e-mail ainda é um importante meio de comunicação corporativa, mas a confiança neste canal tem sido enfraquecida pela propagação de phishing e spam. 73% das invasões de dados começam com e-mails fraudulentos. Para garantir que os e-mails recebidos pelos funcionários e clientes são legítimos, deve ser implementado um sistema capaz de interceptar e bloquear mensagens maliciosas enviadas por domínios falsos. Ter visibilidade completa sobre o canal de e-mail é fundamental para conter o uso indevido de marca, especialmente para as empresas que terceirizam o envio dessas mensagens.

4. Muita atenção com o uso indevido de marca em dispositivos móveis

Os clientes de hoje querem ter a opção de interagir com as empresas a partir de seus dispositivos móveis. Neste sentido, é fundamental oferecer produtos e serviços para o canal móvel, mas é ainda mais importante evitar o uso indevido de marca por meio de aplicativos falsos (geralmente disponíveis em lojas não oficiais de aplicativos). As lojas Google Play Store e Apple App Store cumprem os mais rígidos protocolos de segurança, mas as lojas não oficiais não operam sob os mesmos padrões, facilitando a vida dos criminosos.

A imagem abaixo mostra um caso de falsificação de aplicativo detectado em uma loja não oficial. Os criminosos criaram uma cópia idêntica do aplicativo original de uma rede colombiana de supermercados.


Mais de 1,8 milhão de aplicativos falsos para Android são baixados por ano. Muitas organizações nem se dão conta de que existem aplicativos falsos usando seu nome e imagem. Por esta razão, a detecção de aplicativos falsos é de vital importância. As organizações devem contar com ferramentas eficazes para identificar, analisar e eliminar os aplicativos não autorizados.

5. Medidas preventivas para evitar o abuso de marca

Implemente na sua empresa ferramentas especialmente desenvolvidas para prevenir proativamente o uso indevido de marca.

A Easy Solutions oferece um método proativo para evitar o uso indevido de marca em todos os canais e plataformas. Para conhecer mais sobre Brand Protection, visite a nossa página https://www.easysol.net/uses-cases/brand-protection.

SOBRE A EASY SOLUTIONS

A Easy Solutions é um fornecedor líder, dedicado à detecção e prevenção total de fraude eletrônica em todos os dispositivos, canais e serviços na nuvem. O nosso portfólio de produtos abrange desde ferramentas antiphishing e de navegação segura a autenticação multifatorial e detecção de transações anômalas, oferecendo em um só lugar soluções para todas as necessidades de prevenção de fraude da sua organização.

As atividades virtuais de mais de 85 milhões de usuários em mais de 320 empresas líderes em serviços financeiros, segurança, varejistas, linhas aéreas, entre outras, são protegidas pelos sistemas de prevenção antifraude da Easy Solutions.

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